Você sabe quanto custa financiar sua operação?

By 26 de abril de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Você sabe quanto custa financiar sua operação?

Uma das principais preocupações nas finanças de curto prazo de uma editora é como financiar sua operação. Principalmente a operação que envolve os lançamentos – a principal destinação de recursos financeiros.

No caso de uma editora típica, essas atividades correntes podem consistir na seguinte sequencia de eventos:

  1. Compra de direitos autorais (adiantamento)
  2. Produção editorial
  3. Impressão do produto
  4. Venda dos livros
  5. Recebimento das vendas

Essas atividades criam sequencias de fluxos de entrada e de saídas de caixa. Esses fluxos são incertos e não sincronizados. Eles não são sincronizados porque, por exemplo, a saída de caixa para pagamento do adiantamento de direitos autorais não acontece ao mesmo tempo em que ocorre o recebimento do caixa pela venda dos livros. Eles são incertos porque não é possível prever com exatidão as vendas e os custos futuros (e também porque alguns clientes podem não pagar o que devem).

Definição dos ciclos operacionais e financeiro

Vamos utilizar um caso comum para podermos exemplificar o que são estes ciclos.

Uma editora qualquer lança um livro por mês. Este livro tem as seguintes características:

  • Preço de capa: R$ 29,90
  • Desconto comercial: 50%
  • Gastos variáveis:
    • comissão vendas: 2% s/preço de capa líquido de desconto comercial
    • impostos: 4% s/preço de capa líquido de desconto comercial
    • frete: 1,5% s/preço de capa líquido de desconto comercial
    • direito autoral: 8% s/preço de capa
    • provisão de inadimplência: 1% s/preço de capa líquido de desconto comercial
  • Gastos fixos de produção:
    • adiantamento de direito autoral: R$ 2.000,00
    • produção editorial: R$ 7.000,00
    • impressão: R$ 9.000,00 (3.000 exemplares)
    • marketing: R$ 1.500,00

A empresa espera vender 2.000 exemplares, durante 10 meses, de forma homogênea, ou seja, 200 exemplares por mês. O recebimento destas vendas ocorre após 90 dias.

O Ciclo Operacional

O ciclo completo, do momento em que adquirimos o direito de publicar o livro (pagamento do adiantamento do direito autoral, considerado o momento zero) até o momento em que recebemos a venda do último mês, leva incríveis 19 meses – considere que vendemos os últimos 200 exemplares no mês 16 e recebemos 3 meses depois, no mês 19. Isto é o chamado ciclo operacional (CO).

Como ilustrado, o ciclo operacional é o tempo necessário para concluir todo o ciclo do lançamento, considerando a compra dos direitos autorais, a produção editorial, a impressão, venda dos livros e recebimento destas vendas. Neste exemplo, o ciclo operacional é de 19 meses.

O Ciclo Financeiro

Em seguida, deve-se notar que os fluxos de caixa e outros eventos que ocorrem não são sincronizados. Por exemplo, não pagamos a impressão dos livros antes de 90 dias após sua contratação.

Embora tenhamos pago a gráfica, colaboradores editorias e tudo o mais que envolve a produção do livro, só iremos receber o primeiro real no mês 10. De algum modo, temos que conseguir financiamento para todos os valores que foram gastos, o que até o mês 09 significa, neste exemplo, R$ 17.887,65 (*). Esse período de nove meses é chamado de ciclo financeiro (CF).

A defasagem entre os fluxos de entrada e saída de caixa pode ser compensado com empréstimos (desconto de duplicata, por exemplo) ou mantendo-se uma reserva de liquidez na forma de dinheiro disponível.

Mas o mais eficiente é reduzir esta defasagem diminuindo os prazos de produção e de recebimento e alongando os prazos de pagamento. Essas são opções que o gestor da editora pode tomar, que são, sem dúvida, menos onerosas do que contrair um empréstimo.

Se consideramos que os lançamentos desta editora possuem este perfil, e que ela manterá um lançamento por mês durante 12 meses, significa dizer que ela investirá R$ 140 mil apenas em lançamento (*). A editora deve se planejar para dispor deste recurso.

A pergunta que todo editor deve se fazer é: qual é o meu ciclo operacional? e o meu ciclo financeiro? E principalmente: que ações tomarei para reduzir estes ciclos?

Saiba que qualquer redução nestes ciclos significa dinheiro em caixa – e pode ser muito.

(*) Para conferir este cálculo, e todos os demais, me envie um e-mail que repassarei a planilha de excel em que estes cálculos foram realizados. Pode ser uma ferramenta útil para o seu negócio.

Fonte: Administração financeira: versão brasileira de corporate finance / Stephen A. Ross….(et al.); tradução: (Evelyn Tesche…et al). – 10 edição – Porto Alegre: AMGH, 2015.

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

18 de janeiro de 2021 in Blog

CAMINHOS DA EDIÇÃO: VALE PUBLICAR TRABALHOS ACADÊMICOS?

CAMINHOS DA EDIÇÃO: VALE PUBLICAR TRABALHOS ACADÊMICOS? A editora Oficina Raquel, do Rio de Janeiro, lançou em dezembro de 2020 um selo dedicado à publicação de trabalhos acadêmicos. É na…
Read More
18 de janeiro de 2021 in Blog

Luciana Borges fala das vendas de livros para 2021

LUCIANA BORGES FALA DAS VENDAS DE LIVROS PARA 2021 Diretora comercial do grupo Companhia das Letras, Luciana Borges é uma das professores do curso VENDAS PARA O MERCADO DE LIVROS,…
Read More
15 de janeiro de 2021 in Blog

TRADUÇÃO: O DUPLO DESAFIO DO CHARADA

TRADUÇÃO: O DUPLO DESAFIO DO CHARADA Quantas possibilidades? Quantos acertos? Impossível estimar? Parece que o mundo da tradução de livros está sempre mais repleto de boas perguntas do que de…
Read More

Nossos cursos

21 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Pós-graduação Produção Editorial Digital | Turma 1

O mercado de produtos editoriais digitais cresceu muito nos últimos anos e trouxe mudanças para toda a cadeia do livro. Hoje é necessário pensar em cada um dos produtos, suas…
Read More
21 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Pós-Graduação em Produção Editorial | Turma 4

A indústria editorial sempre contou com profissionais com talento e paixão pela leitura. Aqueles que possuem afinidade com os livros são naturalmente atraídos por esta indústria que cria, informa e…
Read More
21 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

MBA Book Publishing | Turma 6

O mercado editorial vem passado por inúmeras transformações, quase todas causadas pelos avanços tecnológicos. E tudo indica que estas mudanças não cessarão. O impacto que a internet tem provocado no…
Read More