Você sabe quanto custa financiar sua operação?

By 26 de abril de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Você sabe quanto custa financiar sua operação?

Uma das principais preocupações nas finanças de curto prazo de uma editora é como financiar sua operação. Principalmente a operação que envolve os lançamentos – a principal destinação de recursos financeiros.

No caso de uma editora típica, essas atividades correntes podem consistir na seguinte sequencia de eventos:

  1. Compra de direitos autorais (adiantamento)
  2. Produção editorial
  3. Impressão do produto
  4. Venda dos livros
  5. Recebimento das vendas

Essas atividades criam sequencias de fluxos de entrada e de saídas de caixa. Esses fluxos são incertos e não sincronizados. Eles não são sincronizados porque, por exemplo, a saída de caixa para pagamento do adiantamento de direitos autorais não acontece ao mesmo tempo em que ocorre o recebimento do caixa pela venda dos livros. Eles são incertos porque não é possível prever com exatidão as vendas e os custos futuros (e também porque alguns clientes podem não pagar o que devem).

Definição dos ciclos operacionais e financeiro

Vamos utilizar um caso comum para podermos exemplificar o que são estes ciclos.

Uma editora qualquer lança um livro por mês. Este livro tem as seguintes características:

  • Preço de capa: R$ 29,90
  • Desconto comercial: 50%
  • Gastos variáveis:
    • comissão vendas: 2% s/preço de capa líquido de desconto comercial
    • impostos: 4% s/preço de capa líquido de desconto comercial
    • frete: 1,5% s/preço de capa líquido de desconto comercial
    • direito autoral: 8% s/preço de capa
    • provisão de inadimplência: 1% s/preço de capa líquido de desconto comercial
  • Gastos fixos de produção:
    • adiantamento de direito autoral: R$ 2.000,00
    • produção editorial: R$ 7.000,00
    • impressão: R$ 9.000,00 (3.000 exemplares)
    • marketing: R$ 1.500,00

A empresa espera vender 2.000 exemplares, durante 10 meses, de forma homogênea, ou seja, 200 exemplares por mês. O recebimento destas vendas ocorre após 90 dias.

O Ciclo Operacional

O ciclo completo, do momento em que adquirimos o direito de publicar o livro (pagamento do adiantamento do direito autoral, considerado o momento zero) até o momento em que recebemos a venda do último mês, leva incríveis 19 meses – considere que vendemos os últimos 200 exemplares no mês 16 e recebemos 3 meses depois, no mês 19. Isto é o chamado ciclo operacional (CO).

Como ilustrado, o ciclo operacional é o tempo necessário para concluir todo o ciclo do lançamento, considerando a compra dos direitos autorais, a produção editorial, a impressão, venda dos livros e recebimento destas vendas. Neste exemplo, o ciclo operacional é de 19 meses.

O Ciclo Financeiro

Em seguida, deve-se notar que os fluxos de caixa e outros eventos que ocorrem não são sincronizados. Por exemplo, não pagamos a impressão dos livros antes de 90 dias após sua contratação.

Embora tenhamos pago a gráfica, colaboradores editorias e tudo o mais que envolve a produção do livro, só iremos receber o primeiro real no mês 10. De algum modo, temos que conseguir financiamento para todos os valores que foram gastos, o que até o mês 09 significa, neste exemplo, R$ 17.887,65 (*). Esse período de nove meses é chamado de ciclo financeiro (CF).

A defasagem entre os fluxos de entrada e saída de caixa pode ser compensado com empréstimos (desconto de duplicata, por exemplo) ou mantendo-se uma reserva de liquidez na forma de dinheiro disponível.

Mas o mais eficiente é reduzir esta defasagem diminuindo os prazos de produção e de recebimento e alongando os prazos de pagamento. Essas são opções que o gestor da editora pode tomar, que são, sem dúvida, menos onerosas do que contrair um empréstimo.

Se consideramos que os lançamentos desta editora possuem este perfil, e que ela manterá um lançamento por mês durante 12 meses, significa dizer que ela investirá R$ 140 mil apenas em lançamento (*). A editora deve se planejar para dispor deste recurso.

A pergunta que todo editor deve se fazer é: qual é o meu ciclo operacional? e o meu ciclo financeiro? E principalmente: que ações tomarei para reduzir estes ciclos?

Saiba que qualquer redução nestes ciclos significa dinheiro em caixa – e pode ser muito.

(*) Para conferir este cálculo, e todos os demais, me envie um e-mail que repassarei a planilha de excel em que estes cálculos foram realizados. Pode ser uma ferramenta útil para o seu negócio.

Fonte: Administração financeira: versão brasileira de corporate finance / Stephen A. Ross….(et al.); tradução: (Evelyn Tesche…et al). – 10 edição – Porto Alegre: AMGH, 2015.

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

16 de maio de 2019 in Blog, Entrevista, Profissão

Camila Villalba, tradutora, preparadora e revisora

Camila Villalba, tradutora, preparadora e revisora Camila é o que chamamos de aluna vip. Ela é sempre a primeira a fazer a matrícula em cursos novos e já deve estar…
Read More
4 de maio de 2019 in Blog, Entrevista, Profissão

Entrevista com Raick Tavares: Escritor, apresentador de rádio, colunista literário e roteirista

Entrevista com Raick Tavares: Escritor, apresentador de rádio, colunista literário e roteirista Raick Tavares é de tudo um pouco. Como a profissão de autor de conteúdo pede nos dias de…
Read More
26 de abril de 2019 in Blog

Entrevista com Marcos DeBrito

Entrevista com Marcos DeBrito Marcos DeBrito, cineasta e escritor de romances. Nesta entrevista, convidamos o Marcos DeBrito para uma conversa rápida. Sua paixão por contar histórias o fez se destacar…
Read More

Nossos cursos

20 de maio de 2019 in Cursos

Liderança e gestão de equipes: do autoconhecimento à formação de times de alta performance

Todo profissional em algum momento da carreira terá que exercer o papel de líder. Mesmo aqueles que trabalham sem vínculo formal com alguma organização necessitam liderar e gerir equipes. Apesar…
Read More
8 de maio de 2019 in Cursos

Design Editorial: Dos Fundamentos à Prática

Dizem que não devemos comprar um livro pela capa, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso! A verdade é que uma boa capa é fundamental para chamar a…
Read More
2 de maio de 2019 in Cursos

Formação de Publisher – Avançado e completo | Turma 5

O curso traz todas as etapas da edição de um livro e de como gerenciar uma editora, com profundidade suficiente para tornar-se um Publisher. Gestão editorial, digital, marketing, vendas e…
Read More