Descrição
“Poeta é aquele tira de onde não tem pra colocar onde não cabe”, assim disse o poeta-cantador paraibano Pinto do Monteiro ao traduzir o ofício de poeta, onde certamente cabem outras infinitas definições. O que é poesia? Pra que poesia? O que a poesia esconde? O que na poesia deve haver? São algumas provocações que esta disciplina de criação poética traz para o refletir, experimentar e vivenciar a poesia nos diversos aspectos.
Nesta disciplina, propõe-se o debate da poesia em suas várias nuances, entendo-a inclusive para além da palavra escrita, entrelaçando-a a conceitos mais concretos de sua construção como a imagem, som e forma. A conversa com outras vertentes artísticas é posta em prática, vislumbrando leituras da escrita a outras possibilidades, numa promoção hibrida. Teoria e prática caminham juntas ao longo de todos encontros desmitificando mitos sobre fazer poético, afirmando-o como um método de ressignificação e de encontro a um dizer único e de todos.
Objetivo
Aprimorar técnicas de escrita literária, ampliar o repertório cultural, desenvolver a escrita criativa. Dar aos participantes ferramentas básicas para a construção do texto em verso.
Conteúdo
No presente curso investigaremos alguns aspectos fundamentais da/para escrita do texto em verso:
FUNDAMENTOS DA POESIA: a poesia antes da palavra
- Provocar conceitos amplos dO QUE É POESIA e de PRA QUE POESIA. A partir disso a debate-se em pelo menos três aspectos: a poesia como INERÊNCIA HUMANA, como o motivo central da ARTE, e mais de forma restrita, e motivo deste curso, como PALAVRA.
FUNDAMENTOS DA POESIA: a poesia e a palavra
- Conceitos como logopeia, melopeia e fanopeia de Ezra Pound surgem para o aprofundamento das camadas simbólicas e sensoriais do poema.
POESIA E IMAGEM
- Aprofundar o debate sobre o poder visual do poema e sobre a importância da construção imagética para ressignificação de elementos. Debater-se-á também a criação desses olhares a partir das diversas possibilidades de focos narrativos, que influem diretamente para a construção daqueles.
POESIA E SOM
- Debater um elemento básico a composição poética: a sonoridade, debatendo o elemento melopeia, já debatido anteriormente, ratificando assuntos como ritmo, rimas (e seus tipos) e o silêncio.
POESIA E FORMA
- Debater o elemento abordado noutros encontros e fundamental ao alicerce poético, a logopeia – relação forma/conteúdo para escrita do verso, e a importância da linguagem e sua experiência estética para o dizer da palavra.
A INTERSECÇÃO DE ECOS: outra voz poética
- Trazer o exercício do reconhecimento de vozes poéticas (em temas e estéticas), a se entrelaçarem para gerar outras, numa prática de encontro e reconhecimento de uma própria (nova) voz.
UMA TEIA: poesia e outras artes
- Trazer o exercício da relação da poesia com as mais diversas vertentes artísticas (fotografia, cinema, música, artes visuais, artes cênicas) e de escrita (conto, crônica, romance, dramaturgia) para composição de novos trabalhos, compondo uma das características mais importantes do fazer poético desses dias, o hibridismo.
POESIA E O LEITOR
- Refletir sobre o papel do leitor dentro do processo artístico do verso ou de qualquer seja a obra escrita, ou como citam alguns autores mais recentemente, o legente – o leitor também agente na construção da obra.
O LIVRO DE POEMAS E O MERCADO EDITORIAL DA POESIA
- Debater o lugar da poesia no Mercado Editorial do Brasil nesses dias, em suas diversas possibilidades de publicação (editoras, autopublicações, edições eletrônicas, edições artesanais), de distribuição (livrarias, venda online, venda presencial), e de divulgação (eventos, rede social, etc.)
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
Mailson Furtado
Cearense natural de Cariré, 1991. Autor e editor independente de oito obras, dentre elas à cidade [vencedora do Prêmio Jabuti 2018 – categorias Poesia e livro do Ano]. Em Varjota|CE, cidade onde sempre viveu, fundou a CIA teatral Criando Arte em 2006, onde atua como diretor, ator e dramaturgo, além de produtor cultural da Casa de Arte CriAr, editor da Edições CriAr e curador da Mostra Varjota Letras & Livros, realizada desde 2021. Graduado em Odontologia pela Universidade Federal do Ceará, trabalha como servidor público e profissional liberal, desde 2014.
Possui poemas e textos de opinião publicados em jornais, revistas e antologias no Brasil e Portugal e mais de 10 textos encenados no teatro. Administrou o blog Improvisos de 2009 a 2016 e o blog Re|Visão de 2018 a 2020, além de colunista do jornal O Povo de Fortaleza CE. Dentre outros prêmios, foi congratulado com o troféu Sereia de Ouro em 2020 pela Fundação Edson Queiroz – Fortaleza|CE; como Autor Nacional Homenageado da Feira Literária de Brasília 2019; com a Comenda Cassaco nos anos 2020 e 2022 pela Prefeitura Municipal de Varjota; e com o Prêmio Mozart Pereira Soares de Literatura da Biblioteca do Estado do Rio Grande do Sul pelos livros ele e Tantos Nós. Em 2024, terá seu poema-livro O DIA publicado pelo selo Círculo de Poemas da Editora Fósforo.
É provocador em cursos, oficinas e palestras sobre arte, cultura, literatura, teatro e protagonismo juvenil. Em 2021 foi Secretário de Cultura da cidade de Varjota|CE.