Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

By 1 de maio de 2024 Blog

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes.

Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de livros no 3º Festival Literário de Atibaia. Os olhos dela atentos aos olhos de todos os passantes. Não para um cruzamento de olhares, um reconhecimento, mas para a mira em seus livros. Lança a isca de simpatia. O bom dia/boa tarde/boa noite fisga interessados, que se aproximam e conhecem o catálogo. O homem debaixo do chapéu é da equipe LabPub. “Fiz curso com vocês”, ela se apresenta. É das coisas mais legais desse mundo editorial encontrar alunos e alunas da LabPub. Ainda mais neste contexto: Merari Tavares criou sua editora em 2022, cursou o Formação de Publisher em busca de iluminações para seu empreendimento e ela conta que vai indo muito bem, obrigado, mesmo fora da capital do estado, na cidade do morango e das flores, Atibaia (que seja um dia do morango, das flores e dos livros, por que não?).

Conversamos com a editora:

LabPub – Quando alguém abre uma editora de livros, não falta quem diga: que coragem. É assim mesmo? Por que coragem seria a palavra? Se não for, que outras palavras definem melhor o empreendimento?

Merari Tavares – É exatamente assim mesmo. Participando de um Festival Literário – que aconteceu na cidade de Atibaia –, ouvi essa frase de uma pessoa que também atua no mercado editorial, dizendo que é muito difícil esse mercado e outros dizeres que nós, pessoas que atuamos no mercado editorial e cultura, acabamos ouvindo.

Muito mais do que coragem, eu dirigia que a palavra seria a paixão, dedicação e amor pelo que você faz, pois quando você une tudo isso e exerce com sabedoria e dedicação aquilo que você tanto ama, as coisas fluem e o resultado é diferente. Dificuldades fazem parte da nossa vida e estamos sujeitos a enfrentá-las a qualquer momento; a diferença é que uns desistem no meio da jornada, outros buscam forças e fé em Deus para vencer todos os obstáculos vindouros.

LabPub – Comparando com seus trabalhos anteriores no campo editorial, o quanto é diferente ser uma Publisher?

Merari Tavares – Antes mesmo de me tornar uma Publisher, eu sou escritora; escrevi meus primeiros livros aos trezes anos de idade, época essa a qual não tinha muito conhecimento sobre o mercado editorial, além dos livros que eu lia e escrevia. O tempo passou, iniciei o curso de Letras, e foi nesta época que eu comecei a conhecer o mercado editorial. Logo depois, consegui publicar minhas primeiras obras e iniciei minha jornada literária, participando de Feiras de Livros, Bienais, representando entidades como diretora de eventos, atuando como secretária de Academias Literárias, organizando Antologias e tendo um contato mais próximo com os autores, pessoas do mercado editorial e leitores.

Após a graduação, não parei. Realizei diversos cursos voltados para a área editorial; fiz curso de Extensão em Produção Editorial, Edição de Livros, Publisher etc., sempre me atualizando e me aperfeiçoando para trazer o melhor aos nossos autores e leitores.

A experiência como Publisher é indescritível, levando em conta que a responsabilidade é ainda maior do que você escrever um bom livro, divulgá-lo e entregá-lo ao público. Ser Publisher é trabalhar com amor, empatia, transparência, competência e eficiência. É contribuir para a realização de um sonho, principalmente do autor nacional, e para a difusão da leitura.

LabPub – A editora nasceu com qual propósito? Esse foco mudou ou a Merari Tavares segue firme na mesma trilha definida anos atrás?

Merari Tavares – A Editora Merari Tavares acredita que a obra do autor nacional deve ser valorizada e ganhar espaço no mercado editorial. Sendo assim, nossa missão é valorizar o autor nacional, oferecer um atendimento diferenciado desde o primeiro contato até a entrega de suas obras com a qualidade e eficiência que ela merece. A transparência é a palavra chave do nosso negócio. Além disso, para nós, o autor não é apenas um cliente, mas sim um parceiro, pois aqui, autor e editora trabalham juntos para o sucesso de um livro.
O nosso foco não mudou, pelo contrário, continuamos firmes em nosso propósito para que possamos alcançar voos ainda mais altos.
Nós temos um catálogo bastante diversificado. Publicamos desde livros infantis, romances, aventuras, suspenses, biografias, contos, crônicas, poesias e também livros voltados para a área da psicologia e bem-estar. Publicamos histórias que motivem, que tragam emoções, aprendizados e que façam a diferença na vida das pessoas que lerem

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

28 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Tradução de Histórias em Quadrinhos – Curso Prático – Inglês-Português

Como fazer o texto caber no balão? Como se traduz “POW”, “BAM”, “SCREEEE” e “THWIP”? Como que o Batman fala de um jeito e o Homem-Aranha de outro? Traduzir romance…
Read More
28 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Crônicas e Ensaios: oficina literária

O curso apresentará conceitos e exemplos de dois gêneros que partem de olhares, experiências e inquietações pessoais para se produzir textos com potencial literário: a crônica e o ensaio. Enquanto…
Read More
25 de janeiro de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 12

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More