Ubu firma parceria com a LabPub

By 8 de julho de 2020 Blog

Ubu firma parceria com a LabPub

A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação.

Nessa semana, a Ubu promoveu um lançamento ao vivo pela internet, via LabPub: o livro Alienação e liberdade – Escritos psiquiátricos, do filósofo e psiquiatra francês Frantz Fanon, com tradução de Sebastião Nascimento. Também estamos celebrando o nascimento de uma parceria muito rica: a editora oferecerá 20% de desconto sobre o preço de capa de seus livros para alunos dos cursos LabPub. A aproximação com os leitores, se já era importante para a Ubu, por meio de diversos canais, com a nova realidade mostrou-se fundamental. Sobre isso, conversamos com Maria Chiaretti, que na equipe totalmente composta por mulheres da editora, entre outras coisas cuida do novo Circuito Ubu, um clube de assinatura e leitura.

LabPub — Como a Ubu tem se comunicado com as leitoras e leitores? As ferramentas são as mesmas que para todas as editoras (youTube, redes sociais etc) e apenas o tom e o conteúdo que mudam?

Maria Chiaretti — A Ubu procura se comunicar com os seus leitores e leitoras sobretudo por newsletters semanais, pelos posts diários pelo instagram e facebook e promovendo eventos presenciais de lançamento (quando ainda era possível). Somos uma editora independente que preza pela qualidade final das edições, e ao invés de criarmos news e posts meramente comerciais, investimos na criação de conteúdo, propondo materiais de leitura complementares baseados em pesquisas mais aprofundadas. Entendemos que a comunicação é uma continuidade desse trabalho cuidadoso da edição. Com uma equipe pequena, todas nós estabelecemos uma relação muito próxima com os leitores pela agilidade e pessoalidade das respostas em todos os nossos canais de atendimento. Basicamente o nosso SAC é feito por todas nós. Em 2019, para nos aproximar ainda mais dos nossos leitores, criamos o Circuito Ubu, um clube de assinatura e leitura de não-ficção em que enviamos mensalmente um pré-lançamento da Ubu.

LabPub — Essa comunicação mudou significativamente durante a pandemia?

Maria Chiaretti — Durante a pandemia, criamos uma série no IGTV e que também está no nosso canal do youtube chamada UbuTV. Ela consiste em um vídeo curto por semana em que convidamos autores e colabores para comentar um dos livros do nosso catálogo. Nós também aumentamos o número de newsletters e de parcerias para criar uma rede de apoio recíproca (estamos com uma parceria com plataforma de streaming Mubi em que os assinantes do Circuito têm 90 dias gratuitos por exemplo). Nós também começamos a fazer lives mensais no youtube para discutirmos as leituras Circuito junto aos assinantes. Desde o surgimento da editora investimos em um site para realizar vendas diretas, importantes para a manutenção de uma editora pequena como a nossa, mas não deixamos de ter uma ótima relação com outras plataformas de venda, como as livrarias (de grande e pequeno porte) e a Amazon. Um acontecimento importante foi o lançamento de um novo site, em que acrescentamos várias ferramentas para deixar a experiência de navegação dos compradores mais agradável e mais funcional para a nossa logística.

Posts recentes

5 de agosto de 2020 in Blog

As mil caras do online

As mil caras do online Fazer um curso EaD ou uma live vai além de apenas transpor o conteúdo presencial para o online. A LabPub foi concebida para ser uma…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos A entrevista é breve, se comparada à profundidade do curso LIVROS DIDÁTICOS: PRODUÇÃO EDITORIAL, MERCADO E PERSPECTIVAS, que começa dia 15 de…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Formação de Tradutor de Livros em counting down

Formação de Tradutor de Livros em counting down  Começa dia 9 de setembro a quinta turma do curso, com os professores Cassius Medauar e Guilherme Kroll. Ainda é tempo de…
Read More

Nossos cursos

26 de julho de 2020 in Cursos

Marketing Digital para Editoras

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e também de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram…
Read More
20 de julho de 2020 in Cursos

Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas é para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se…
Read More
13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More