SCHUMA SCHUMAHER: QUATRO DÉCADAS DE MILITÂNCIA E DEDICAÇÃO NO FEMINISMO

By 30 de setembro de 2020 Blog

SCHUMA SCHUMAHER: QUATRO DÉCADAS DE MILITÂNCIA E DEDICAÇÃO NO FEMINISMO

Uma das professoras do curso UMA HISTÓRIA DO FEMINISMO, que começa na semana que vem aqui na LabPub, partiu da roça para a luta pelos direitos das mulheres em cada canto do mundo.

Maria Aparecida Schumaher adotou Schuma a partir de uma dificuldade de outras pessoas pronunciarem seu sobrenome. E assim ela assina sua importante militância no Feminismo brasileiro, com alguns livros publicados e a atuação como coordenadora executiva da Redeh – Rede de Desenvolvimento Humano.

“Feminismo é um novo jeito de estar no mundo”, ela diz.

Em entrevista à cientista social Monica Francisco, Shuma revela sua trajetória, a partir de uma família humilde, em Santa Fé do Sul, interior de São Paulo, mudando-se aos 18 anos para São Paulo, anos 1970.

“Não é fácil o encontro com o feminismo; não é fácil se manter feminista”, declara ela, lembrando dos preconceitos a que as mulheres engajadas sofrem por parte de alas da sociedade que preferem mantê-las ganhando salários menores pelos mesmos trabalhos, submetidas à violência doméstica, caladas diante de diversos abusos no dia a dia.

Hoje em dia, ela afirma, o grande desafio do Feminismo é à desigualdade social. Schuma lembra que para ela, mulher branca que tem boas condições financeiras, é mais fácil engajar-se numa luta social do que para a mulher negra que vive no subúrbio das grandes cidades brasileiras. Diminuir ao máximo as desigualdades trará mais mulheres para a causa feminista, ela acredita.

Para assistir à ótima entrevista inteira, acesse: http://mulheresnarede.org.br/portal/index.php/2018/03/08/monica-francisco-entrevista-schuma-schumaher/

E para conhecer a instituição coordenada por Schuma Schumacher: http://www.redeh.org.br/

Já para saber do curso UMA HISTÓRIA DO FEMINISMO, busque: https://www.labpub.com.br/historia-do-feminismo/

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

A Escrita da Poesia: oficina literária com Mailson Furtado

“Poeta é aquele tira de onde não tem pra colocar onde não cabe”, assim disse o poeta-cantador paraibano Pinto do Monteiro ao traduzir o ofício de poeta, onde certamente cabem…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Master em Vendas: o funcionamento dos canais de distribuição de Livros – próprios e de terceiros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Inglês Instrumental para Tradutores

Conhecido como English for Specific Purposes-ESP, o Inglês Instrumental é essencial para todos os que desejam atuar profissionalmente como tradutor. Com ênfase na leitura, tendo como objetivo a compreensão de…
Read More