Há 40 anos: Não verás país nenhum

By 24 de agosto de 2021 Blog

Livro: Não verás país nenhum | Autor: Ignácio de Loyola Brandão | Ano de lançamento: 1981

Falta de água, Amazônia destruída, desmandos e descasos de governantes, mas o amor, o espírito crítico, a resistência também são elementos dessa história publicada em 1981, pela editora Codecri (atualmente na Global Editora).

Seria tão bom que pudéssemos ler este livro de Ignácio de Loyola Brandão sem criar identificação com nosso atual momento… mas adianto aos que ainda não viajaram pela narrativa do personagem Souza que isto é praticamente impossível.

Distopia, ficção científica: não há gavetas para conter esta obra. É literatura brasileira, é um clássico, e ponto final.

Loyola será o autor homenageado no Prêmio Jabuti desse ano, que tem como curador Marcos Marcionilo, professor na LabPub.

Abaixo, um trecho da 27ª edição da obra, pela Global Editora, de 2008, página 107:

[conversam os personagens Souza e Tadeu, na narrativa muito marcada pelos diálogos]

— Fecharam nossos olhos durante os anos abertos.

— É trocadilho?

— Coincidência. Estávamos iludidos, não prestamos atenção às coisas que aconteciam.

— Não se esqueça de que aconteciam secretamente. O Esquema decidia a portas fechadas. De repente, vinha uma campanha de preparação. Algumas semanas de amortecimento e ficávamos anestesiados. Por oito anos abastecemos o mundo de madeira. Convencidos de que não havia problemas, aceitamos que vendessem pedaços da Amazônia. Pequenos trechos, diziam. Áreas escolhidas por cientistas, para que não se alterassem os ecossistemas. Até que, um dia, as fotos tiradas pelos satélites revelaram a devastação. Todo o miolo da floresta dizimado, irremediavelmente. O resto durou pouco, em alguns anos o deserto tomou conta.

As capas da edição mais recente e a antiga, da Codecri/Pasquim, com quarta capa escrita por Moacir Amâncio: “[…]um palavrão de quinhentas páginas”.

                   

Posts recentes

17 de setembro de 2021 in Blog

Nossos professores são indicados para o HQMIX

Cassius Medauar, Érico Assis, Guilherme Kroll, Gustavo Borges e Eric Peleias têm seus trabalhos reconhecidos no 33º HQMIX A 33ª edição do prêmio HQMIX divulgou nesta semana as listas de…
Read More
14 de setembro de 2021 in Blog

“Não suma”, é o que pedem as editoras

Cassius Medauar falou de fantasmas no LabPub no Ar Aqui e ali, juntamos informações e descobrimos: há quem se comprometa com trabalhos para editoras e depois, simplesmente desaparece. Ocorre com…
Read More
8 de setembro de 2021 in Blog

Podcast Batendo Prova tem novo episódio

Por que raios mercado editorial? Sim, tem novo episódio do podcast criado e mantido por alunas e alunos dos cursos da LabPub, com orientação do professor Fábio Uehara. Neste programa,…
Read More

Nossos cursos

13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão…
Read More
13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português

A tradução é um ofício que requer prática, curiosidade e gosto pelo estudo das línguas. O Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português é um ambiente para quem quer…
Read More
12 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More