Há 40 anos: Não verás país nenhum

By 24 de agosto de 2021 Blog

Livro: Não verás país nenhum | Autor: Ignácio de Loyola Brandão | Ano de lançamento: 1981

Falta de água, Amazônia destruída, desmandos e descasos de governantes, mas o amor, o espírito crítico, a resistência também são elementos dessa história publicada em 1981, pela editora Codecri (atualmente na Global Editora).

Seria tão bom que pudéssemos ler este livro de Ignácio de Loyola Brandão sem criar identificação com nosso atual momento… mas adianto aos que ainda não viajaram pela narrativa do personagem Souza que isto é praticamente impossível.

Distopia, ficção científica: não há gavetas para conter esta obra. É literatura brasileira, é um clássico, e ponto final.

Loyola será o autor homenageado no Prêmio Jabuti desse ano, que tem como curador Marcos Marcionilo, professor na LabPub.

Abaixo, um trecho da 27ª edição da obra, pela Global Editora, de 2008, página 107:

[conversam os personagens Souza e Tadeu, na narrativa muito marcada pelos diálogos]

— Fecharam nossos olhos durante os anos abertos.

— É trocadilho?

— Coincidência. Estávamos iludidos, não prestamos atenção às coisas que aconteciam.

— Não se esqueça de que aconteciam secretamente. O Esquema decidia a portas fechadas. De repente, vinha uma campanha de preparação. Algumas semanas de amortecimento e ficávamos anestesiados. Por oito anos abastecemos o mundo de madeira. Convencidos de que não havia problemas, aceitamos que vendessem pedaços da Amazônia. Pequenos trechos, diziam. Áreas escolhidas por cientistas, para que não se alterassem os ecossistemas. Até que, um dia, as fotos tiradas pelos satélites revelaram a devastação. Todo o miolo da floresta dizimado, irremediavelmente. O resto durou pouco, em alguns anos o deserto tomou conta.

As capas da edição mais recente e a antiga, da Codecri/Pasquim, com quarta capa escrita por Moacir Amâncio: “[…]um palavrão de quinhentas páginas”.

                   

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

A Escrita da Poesia: oficina literária com Mailson Furtado

“Poeta é aquele tira de onde não tem pra colocar onde não cabe”, assim disse o poeta-cantador paraibano Pinto do Monteiro ao traduzir o ofício de poeta, onde certamente cabem…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Master em Vendas: o funcionamento dos canais de distribuição de Livros – próprios e de terceiros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Inglês Instrumental para Tradutores

Conhecido como English for Specific Purposes-ESP, o Inglês Instrumental é essencial para todos os que desejam atuar profissionalmente como tradutor. Com ênfase na leitura, tendo como objetivo a compreensão de…
Read More