ENTREVISTA: CONTRA A DIFICULDADE EM CONVIVER COM DIFERENÇAS, A ESCUTA

By 16 de dezembro de 2020 Blog

ENTREVISTA: CONTRA A DIFICULDADE EM CONVIVER COM DIFERENÇAS, A ESCUTA

Psicóloga Vera Lucia Pereira Alves, que tem livro publicado sobre o tema, adianta um pouco do que vai ser apresentado no curso CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ACP, a partir de 8 de janeiro.

Vera Lucia Pereira Alves é psicóloga e psicoterapeuta, uma das seis professoras do curso CAPACITAÇÃO EM TERAPIA FAMILIAR E DE CASAL – ACP, que vai contar com 72 horas de videoaulas ao vivo, a partir da segunda semana de 2021.

Mestre em Psicologia, doutora em Educação, com pós-doutorado em Ciências Médicas, ela coordena o Espaço de Estudos e Pesquisas na Abordagem Centrada na Pessoa Dr. John Keith Wood, onde ministra cursos de extensão e formação em Psicologia Clínica na Abordagem Centrada na Pessoa. É autora do livro Receitas para a conjugalidade: Uma análise da literatura de autoajuda (Editora CRV, 2ª edição, 2020).

LabPub — As questões que envolvem conflitos em casais mudaram significativamente nos últimos dez anos, por exemplo? Ou, apesar de tantas mudanças na vida cotidiana, permanecem as mesmas? Pode dar alguns exemplos?

Vera Lucia Pereira Alves — As questões relacionadas ao contexto de vida vão realmente mudando, no entanto o conflito na conjugalidade está quase sempre relacionado à dificuldade em conviver com as diferenças. Diferenças de opiniões, valores, desejos etc. As razões são provenientes das mais diferentes situações e contextos, no entanto, é a dificuldade de conviver com estas que se traduzem em conflito.

LabPub — Qual seriam as principais diferenças entre o acompanhamento de conflitos familiares feito pela ACP com relação a outras linhas da Psicologia?

Vera Lucia Pereira Alves — Na ACP o objetivo é fornecer um espaço em que os membros da família possam se conhecer melhor, compreender as diferentes percepções entre eles de forma a que sejam facilitados em direção a uma convivência mais autêntica e empática. Não é fornecido qualquer orientação de condutas que devam seguir. A crença é de que na terapia possam se escutar melhor uns aos outros e possam perceber que as mesmas experiências vividas por eles podem ter significados diferentes para cada um. A partir daí se acredita que possam construir relacionamentos mais empáticos.

LabPub — Qual sua expectativa para esse curso EaD, que começa dia 8 na LabPub?

Vera Lucia Pereira Alves — Minha expectativa é de que os participantes, ao final, consigam se sentir mais a vontade, mais capacitados para uma escuta que é mais trabalhosa por ser fornecida à várias pessoas ao mesmo tempo e que têm entre elas um relacionamento já constituído.

Para conhecer melhor o curso, acesse:

https://www.labpub.com.br/capacitacao-em-terapia-familiar-e-de-casal-abordagem-centrada-na-pessoa/

Posts recentes

24 de fevereiro de 2021 in Blog

Atrás das ondas, um encontro com Ferlinghetti

Atrás das ondas, um encontro com Ferlinghetti O poeta Lawrence Ferlinghetti morreu, segunda-feira passada, 22 de fevereiro. Tinha 101 anos. Fez parte da geração Beat nos Estados Unidos, de Jack…
Read More
23 de fevereiro de 2021 in Blog

Conta+ de Maria Valéria Rezende, com Maria Antonia Demasi

Conta+ de Maria Valéria Rezende, com Maria Antonia Demasi No Conta+, série de entrevistas da plataforma LAB+, conversamos com a mestre em Gerontologia e doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-SP,…
Read More
19 de fevereiro de 2021 in Blog

Aniversário na LabPub: três anos das primeiras aulas ao vivo

Aniversário na LabPub: três anos das primeiras aulas ao vivo Vamos admitir que foi o Facebook que lembrou a Cassia Carrenho... não é que datas não sejam importantes, tanto que…
Read More

Nossos cursos

24 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
17 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Mercado Editorial Brasileiro: principais características e cenário atual

O mercado editorial brasileiro é um dos maiores do mundo, movimentando quase R$ 6 bilhões por ano e tendo vendido, em 2019, mais de 400 milhões de cópias. Embora tenha…
Read More
4 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More