Quarentena agitada

By 6 de maio de 2020 Blog

Quarentena agitada

A diretora de comunicação da LabPub, Cassia Carrenho, revela bastidores das ações da escola antes mesmo do início da campanha de isolamento social por conta da crise do coronavírus no Brasil.

Lembro muito bem do whatsapp do André Castro avisando que a Bélgica, país onde ele mora, tinha decretado lockdown. Eu imediatamente pensei: isso vai chegar aqui!

No dia seguinte, um sábado, marcamos uma reunião para decidir o que fazer como escola. Isso aconteceu quase um mês antes da quarentena entrar em vigor no Brasil e a primeira decisão foi: vamos manter todas as aulas.

Lógico, temos um negócio favorável para o momento (o que não significa que não fomos afetados), mas a decisão de manter as aulas significou repensar o modelo de transmissão e negociar com cada professor. Isso, enfatizo, antes da quarentena.

Estávamos no fim de um curso e início de outro quando a quarentena começou. Com os professores do curso que estava terminando, resolvemos gravar as últimas aulas. Com os que estavam iniciando, resolvemos transmitir da casa deles, sem a mediação no estúdio. Novos modelos, adaptação para nós, professores e alunos. Entregamos todas as aulas, de forma diferente, mas entregamos.

Veio também a ideia de repensar nosso negócio. Somos uma escola, mas será que não podemos fazer eventos? Transmissões para outras áreas além do editorial? E, exatamente por causa de uma parceria, percebemos um modelo de transmissão que nunca tínhamos feito, mas que mantinha a mediação no estúdio (tão necessária nas nossas aulas) e o professor na casa dele. Hoje, em quase todos os cursos, o professor está na casa dele, triangulamos a transmissão para nossa plataforma e a mediação é feita aqui no estúdio. Brinco que viramos um “jornal”, falamos com a tela!

Tivemos uma semana com palestras com psicólogas, o LabFest, temos a parceria com a Editora Planeta no #ConectaPlaneta, que nos possibilitou transmitir uma palestra para 2000 pessoas ao vivo. Deu um frio na barriga, mas tudo deu certo e a transmissão aguentou firme!

Enfim, tudo isso deixou várias lições para mim e para a escola. Planejamento, adaptação, parcerias e compromisso estão sendo os alicerces para enfrentarmos esse momento.

A gente fala que planeja como se tudo estivesse normal, mas vamos nos adaptando dia a dia – sem nenhum exagero. Às vezes, no fim do dia, a semana planejada foi totalmente alterada, mas nosso compromisso em entregar as aulas continua firme.

E as parcerias? Ouso dizer que sem elas a gente não teria visto coisas óbvias, além de terem nos dado uma outra renda para passar por esse momento.

Há cansaço, medo e incertezas. Mas continuamos acreditando no mercado, no ead e nas parcerias.

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

A Escrita da Poesia: oficina literária com Mailson Furtado

“Poeta é aquele tira de onde não tem pra colocar onde não cabe”, assim disse o poeta-cantador paraibano Pinto do Monteiro ao traduzir o ofício de poeta, onde certamente cabem…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Master em Vendas: o funcionamento dos canais de distribuição de Livros – próprios e de terceiros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Inglês Instrumental para Tradutores

Conhecido como English for Specific Purposes-ESP, o Inglês Instrumental é essencial para todos os que desejam atuar profissionalmente como tradutor. Com ênfase na leitura, tendo como objetivo a compreensão de…
Read More