Quarentena agitada

By 6 de maio de 2020 Blog

Quarentena agitada

A diretora de comunicação da LabPub, Cassia Carrenho, revela bastidores das ações da escola antes mesmo do início da campanha de isolamento social por conta da crise do coronavírus no Brasil.

Lembro muito bem do whatsapp do André Castro avisando que a Bélgica, país onde ele mora, tinha decretado lockdown. Eu imediatamente pensei: isso vai chegar aqui!

No dia seguinte, um sábado, marcamos uma reunião para decidir o que fazer como escola. Isso aconteceu quase um mês antes da quarentena entrar em vigor no Brasil e a primeira decisão foi: vamos manter todas as aulas.

Lógico, temos um negócio favorável para o momento (o que não significa que não fomos afetados), mas a decisão de manter as aulas significou repensar o modelo de transmissão e negociar com cada professor. Isso, enfatizo, antes da quarentena.

Estávamos no fim de um curso e início de outro quando a quarentena começou. Com os professores do curso que estava terminando, resolvemos gravar as últimas aulas. Com os que estavam iniciando, resolvemos transmitir da casa deles, sem a mediação no estúdio. Novos modelos, adaptação para nós, professores e alunos. Entregamos todas as aulas, de forma diferente, mas entregamos.

Veio também a ideia de repensar nosso negócio. Somos uma escola, mas será que não podemos fazer eventos? Transmissões para outras áreas além do editorial? E, exatamente por causa de uma parceria, percebemos um modelo de transmissão que nunca tínhamos feito, mas que mantinha a mediação no estúdio (tão necessária nas nossas aulas) e o professor na casa dele. Hoje, em quase todos os cursos, o professor está na casa dele, triangulamos a transmissão para nossa plataforma e a mediação é feita aqui no estúdio. Brinco que viramos um “jornal”, falamos com a tela!

Tivemos uma semana com palestras com psicólogas, o LabFest, temos a parceria com a Editora Planeta no #ConectaPlaneta, que nos possibilitou transmitir uma palestra para 2000 pessoas ao vivo. Deu um frio na barriga, mas tudo deu certo e a transmissão aguentou firme!

Enfim, tudo isso deixou várias lições para mim e para a escola. Planejamento, adaptação, parcerias e compromisso estão sendo os alicerces para enfrentarmos esse momento.

A gente fala que planeja como se tudo estivesse normal, mas vamos nos adaptando dia a dia – sem nenhum exagero. Às vezes, no fim do dia, a semana planejada foi totalmente alterada, mas nosso compromisso em entregar as aulas continua firme.

E as parcerias? Ouso dizer que sem elas a gente não teria visto coisas óbvias, além de terem nos dado uma outra renda para passar por esse momento.

Há cansaço, medo e incertezas. Mas continuamos acreditando no mercado, no ead e nas parcerias.

Posts recentes

3 de junho de 2020 in Blog

Entre dias de folia e de revolução

Entre dias de folia e de revolução Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Garantia de entrada no mercado?

Garantia de entrada no mercado? Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.                                                                                   por…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Editor de Aquisição & Revisão de Textos

Editor de Aquisição & Revisão de Textos Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras. REVISÃO E PREPARAÇÃO DE…
Read More

Nossos cursos

3 de junho de 2020 in Cursos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More