Quarentena agitada

By 6 de maio de 2020 Blog

Quarentena agitada

A diretora de comunicação da LabPub, Cassia Carrenho, revela bastidores das ações da escola antes mesmo do início da campanha de isolamento social por conta da crise do coronavírus no Brasil.

Lembro muito bem do whatsapp do André Castro avisando que a Bélgica, país onde ele mora, tinha decretado lockdown. Eu imediatamente pensei: isso vai chegar aqui!

No dia seguinte, um sábado, marcamos uma reunião para decidir o que fazer como escola. Isso aconteceu quase um mês antes da quarentena entrar em vigor no Brasil e a primeira decisão foi: vamos manter todas as aulas.

Lógico, temos um negócio favorável para o momento (o que não significa que não fomos afetados), mas a decisão de manter as aulas significou repensar o modelo de transmissão e negociar com cada professor. Isso, enfatizo, antes da quarentena.

Estávamos no fim de um curso e início de outro quando a quarentena começou. Com os professores do curso que estava terminando, resolvemos gravar as últimas aulas. Com os que estavam iniciando, resolvemos transmitir da casa deles, sem a mediação no estúdio. Novos modelos, adaptação para nós, professores e alunos. Entregamos todas as aulas, de forma diferente, mas entregamos.

Veio também a ideia de repensar nosso negócio. Somos uma escola, mas será que não podemos fazer eventos? Transmissões para outras áreas além do editorial? E, exatamente por causa de uma parceria, percebemos um modelo de transmissão que nunca tínhamos feito, mas que mantinha a mediação no estúdio (tão necessária nas nossas aulas) e o professor na casa dele. Hoje, em quase todos os cursos, o professor está na casa dele, triangulamos a transmissão para nossa plataforma e a mediação é feita aqui no estúdio. Brinco que viramos um “jornal”, falamos com a tela!

Tivemos uma semana com palestras com psicólogas, o LabFest, temos a parceria com a Editora Planeta no #ConectaPlaneta, que nos possibilitou transmitir uma palestra para 2000 pessoas ao vivo. Deu um frio na barriga, mas tudo deu certo e a transmissão aguentou firme!

Enfim, tudo isso deixou várias lições para mim e para a escola. Planejamento, adaptação, parcerias e compromisso estão sendo os alicerces para enfrentarmos esse momento.

A gente fala que planeja como se tudo estivesse normal, mas vamos nos adaptando dia a dia – sem nenhum exagero. Às vezes, no fim do dia, a semana planejada foi totalmente alterada, mas nosso compromisso em entregar as aulas continua firme.

E as parcerias? Ouso dizer que sem elas a gente não teria visto coisas óbvias, além de terem nos dado uma outra renda para passar por esse momento.

Há cansaço, medo e incertezas. Mas continuamos acreditando no mercado, no ead e nas parcerias.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More