Rubem Braga vivo pelo trabalho de um editor

By 13 de junho de 2022 Blog

Gustavo Tuna fala das edições de Rubem Braga na Global Editora

Editoras que reeditam a obra de grandes autores cumprem um grande papel na cultura. Mas há quando, mesmo depois da morte dessas escritoras e escritores, as editoras reúnem material inédito em novas publicações. O gerente editorial da Global Editora, Gustavo Henrique Tuna, contou deste Além do Expediente sua experiência na edição do livro O poeta e outras crônicas de literatura e vida, de Rubem Braga.

Doutor em História, Tuna entrou na Global no início dos anos 2000, quando a editora adquiriu os direitos de publicação da obra de Gilberto Freyre. Ele trabalhou em clássicos como a então nova edição de Casa-Grande & Senzala. Quando a editora, que publica também Cecília Meireles, Manuel Bandeira e Câmara Cascudo, passou a ter direitos de publicação da obra de Rubem Braga, o editor ganhou a oportunidade de escavar e encontrar textos do cronista que nunca haviam saído em livro.

O resultado desse empenho foi o livro O poeta e outras crônicas de literatura e vida, com textos a respeito de outros autores e artistas, com quem Braga conviveu. Entre os grandes reconhecimentos dessa obra, Gustavo Tuna comemora em especial dois: o primeiro prêmio Jabuti destinado exclusivamente à crônica como gênero (antes a categoria mesclava conto e crônica) e um texto do crítico literário José Castello, elogiando o livro.

Na entrevista, Tuna conta mais detalhes desse trabalho e comenta o quanto pode ser produtivo para as editoras destinar recursos (tempo e dinheiro) para esse tipo de busca. Boa notícia é que parece que há mais de onde saiu mais esse tesouro de Rubem Braga.

Posts recentes

1 de maio de 2024 in Blog

Editora fora das capitais, dá pé? Ô se dá! Muito prazer, Merari Tavares

Editora Merari Tavares cresce em Atibaia, interior de São Paulo, cidade com menos de 200 mil habitantes. Merari Tavares identificou o homem debaixo de um chapéu, percorrendo a feira de…
Read More
12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

A Escrita da Poesia: oficina literária com Mailson Furtado

“Poeta é aquele tira de onde não tem pra colocar onde não cabe”, assim disse o poeta-cantador paraibano Pinto do Monteiro ao traduzir o ofício de poeta, onde certamente cabem…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Master em Vendas: o funcionamento dos canais de distribuição de Livros – próprios e de terceiros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Inglês Instrumental para Tradutores

Conhecido como English for Specific Purposes-ESP, o Inglês Instrumental é essencial para todos os que desejam atuar profissionalmente como tradutor. Com ênfase na leitura, tendo como objetivo a compreensão de…
Read More