Como decidir a tiragem correta?

By 20 de julho de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Como decidir a tiragem correta?

Todo editor fica inseguro na hora de decidir uma tiragem. Seja de um lançamento, seja de um livro que está sendo reimpresso. Qual a quantidade ótima?

Esta dúvida surge porque a indústria gráfica se beneficia da economia de escala. Quando mais você imprime, mais barato fica o custo unitário. Logo, somos tentados a imprimir mais. E aí é que mora o perigo. 

Para contrapor a economia de escala temos o custo do dinheiro no tempo. Quanto mais tarde eu pago um gasto mais barato ele fica, pois não preciso tirar dinheiro do meu caixa, ou tomar emprestado, para pagar a gráfica.

É neste conflito entre economia de escala versus custo do dinheiro no tempo que devemos decidir nossa tiragem.

Vamos fazer aqui uma simulação. Imagine que você estime vender 2.000 exemplares em um ano, sendo mil a cada seis meses. Você recebeu os seguintes valores da gráfica:

Impressão de 2.000 exemplares = R$ 4,50/unidade = R$ 9.000,00

Impressão de 1.000 exemplares = R$ 5,00/unidade = R$ 5.000,00

 Neste exemplo, estamos diante da seguinte situação. Prefiro pagar hoje R$ 9 mil ou R$ 10 mil, sendo metade agora e outra metade daqui a 6 meses?

 Temos agora que fazer uma conta para trazer os R$ 10 mil aos valores de hoje, pois metade só será pago daqui a 6 meses.

O custo do dinheiro no tempo varia de acordo com cada empresa. Mas vamos imaginar que sua editora esteja constantemente descontando duplicata no banco, ou recorrendo a empréstimos de curto prazo – algo não raro nos dias atuais, principalmente em função dos atrasos da Saraiva e da Cultura. Estes tipos de empréstimos são bastante onerosos. Para o exemplo proposto, vamos imaginar que sua editora esteja pagando uma taxa de 6% ao mês.

Desta forma, os R$ 10 mil, pagos metade agora e o restante daqui a seis meses, equivale, a valor presente, R$ 8.524,80 (se você quiser uma planilha que faz estas contas automaticamente, mande um e-mail que envio).

Agora ficou fácil decidir: prefiro a segunda opção, pois é mais barato do que a opção de compra imediata de 2 mil exemplares.

E a compra escalonada possui outra enorme vantagem: a imprevisibilidade das vendas.

Para fazer todas estas contas partimos do pressuposto que a editora vai vender dois mil exemplares em um ano. Ocorre que não podemos ter certeza disto. Imagine que você só venda mil exemplares em ano. Você errou a previsão. O restante da sua tiragem vai ficar parada no estoque. Significa que R$ 4.500,00 ficarão imobilizados. Dinheiro que fará falta no seu caixa. 

Sempre tendo a preferir impressões reduzidas, mesmo que isto signifique perda de margem. Nas editoras devemos privilegiar o fluxo de caixa e não o resultado econômico.

Antes de encerrar gostaria de dar uma dica. Não fique chateado quando um livro acaba no estoque. Isto não é ruim, pelo contrário, é um ótimo sinal. Significa que você está no caminho certo. Não é problema estar com o estoque zerado, problema é sobrar. Excesso de estoque é uma das principais causas da pouca saúde financeira da maioria das editoras.

 

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Photo by Bank Phrom on Unsplash

Posts recentes

24 de fevereiro de 2021 in Blog

Atrás das ondas, um encontro com Ferlinghetti

Atrás das ondas, um encontro com Ferlinghetti O poeta Lawrence Ferlinghetti morreu, segunda-feira passada, 22 de fevereiro. Tinha 101 anos. Fez parte da geração Beat nos Estados Unidos, de Jack…
Read More
23 de fevereiro de 2021 in Blog

Conta+ de Maria Valéria Rezende, com Maria Antonia Demasi

Conta+ de Maria Valéria Rezende, com Maria Antonia Demasi No Conta+, série de entrevistas da plataforma LAB+, conversamos com a mestre em Gerontologia e doutoranda em Ciências Sociais pela PUC-SP,…
Read More
19 de fevereiro de 2021 in Blog

Aniversário na LabPub: três anos das primeiras aulas ao vivo

Aniversário na LabPub: três anos das primeiras aulas ao vivo Vamos admitir que foi o Facebook que lembrou a Cassia Carrenho... não é que datas não sejam importantes, tanto que…
Read More

Nossos cursos

24 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
17 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Mercado Editorial Brasileiro: principais características e cenário atual

O mercado editorial brasileiro é um dos maiores do mundo, movimentando quase R$ 6 bilhões por ano e tendo vendido, em 2019, mais de 400 milhões de cópias. Embora tenha…
Read More
4 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More