Como decidir a tiragem correta?

By 20 de julho de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Como decidir a tiragem correta?

Todo editor fica inseguro na hora de decidir uma tiragem. Seja de um lançamento, seja de um livro que está sendo reimpresso. Qual a quantidade ótima?

Esta dúvida surge porque a indústria gráfica se beneficia da economia de escala. Quando mais você imprime, mais barato fica o custo unitário. Logo, somos tentados a imprimir mais. E aí é que mora o perigo. 

Para contrapor a economia de escala temos o custo do dinheiro no tempo. Quanto mais tarde eu pago um gasto mais barato ele fica, pois não preciso tirar dinheiro do meu caixa, ou tomar emprestado, para pagar a gráfica.

É neste conflito entre economia de escala versus custo do dinheiro no tempo que devemos decidir nossa tiragem.

Vamos fazer aqui uma simulação. Imagine que você estime vender 2.000 exemplares em um ano, sendo mil a cada seis meses. Você recebeu os seguintes valores da gráfica:

Impressão de 2.000 exemplares = R$ 4,50/unidade = R$ 9.000,00

Impressão de 1.000 exemplares = R$ 5,00/unidade = R$ 5.000,00

 Neste exemplo, estamos diante da seguinte situação. Prefiro pagar hoje R$ 9 mil ou R$ 10 mil, sendo metade agora e outra metade daqui a 6 meses?

 Temos agora que fazer uma conta para trazer os R$ 10 mil aos valores de hoje, pois metade só será pago daqui a 6 meses.

O custo do dinheiro no tempo varia de acordo com cada empresa. Mas vamos imaginar que sua editora esteja constantemente descontando duplicata no banco, ou recorrendo a empréstimos de curto prazo – algo não raro nos dias atuais, principalmente em função dos atrasos da Saraiva e da Cultura. Estes tipos de empréstimos são bastante onerosos. Para o exemplo proposto, vamos imaginar que sua editora esteja pagando uma taxa de 6% ao mês.

Desta forma, os R$ 10 mil, pagos metade agora e o restante daqui a seis meses, equivale, a valor presente, R$ 8.524,80 (se você quiser uma planilha que faz estas contas automaticamente, mande um e-mail que envio).

Agora ficou fácil decidir: prefiro a segunda opção, pois é mais barato do que a opção de compra imediata de 2 mil exemplares.

E a compra escalonada possui outra enorme vantagem: a imprevisibilidade das vendas.

Para fazer todas estas contas partimos do pressuposto que a editora vai vender dois mil exemplares em um ano. Ocorre que não podemos ter certeza disto. Imagine que você só venda mil exemplares em ano. Você errou a previsão. O restante da sua tiragem vai ficar parada no estoque. Significa que R$ 4.500,00 ficarão imobilizados. Dinheiro que fará falta no seu caixa. 

Sempre tendo a preferir impressões reduzidas, mesmo que isto signifique perda de margem. Nas editoras devemos privilegiar o fluxo de caixa e não o resultado econômico.

Antes de encerrar gostaria de dar uma dica. Não fique chateado quando um livro acaba no estoque. Isto não é ruim, pelo contrário, é um ótimo sinal. Significa que você está no caminho certo. Não é problema estar com o estoque zerado, problema é sobrar. Excesso de estoque é uma das principais causas da pouca saúde financeira da maioria das editoras.

 

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Photo by Bank Phrom on Unsplash

Posts recentes

27 de setembro de 2021 in Blog

Perfil: Um doce lutador na equipe LabPub

Conheça um pouco de Gabriel Carrenho, um dos responsáveis pelas transmissões das aulas. Antecipação, jogo em equipe, atenção. Gabriel trabalha como quem se dedica a um esporte de equipe. E…
Read More
20 de setembro de 2021 in Blog

LabPub no Ar sobre feedback, com a editora Flávia Lago

Por que é importante o feedback? Feedback, palavra da língua inglesa que usamos comumente no Brasil para designar conversas sobre, por exemplo, trabalhos realizados. São análises a respeito de processos…
Read More
17 de setembro de 2021 in Blog

Nossos professores são indicados para o HQMIX

Cassius Medauar, Érico Assis, Guilherme Kroll, Gustavo Borges e Eric Peleias têm seus trabalhos reconhecidos no 33º HQMIX A 33ª edição do prêmio HQMIX divulgou nesta semana as listas de…
Read More

Nossos cursos

13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão…
Read More
13 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português

A tradução é um ofício que requer prática, curiosidade e gosto pelo estudo das línguas. O Curso Prático de Tradução de Livros – Francês-Português é um ambiente para quem quer…
Read More
12 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Revisão e preparação de textos: a prática fundamentada

A revisão, em todos os seus aspectos e fases , é atividade editorial fundamental: é ela que confere qualidade a todo conteúdo publicado. Sem revisão profissional bem informada, não há…
Read More