Como decidir a tiragem correta?

By 20 de julho de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Como decidir a tiragem correta?

Todo editor fica inseguro na hora de decidir uma tiragem. Seja de um lançamento, seja de um livro que está sendo reimpresso. Qual a quantidade ótima?

Esta dúvida surge porque a indústria gráfica se beneficia da economia de escala. Quando mais você imprime, mais barato fica o custo unitário. Logo, somos tentados a imprimir mais. E aí é que mora o perigo. 

Para contrapor a economia de escala temos o custo do dinheiro no tempo. Quanto mais tarde eu pago um gasto mais barato ele fica, pois não preciso tirar dinheiro do meu caixa, ou tomar emprestado, para pagar a gráfica.

É neste conflito entre economia de escala versus custo do dinheiro no tempo que devemos decidir nossa tiragem.

Vamos fazer aqui uma simulação. Imagine que você estime vender 2.000 exemplares em um ano, sendo mil a cada seis meses. Você recebeu os seguintes valores da gráfica:

Impressão de 2.000 exemplares = R$ 4,50/unidade = R$ 9.000,00

Impressão de 1.000 exemplares = R$ 5,00/unidade = R$ 5.000,00

 Neste exemplo, estamos diante da seguinte situação. Prefiro pagar hoje R$ 9 mil ou R$ 10 mil, sendo metade agora e outra metade daqui a 6 meses?

 Temos agora que fazer uma conta para trazer os R$ 10 mil aos valores de hoje, pois metade só será pago daqui a 6 meses.

O custo do dinheiro no tempo varia de acordo com cada empresa. Mas vamos imaginar que sua editora esteja constantemente descontando duplicata no banco, ou recorrendo a empréstimos de curto prazo – algo não raro nos dias atuais, principalmente em função dos atrasos da Saraiva e da Cultura. Estes tipos de empréstimos são bastante onerosos. Para o exemplo proposto, vamos imaginar que sua editora esteja pagando uma taxa de 6% ao mês.

Desta forma, os R$ 10 mil, pagos metade agora e o restante daqui a seis meses, equivale, a valor presente, R$ 8.524,80 (se você quiser uma planilha que faz estas contas automaticamente, mande um e-mail que envio).

Agora ficou fácil decidir: prefiro a segunda opção, pois é mais barato do que a opção de compra imediata de 2 mil exemplares.

E a compra escalonada possui outra enorme vantagem: a imprevisibilidade das vendas.

Para fazer todas estas contas partimos do pressuposto que a editora vai vender dois mil exemplares em um ano. Ocorre que não podemos ter certeza disto. Imagine que você só venda mil exemplares em ano. Você errou a previsão. O restante da sua tiragem vai ficar parada no estoque. Significa que R$ 4.500,00 ficarão imobilizados. Dinheiro que fará falta no seu caixa. 

Sempre tendo a preferir impressões reduzidas, mesmo que isto signifique perda de margem. Nas editoras devemos privilegiar o fluxo de caixa e não o resultado econômico.

Antes de encerrar gostaria de dar uma dica. Não fique chateado quando um livro acaba no estoque. Isto não é ruim, pelo contrário, é um ótimo sinal. Significa que você está no caminho certo. Não é problema estar com o estoque zerado, problema é sobrar. Excesso de estoque é uma das principais causas da pouca saúde financeira da maioria das editoras.

 

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Photo by Bank Phrom on Unsplash

Posts recentes

29 de novembro de 2019 in Blog

Jabuti 2019

Jabuti 2019 Por André Argolo O povo do livro já tem um charme usual no dia a dia. Em noite de festa, capricha. Forma&Conteúdo. Esse mundo, esse campo, esse cercado,…
Read More
7 de novembro de 2019 in Blog

Uma PanaCota diferente

Uma PanaCota diferente Por Nanete Neves Há tempos que a escritora Paula Bajer pensava em produzir um podcast. No início de 2019, ela jogou a ideia durante uma reunião do Mulherio…
Read More
24 de outubro de 2019 in Blog

Como que as histórias surgem?

Como que as histórias surgem? Foram quatro palavras que me acompanharam aquele dia, me fazendo procurar respostas para uma pergunta talvez impossível de responder. "Tua mente me espanta", foi o…
Read More

Nossos cursos

5 de dezembro de 2019 in Cursos

Curso Vendas para o Mercado de Livros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
2 de dezembro de 2019 in Cursos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
26 de novembro de 2019 in Cursos

Academia de autores – Black Friday

O curso Academia de Autores tem o objetivo de capacitar autores a formar uma trajetória sólida na produção de conteúdo editorial, conhecendo toda a cadeia do livro e as possibilidades de desenvolvimento…
Read More