Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

By 24 de setembro de 2019 Cursos
 

CURSO PRODUÇÃO EDITORIAL: DO AUTOR AO LEITOR

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo
formar o produtor editorial, apresentando todas as
informações necessárias para entender o processo de confecção do
livro e gerir projetos editoriais desde a aquisição até a pós-produção.

Horas/Aula
24 Horas
Início
07.01.2020
Dias
Terças e quintas das 19h às 21h10
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

Entre o autor e o leitor, o original e o livro pronto, há várias etapas de trabalho para refinar a forma e o conteúdo de um livro para que ele alcance seu estágio final de produto, em papel ou digital. O conjunto dessa série de etapas é chamada de produção editorial. Desde a aquisição, passando pela edição de textos, projeto gráfico, catalogação e até a divulgação, o papel do produtor editorial é fundamental para controlar prazos, implementar processos e melhorar os trabalhos de outros profissionais envolvidos que vão impactar diretamente a qualidade final de um livro.

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor foi pensado para o profissional que:

  • Já trabalha no mercado editorial e quer ampliar seu conhecimento para tornar-se um produtor editorial;
  • Está se formando em jornalismo, letras etc. e gostaria de entrar nessa área
  • Produtores editoriais que buscam conceitos e ferramentas modernas.

O aluno terá um curso completo, que trará conceitos e ferramentas práticas para se tornar um produtor editorial de qualidade.

Objetivo

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais desde a prospecção até a etapa de pós-produção e colaboração na criação de peças para a divulgação das obras.

Ao longo de 24h de aulas em formato EaD com transmissão ao vivo, o aluno irá:

  • Entender as diferenças entre editor e produtor editorial.
  • Conhecer os profissionais que participam da produção do livro e quais atribuições cabem a cada um deles.
  • Adquirir ferramentas para fazer uma boa aquisição de títulos e escolhas de linhas editoriais.
  • Elaborar e gerir bons cronogramas de projetos editoriais.
  • Atuar na edição de texto, entender o processo de preparação ou copidesque e controlar as etapas de revisão de provas.
  • Fazer orçamentos, criar controles e assegurar a qualidade de cada uma das etapas de produção.
  • Gerir equipes internas e externas.
  • Desenvolver projeto gráfico, diagramação e capa em parceria com profissionais de design. Aplicar o texto no projeto gráfico.
  • Conhecer e gerenciar os processos de produção gráfica, como escolha de papel, cores e acabamentos de capa e miolo.
  • Fazer fechamento de arquivo, criar paratextos editoriais.
  • Solicitar ISBN e ficha catalográfica, criar metadados para cadastro.
  • Entender o papel dos e-books no atual cenário e conhecer seus processos de desenvolvimento e programação.

 

Conteúdo

AULA 1 – Apresentação

  • O que é produção editorial
    • Diferença entre edição e produção editorial
  • Quem faz a produção editorial
    • Produtor editorial
    • Editor / editor assistente / assistente editorial
    • Coordenador editorial
    • Produtor gráfico
  • Etapas da produção editorial: do autor ao leitor
    • Pré-produção
      • Seleção de original
      • Primeira edição ou line editing
      • Preparação de texto e aprovação
    • Produção
      • Projeto gráfico
      • Diagramação
      • Revisões
      • Paratextos editoriais
      • Capa e produção gráficaFechamento
        • Conferência de arquivos
        • Produção gráfica
    • Conversão para e-book
    • Pós-produção
      • Back-up de arquivos digitais
      • Arquivamento de materiais impressos da produção
      • Colaboração e supervisão de materiais de divulgação

AULA 2 – Gestão de projetos editoriais – Cronograma

  • Importância de métodos de registro e controle
  • Registro e compartilhamento de dados
  • Controle de gestão: por projeto ou de toda a produção?
  • Métodos de gerenciamento de projetos para editoras
    • Planilhas Excel
    • Google docs
    • Ferramentas como Trello, Asana
    • Controles pessoais e controles gerais
  • Elaboração de cronograma
    • Diálogo com os diversos setores para ter um cronograma eficiente
    • Como elaborar um cronograma fácil no Excel

AULA 3 – Gestão de projetos editoriais – Orçamento e outros controles, gestão de equipe

  • Orçamento da obra
    • Valores tabelados da editora -> custo da obra
    • Orçamento proposto -> cálculo de custos para cada etapa
  • Outros controles e procedimentos:
    • Registro de vaivém de provas
    • Assinatura de provas (página a página)
    • Como nomear arquivos para identificar o fluxo do trabalho
    • Organização de pastas de trabalho
    • Back-up de todos os arquivos
    • Organização dos materiais físicos para back-up (o que guardar/quanto tempo/ por quê)
  • Gestão de equipe externa e interna

AULA 4 – Pré-produção

  • Seleção de originais
  • Adequação do livro ao catálogo da editora
  • Relevância do livro (função social do editor)
  • Interesse comercial do livro
  • Primeira edição ou line editing
    • Primeira leitura do editor
    • Etapa em que é mais comum mudanças estruturais no texto
    • Pode ser uma etapa curta ou longa dependendo da maturidade do texto
  • Tradução
    • Proposta de prazo
    • Acompanhamento
  • Importância de o produtor entender essas etapas
  • Controle de prazos (algumas obras têm data para sair)

AULA 5 – Preparação de texto e aprovação

  • O que é preparação de texto ou copidesque
  • Manual de estilo da editora
  • Padronização
  • Gramática
  • Estilo
  • Coesão e coerência
  • Todo e qualquer tipo de furo que seja possível de corrigir
  • Tipos de notas
  • Impacto dessas decisões no projeto editorial (projeto gráfico, formato etc.)

AULA 6 – Projeto gráfico e diagramação

  • Desenvolvimento do melhor projeto para o livro
  • Seguir o padrão da editora
  • Escolha de formato (14 x 21 cm, 16 x 23, etc.)
  • Escolhas de fonte tipográfica
  • Entrelinha e entreletras
  • Margens confortáveis
  • Notas
  • Aplicação do texto no projeto gráfico
  • Número de páginas para fechar cadernos
  • Adequação da entrelinha e da entreletra para fechar páginas ou parágrafos.
  • Emendas

AULA 7 – Trabalho com o texto, ISBN e ficha catalográfica

Revisões

  • Etapa que há a revisão tanto ortográfica e gramatical quanto revisão da diagramação
  • Marcas de revisão
  • Revisor precisa conhecer processos editoriais
  • Ideal que hajam tantas revisões quantas forem necessárias
  • Ideal que a cada prova haja um cotejo da prova anterior
  • ISBN e ficha catalográfica

AULA 8 – Paratextos editoriais

  • Textos de apoio a obra que servem, em maior ou menor escala, para complementá-la e vendê-la
  • Título e subtítulo, quarta capa, orelhas, apresentação, prefácio, posfácio e release
  • Metadados

AULA 9 – Capa e produção gráfica

  • Capa precisa vender o livro
  • Capista não necessariamente precisa ser a mesma pessoa que fez o projeto gráfico ou a diagramação. Um bom capista não precisa ser um bom diagramador e vice-versa.
  • Capa é um processo que pode correr em paralelo aos demais da produção editorial
  • Produção gráfica inclui decisão de papel, cores e acabamento de capa e miolo

AULA 10 – Fechamento e gráfica

  • Fechar os arquivos que vão para a gráfica
  • Aprovação de plotter
  • Acompanhamento de impressão

AULA 11 – E-book

  • Essencial hoje em dia
  • Desenvolvimento paralelo
  • Programação
  • Testar em diferentes devices
  • Composição de preço não pode canibalizar o impresso.

AULA 12 – Pós-produção

  • Back-up de arquivos digitais
  • Gestão do back-up
  • Arquivamento de materiais impressos da produção
  • Colaboração e supervisão de materiais de divulgação
  • Reimpressões / nova edição de obras

Professores

Carla Bitelli
Formada em Editoração pela ECA-USP, trabalhou por 8 anos nas Editoras Ática e Scipione. Após experiências na Editora Gente, Única Editora e Leya Educação, começou a prestar serviços de tradução, edição e preparação de textos para diversas editoras. Há dois anos colabora na produção editorial da Edipro, e nesse período supervisionou mais de 50 obras de segmentos diversos: literatura, ciências socias, filosofia, interesse geral e infantil; além de coordenar a recente entrada da editora no livro digital.

Guilherme Kroll
Com formação em editoração pela ECA-USP, é editor e sócio fundador da Balão Editorial, editora que publica obras variadas, como HQs, literatura e acadêmicos. A editora tem uma vasta coleção de ebooks de contos clássicos da literatura mundial. Além disso, teve títulos selecionados pelo PNBE, indicados e premiados no Troféu HQMix, faturou também o prêmio Jabuti com o livro Lobisomem sem Barba.
Guilherme Kroll já colaborou com inúmeros sites e blogs especializados, prefaciou obras independentes de quadrinhos; já prestou serviços em todas as áreas editoriais e traduziu títulos para diversas editoras, dentre o que traduziu estão: Allison Contra Os Zumbis, Star Wars – Marcas da Guerra, Star Wars – Dívida de Honra, As crônicas da Tulipa Negra, Arrowood, Halo: Broken Circle, Os Bastidores de Animais Fantásticos e Onde Habitam, Estrelas além do tempo e Porquinhos são porquinhos.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA