Qual é o preço médio dos livros de ficção e não ficção?

By 4 de maio de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Qual é o preço médio dos livros de ficção e não ficção?

É corrente o equívoco de que, para se determinar o preço de capa de um livro, deve-se levantar os seus custos diretos e, em casos ainda mais graves, os custos indiretos da editora.

O grande erro dessa abordagem é considerar que os clientes estão dispostos a pagar pelas ineficiências da sua operação.

Esse ponto de vista pode se adequar a mercados concentrados, em que há pouca concorrência, o que, definitivamente, não é o caso do mercado de livros – especialmente dos livros de interesse geral.

E como devemos estabelecer o preço de capa dos livros? Com uma análise criteriosa do que está sendo praticado no mercado.

Se você lança livros comerciais, com pretensão de ter vendas elevadas, a melhor forma de praticar um preço correto é analisando a lista de mais vendidos.

Nós da LabPub fizemos um estudo de todos os livros que entraram na lista de mais vendidos em 2017 e mostramos a você quais são os preços médios praticados no Brasil.

Tendo como base a lista de todos os livros de ficção que entraram na lista de mais vendidos do PublishNews em 2017 (*) veja na tabela a seguir como eles ficariam distribuídos pelo critério do número de páginas:

Isso significa dizer que, analisando os preços das publicações de 301 a 400 páginas que aparecem na lista, se a sua editora for lançar um livro de ficção de 350 páginas, o preço deveria ficar entre R$ 34,34 e R$ 47,57, tendo como preço médio R$ 40,95.

Veja que ainda há uma margem de mais de R$ 13,00 entre o maior e o menor preço. A decisão de cobrar mais perto do teto, ou mais perto do piso, deve levar em consideração as estratégias de marketing da sua editora e do livro específico que você está lançando.

Esta é a tabela dos livros de não ficção, utilizando o mesmo critério anterior, da tabela dos livros de ficção:

Se utilizarmos também como exemplo um livro de 350 páginas, tomando como base a faixa de livros de 301 a 400 páginas, extraímos um preço médio de R$ 42,95, com um intervalo que vai de R$ 34,79 a R$ 51,10.

Observe que, no exemplo, o preço médio do livro de não ficção supera o do livro de ficção em 4,9%. Esse fato é uma constante, pois os livros de não ficção costumam ser vendidos a um preço médio superior ao dos livros de ficção.

Para finalizar, na próxima vez em que for lançar um livro, não deixe de olhar o mercado, principalmente os livros lançados pelos seus concorrentes diretos. O seu cliente sempre olha.

* Se você quiser podemos enviar a lista com todos os livros que entraram na lista de mais vendidos do PublishNews na categoria de ficção e não ficção de 2017.

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

29 de novembro de 2019 in Blog

Jabuti 2019

Jabuti 2019 Por André Argolo O povo do livro já tem um charme usual no dia a dia. Em noite de festa, capricha. Forma&Conteúdo. Esse mundo, esse campo, esse cercado,…
Read More
7 de novembro de 2019 in Blog

Uma PanaCota diferente

Uma PanaCota diferente Por Nanete Neves Há tempos que a escritora Paula Bajer pensava em produzir um podcast. No início de 2019, ela jogou a ideia durante uma reunião do Mulherio…
Read More
24 de outubro de 2019 in Blog

Como que as histórias surgem?

Como que as histórias surgem? Foram quatro palavras que me acompanharam aquele dia, me fazendo procurar respostas para uma pergunta talvez impossível de responder. "Tua mente me espanta", foi o…
Read More

Nossos cursos

5 de dezembro de 2019 in Cursos

Curso Vendas para o Mercado de Livros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
2 de dezembro de 2019 in Cursos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
26 de novembro de 2019 in Cursos

Academia de autores – Black Friday

O curso Academia de Autores tem o objetivo de capacitar autores a formar uma trajetória sólida na produção de conteúdo editorial, conhecendo toda a cadeia do livro e as possibilidades de desenvolvimento…
Read More