Qual é o preço médio dos livros de ficção e não ficção?

By 4 de maio de 2018 abril 26th, 2019 Blog, Finanças

Qual é o preço médio dos livros de ficção e não ficção?

É corrente o equívoco de que, para se determinar o preço de capa de um livro, deve-se levantar os seus custos diretos e, em casos ainda mais graves, os custos indiretos da editora.

O grande erro dessa abordagem é considerar que os clientes estão dispostos a pagar pelas ineficiências da sua operação.

Esse ponto de vista pode se adequar a mercados concentrados, em que há pouca concorrência, o que, definitivamente, não é o caso do mercado de livros – especialmente dos livros de interesse geral.

E como devemos estabelecer o preço de capa dos livros? Com uma análise criteriosa do que está sendo praticado no mercado.

Se você lança livros comerciais, com pretensão de ter vendas elevadas, a melhor forma de praticar um preço correto é analisando a lista de mais vendidos.

Nós da LabPub fizemos um estudo de todos os livros que entraram na lista de mais vendidos em 2017 e mostramos a você quais são os preços médios praticados no Brasil.

Tendo como base a lista de todos os livros de ficção que entraram na lista de mais vendidos do PublishNews em 2017 (*) veja na tabela a seguir como eles ficariam distribuídos pelo critério do número de páginas:

Isso significa dizer que, analisando os preços das publicações de 301 a 400 páginas que aparecem na lista, se a sua editora for lançar um livro de ficção de 350 páginas, o preço deveria ficar entre R$ 34,34 e R$ 47,57, tendo como preço médio R$ 40,95.

Veja que ainda há uma margem de mais de R$ 13,00 entre o maior e o menor preço. A decisão de cobrar mais perto do teto, ou mais perto do piso, deve levar em consideração as estratégias de marketing da sua editora e do livro específico que você está lançando.

Esta é a tabela dos livros de não ficção, utilizando o mesmo critério anterior, da tabela dos livros de ficção:

Se utilizarmos também como exemplo um livro de 350 páginas, tomando como base a faixa de livros de 301 a 400 páginas, extraímos um preço médio de R$ 42,95, com um intervalo que vai de R$ 34,79 a R$ 51,10.

Observe que, no exemplo, o preço médio do livro de não ficção supera o do livro de ficção em 4,9%. Esse fato é uma constante, pois os livros de não ficção costumam ser vendidos a um preço médio superior ao dos livros de ficção.

Para finalizar, na próxima vez em que for lançar um livro, não deixe de olhar o mercado, principalmente os livros lançados pelos seus concorrentes diretos. O seu cliente sempre olha.

* Se você quiser podemos enviar a lista com todos os livros que entraram na lista de mais vendidos do PublishNews na categoria de ficção e não ficção de 2017.

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

16 de maio de 2019 in Blog, Entrevista, Profissão

Camila Villalba, tradutora, preparadora e revisora

Camila Villalba, tradutora, preparadora e revisora Camila é o que chamamos de aluna vip. Ela é sempre a primeira a fazer a matrícula em cursos novos e já deve estar…
Read More
4 de maio de 2019 in Blog, Entrevista, Profissão

Entrevista com Raick Tavares: Escritor, apresentador de rádio, colunista literário e roteirista

Entrevista com Raick Tavares: Escritor, apresentador de rádio, colunista literário e roteirista Raick Tavares é de tudo um pouco. Como a profissão de autor de conteúdo pede nos dias de…
Read More
26 de abril de 2019 in Blog

Entrevista com Marcos DeBrito

Entrevista com Marcos DeBrito Marcos DeBrito, cineasta e escritor de romances. Nesta entrevista, convidamos o Marcos DeBrito para uma conversa rápida. Sua paixão por contar histórias o fez se destacar…
Read More

Nossos cursos

20 de maio de 2019 in Cursos

Liderança e gestão de equipes: do autoconhecimento à formação de times de alta performance

Todo profissional em algum momento da carreira terá que exercer o papel de líder. Mesmo aqueles que trabalham sem vínculo formal com alguma organização necessitam liderar e gerir equipes. Apesar…
Read More
8 de maio de 2019 in Cursos

Design Editorial: Dos Fundamentos à Prática

Dizem que não devemos comprar um livro pela capa, mas atire a primeira pedra quem nunca fez isso! A verdade é que uma boa capa é fundamental para chamar a…
Read More
2 de maio de 2019 in Cursos

Formação de Publisher – Avançado e completo | Turma 5

O curso traz todas as etapas da edição de um livro e de como gerenciar uma editora, com profundidade suficiente para tornar-se um Publisher. Gestão editorial, digital, marketing, vendas e…
Read More