Em matéria no caderno Ilustrada, Assis analisa um lançamento muito brasileiro, mas que só vai sair na Europa por enquanto
Érico Assis já era jornalista especializado em Histórias em Quadrinhos antes de se tornar um dos principais tradutores em atividade no Brasil, de livros e HQs. A tradução entrou na vida do jornalista e professor, mas o jornalismo não precisou sair. Ele segue em atividade na Imprensa, sempre pelo site Omelete, e em reportagens com esta na Folha do dia 15 de julho de 2023. Assis analisa o lançamento da HQ Chumbo, de Matthias Lehmann.
Pai francês, mãe brasileira, Lehmann criou uma história que se passa em Minas Gerais e traz a tensão de uma família ideologicamente dividida durante a ditadura militar.
“Lehmann tem 45 anos, 20 de carreira no quadrinho franco-belga e uma pilha considerável de álbuns. Ganhou quatro prêmios por La Favorite, seu trabalho de 2015. Todos são inéditos no Brasil”, conta Érico Assis na resenha, que pode ser lida por assinantes do jornal ou do portal UOL.