Poesia no ebook: desafio aceito

By 29 de julho de 2020 Blog

Poesia no ebook: desafio aceito

Maílson Furtado, poeta ganhador do Jabuti 2018 com a edição independente à cidade, lança em agosto seu novo livro, já em versão digital.

Há pouca contestação (se houver) sobre o alcance maior de um livro quando em formato digital. Desde o início dos blogs na internet poetas usam esse meio para promover o desejado encontro de seus escritos com leitoras e leitores. O ebook seria o desdobramento natural desse processo, tanto para editoras quanto para a autopublicação, mas não é simples assim.

O formato digital desenvolvido até agora limita bastante o design dessas edições, em comparação com as impressas. Para a poesia, como gênero, isso às vezes é um problema, porque a disposição espacial dos versos nas páginas é um dos elementos do texto. Com as diferenças de apresentação entre dispositivos diferentes e a possibilidade, por exemplo, de se aumentar a tipologia, que automaticamente altera a diagramação, a situação se complica.

Mas o poeta Mailson Furtado encara de frente a questão. Designer dos próprios livros,  não hesitou em lançar sua nova obra, ele, também em ebook. Furtado dá um depoimento raro aqui — dirigido ao mesmo tempo para autores, editores de texto e para quem cuida de produção gráfica.

Mailson Furtado — “O processo de construção de meus trabalhos literários em livros parte sempre da premissa de um projeto e do vislumbre de um produto artístico físico ao fim, concretizado no próprio objeto LIVRO. Este que, para existir, conversa entre o texto, cerne artístico do trabalho, e as possibilidades editorais (imagens, tipografias, papel etc.), ambas a se afetarem. Utilizo programas de design que encontro mais domínio para a diagramação, a priori sempre imaginando o livro físico. Faço inúmeras impressões para tirar dúvidas visuais, para só assim entendê-lo como pronto. A diagramação para formatos eletrônicos se articula dentro de um projeto já existente, e tenta, dentro da sua possibilidade, ser (também) O LIVRO. Desafio, a meu ver, ainda distante pela extensa maioria das vezes. Fui a princípio resistente para entrar nessas novas propostas, mas ao encontrar o ponto que diminuiu o contraste entre ambas, senti-me confortável de estar no formato virtual também. Hoje acho muito válido adentrar às diversas possibilidades que o livro e a leitura permitem, onde cada proposta possui seus prós e contras, e cabe ao leitor ou leitora utilizá-las da melhor forma.”

ele — os livros de Mailson Furtado têm títulos em caixa baixa — está em pré-venda na loja Kindle, com lançamento programado para 3 de agosto: “um poema-livro (ou uma crônica, também) sobre o viver de um cidadão comum, preso a flutuar sobre seus dias e lugares, a sequer saber de si. Numa teia de influências, o livro se embaralha entre verso, prosa e insights cênicos”.

Link para o livro

Posts recentes

5 de agosto de 2020 in Blog

As mil caras do online

As mil caras do online Fazer um curso EaD ou uma live vai além de apenas transpor o conteúdo presencial para o online. A LabPub foi concebida para ser uma…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos A entrevista é breve, se comparada à profundidade do curso LIVROS DIDÁTICOS: PRODUÇÃO EDITORIAL, MERCADO E PERSPECTIVAS, que começa dia 15 de…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Formação de Tradutor de Livros em counting down

Formação de Tradutor de Livros em counting down  Começa dia 9 de setembro a quinta turma do curso, com os professores Cassius Medauar e Guilherme Kroll. Ainda é tempo de…
Read More

Nossos cursos

26 de julho de 2020 in Cursos

Marketing Digital para Editoras

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e também de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram…
Read More
20 de julho de 2020 in Cursos

Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas é para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se…
Read More
13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More