Pela ousadia de reparar

By 10 de junho de 2020 Blog

Pela ousadia de reparar

Escritor Márcio Vassallo, que está na programação do Esquenta Primavera, é um espalhador de belezas, em qualquer tempo. Em sua obra, o lirismo é uma resistência contra o que é bruto e efêmero.

A programação do Esquenta Primavera, evento promovido pela LIBRE (Liga Brasileira das Editoras) e com transmissão realizada via LabPub, ao vivo, traz nesta segunda-feira (15 de junho) a mesa A construção do texto literário. Com mediação de Paula Cajaty, a conversa terá a participação de outros dois autores: Paulo Ferreira e Márcio Vassallo, o homenageado deste Cara&Coragem.

Normalmente você lerá que seus livros são destinados a crianças e adolescentes… mas a isso ele mesmo costuma responder, com o bom humor irônico que é sua característica: “não sou um escritor serial”. O menino da chuva no cabelo, Da minha praia até o Japão, De filho para pai, Valentina, entre outros livros, vão além das recomendações de leitura para alguma série — são textos para todas as idades.

Quem assiste às aulas especiais, cursos de escrita, palestras de Márcio já o ouviu falar de um verbo em especial que tem muito a ver com sua própria criação literária. É o verbo reparar. Mais do que ver, olhar, enxergar, é algo como se demorar na observação de uma cena, uma paisagem, uma obra de arte, uma pessoa. E com um ingrediente indispensável: a generosidade.  Melhor que seguir elogiando esse batalhador pela literatura, que corre o país a reconsquistar ou encantar novos leitores, é sugerir que acompanhe a mesa de segunda-feira, a partir das 19 horas, com inscrições pelo link abaixo:

https://pt-br.eventials.com/labpub/events/esquenta-primavera/?fbclid=IwAR25ivoSIxR4E3bZblKpmOiXDC8l_Gvfh_NidrdTeLBkvlryauwIatXWA_s

O ESQUENTA PRIMAVERA ONLINE teve início no último dia 25 de maio e vai até 30 de julho, em 40 encontros com convidados nacionais e internacionais (França, Portugal entre outros países). Participam cerca de 50 editoras e mais de 100 autores, em cerca de 60 horas de programação. A organização é da LIBRE, a Liga Brasileira de Editoras, que desde 2002 promove a PRIMAVERA LITERÁRIA, um evento já tradicional das editoras independentes coligadas. O ESQUENTA, além da Liga, conta com os apoios da Bookwire, da Metabooks, do Escritório do Livro da França e da gráfica Forma Certa.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More