Papo de Aluno com Lívia Martins

By 12 de dezembro de 2019 Blog

Papo de Aluno com Lívia Martins

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira no mercado editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de funcionários, preferem utilizar profissionais experientes e que já tenham um histórico de sucesso.

A LabPub criou a série de cursos Real Job, que pretendem introduzir novos profissionais no mercado editorial, em trabalhos reais, em livros que serão publicados. E ainda com um acompanhamento de um profissional experiente. Um desses cursos é o Real Job – Tradutor Literário.

Uma das alunas, Lívia Martins, conta como foi a sua experiência:

1- Você já tinha traduzido um livro que foi publicado? Como foi essa experiência?

Eu ainda não havia traduzido nenhum livro antes do curso. Apenas materiais didáticos e técnicos. Foi uma experiência muito diferente e também enriquecedora. Principalmente porque a tradução, de um modo geral, costuma ser solitária e no curso podemos trocar com outros profissionais e também a Monique que já tinha conhecimento prévio da obra e nos acompanhou passo a passo, nos mostrando cotejo e preparação do texto.

2- Qual a maior dificuldade que você encontrou ao fazer a tradução?

Minha maior dificuldade foi o fato de ter sido um livro clássico, com muitos termos que nós não conhecemos nem em português, como acessórios de roupas e utensílios domésticos. E também encontrar uma forma de escrever como era em 1860 sem parecer forçado, já que não é a forma como escrevemos e temos costume hoje.

3- O curso no formato EAD funciona? Quais as vantagens e desvantagens?

Eu sou grande entusiasta do EaD há anos e talvez o fato de ter atuado por 10 anos como designer instrucional tenha me feito ver mais vantagens que desvantagens. As aulas ao vivo, com chat em tempo real e dúvidas sendo esclarecidas tornam a experiência quase presencial. Poder assistir as aulas novamente, ou em outro horário caso haja um imprevisto é essencial para quem, além do curso, tem outras atividades. Não fosse EaD, eu certamente não teria tido a oportunidade de fazer esse curso, até porque ficaria geograficamente restrito.

4- Como foi receber o livro com seu nome impresso?

É curioso porque não é o primeiro livro que tem meu nome. Já recebi livros com meu nome escrito em orelhas, e até como autora/organizadora. Mas a emoção é sempre a mesma, como se fosse a primeira vez. Nesse caso, eu fiquei muito orgulhosa do meu trabalho, mas também de uma turma inteira que abraçou esse projeto, da Monique e da editora que nos proporcionou está experiência.

Posts recentes

14 de julho de 2020 in Blog

Uma vivência chamada DESIGN THINKING

Uma vivência chamada DESIGN THINKING Daniela Senador, professora do curso que tem início em agosto na LabPub, conta como descobriu a metodologia que vem transformando também o mercado de livros…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O mercado editorial para historiadores – Parte II

O mercado editorial para historiadores – Parte II Não exclusivo para formados em Letras, Editoração ou Jornalismo, o Mercado Editorial é muito comumente habitado por historiadores. Luara França e Daniel…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O Lobo e o Molusco na literatura

O Lobo e o Molusco na literatura Pareceria do roteirista e editor com o autor do canal de YouTube Mundo Molusco alcançou grande sucesso no Catarse e já investe em…
Read More

Nossos cursos

13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More
6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More