Papo de Aluno com Lívia Martins

By 12 de dezembro de 2019 Blog

Papo de Aluno com Lívia Martins

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira no mercado editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de funcionários, preferem utilizar profissionais experientes e que já tenham um histórico de sucesso.

A LabPub criou a série de cursos Real Job, que pretendem introduzir novos profissionais no mercado editorial, em trabalhos reais, em livros que serão publicados. E ainda com um acompanhamento de um profissional experiente. Um desses cursos é o Real Job – Tradutor Literário.

Uma das alunas, Lívia Martins, conta como foi a sua experiência:

1- Você já tinha traduzido um livro que foi publicado? Como foi essa experiência?

Eu ainda não havia traduzido nenhum livro antes do curso. Apenas materiais didáticos e técnicos. Foi uma experiência muito diferente e também enriquecedora. Principalmente porque a tradução, de um modo geral, costuma ser solitária e no curso podemos trocar com outros profissionais e também a Monique que já tinha conhecimento prévio da obra e nos acompanhou passo a passo, nos mostrando cotejo e preparação do texto.

2- Qual a maior dificuldade que você encontrou ao fazer a tradução?

Minha maior dificuldade foi o fato de ter sido um livro clássico, com muitos termos que nós não conhecemos nem em português, como acessórios de roupas e utensílios domésticos. E também encontrar uma forma de escrever como era em 1860 sem parecer forçado, já que não é a forma como escrevemos e temos costume hoje.

3- O curso no formato EAD funciona? Quais as vantagens e desvantagens?

Eu sou grande entusiasta do EaD há anos e talvez o fato de ter atuado por 10 anos como designer instrucional tenha me feito ver mais vantagens que desvantagens. As aulas ao vivo, com chat em tempo real e dúvidas sendo esclarecidas tornam a experiência quase presencial. Poder assistir as aulas novamente, ou em outro horário caso haja um imprevisto é essencial para quem, além do curso, tem outras atividades. Não fosse EaD, eu certamente não teria tido a oportunidade de fazer esse curso, até porque ficaria geograficamente restrito.

4- Como foi receber o livro com seu nome impresso?

É curioso porque não é o primeiro livro que tem meu nome. Já recebi livros com meu nome escrito em orelhas, e até como autora/organizadora. Mas a emoção é sempre a mesma, como se fosse a primeira vez. Nesse caso, eu fiquei muito orgulhosa do meu trabalho, mas também de uma turma inteira que abraçou esse projeto, da Monique e da editora que nos proporcionou está experiência.

Posts recentes

15 de janeiro de 2020 in Blog

A Editora que Brotou do MBA

A Editora que Brotou do MBA Redação LabPub Em 28 de fevereiro do ano passado, a então aluna do MBA Book Publishing Aline Martins deu uma entrevista para o blog…
Read More
9 de janeiro de 2020 in Blog

Orwell morreu há 70 anos

Orwell morreu há 70 anos Sintia Mattar Foi no dia 21 de janeiro de 1950 que uma tuberculose levou cedo um dos escritores mais importantes do século XX, Eric Arthur…
Read More
19 de dezembro de 2019 in Blog

Hora Feliz das Horas Felizes

Hora Feliz das Horas Felizes Por Redação Happy hour... nome científico do encontro de humanos que trabalham juntos e desejam continuar juntos depois do trabalho. No fim do ano é o…
Read More

Nossos cursos

19 de janeiro de 2020 in Cursos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 5

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More
16 de janeiro de 2020 in Cursos

Curso Formação de Editor Digital: como criar eBooks e Audiolivros

A maior parte dos profissionais envolvidos no processo de produção editorial se especializou em criar livros físicos. Esta inclinação se deu de forma natural, pois os livros eram vendidos exclusivamente…
Read More
6 de janeiro de 2020 in Cursos

Real Job – Revisor de texto | Turma 4

O curso tem como objetivo iniciar os alunos no mercado de serviços editoriais por meio de trabalhos reais. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de funcionários, preferem utilizar…
Read More