Os passos fundamentais do ebook

By 13 de maio de 2020 Blog

Os passos fundamentais do ebook

Guilherme Kroll, professor do curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, traz valiosas dicas para os interessados e inscritos no curso que começa no próximo dia 20.

A proposta do curso é a de dar a você a maior autonomia possível para publicar livros digitais. Então, seguindo essa linha, o professor de EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, o editor Guilherme Kroll, pretende ancorar na prática mesmo todo o conhecimento necessário para isso. “Essencialmente, vou querer que os alunos estabeleçam uma linha editorial, selecionem um texto, trabalhem nele, montando uma edição de texto legal, selecionem uma capa e montem um arquivo para subirmos em uma loja virtual. A cada semana, vamos explorar cada um dessas etapas”, garante Kroll.

Quem disse que não é com emoção? No total de 12 horas/aula, EAD ao vivo, os prazos de realização de cada atividade vão ser parecidos com os fluxos reais nas editoras. Mas não é justamente isso que você deseja? Essa semana, uma notícia de Leonardo Neto, do PublishNews, dá conta de que a comercialização de ebooks disparou nesta pandemia: “Nos 49 primeiros dias de isolamento, a Bookwire distribuiu 9,5 milhões de unidades de livros digitais. Isso é quase 80% de tudo o que foi distribuído em 2019”. Vai ficar fora dessa?

“Vamos dar algumas ferramentas para que a pessoa possa selecionar, editar e publicar um ebook simples. Seria um primeiro passo para começar a publicar ebooks”, conta o professor, que é formado em editoração pela ECA-USP, editor e sócio fundador da Balão Editorial, editora que publica obras variadas, como HQs, literatura e acadêmicos.

O que é necessário?

Não se preocupe. Você não precisa ter, de antemão, nenhum equipamento específico, nem domínio de softwares de edição, para acompanhar bem o curso.

“A ideia é que as pessoas tenham alguma noção da produção de livros, mas não exijo que saibam nada especificamente de nenhum software. O objetivo do curso é montar uma linha editorial, produzir e lançar um ebooks de forma prática, e vamos tentar apresentar algumas formas de fazer isso.”

Veja alguns dos pontos que serão abordados no curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que tem início no próximo dia 20 de maio:

  • Definição da linha editorial
  • Seleção de original
  • Edição de conteúdo
  • Elaboração da capa
  • Paratextos e metadados
  • Publicação na prática
  • Divulgação da obra

Já se inscreveu?

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More