“O pequeno infinito das páginas”, de Mimi Suzano (na Bienal do Livro do Rio)

By 6 de setembro de 2023 Blog

O pequeno infinito das páginas, de Mimi Suzano (na Bienal do Livro do Rio)

Foi na Casa de Escritora que eu relatei para a Tammy Luciano — faz bienais desde 2005 — que também estaria na Bienal do livro do Rio de Janeiro. Estávamos nos estandes, entre uma negociação e outra, eu em busca de editoras e agentes interessadas em novos autores, Tammy pronta para mais uma reunião com sua agente literária, que recebemos o convite para o After no Lagune Barra Hotel, os influenciadores bombados também estariam por lá. Expliquei minhas negociações — depois de quatro anos escrevendo meu primeiro livro —  para o querido Rodrigo Roque e todo o pessoal da internet, e contei as novidades, viajava de primeira classe pela primeira vez no mundo editorial, surpreso até com os convites para as festas após dias de muita correria nos corredores da Bienal do livro. Tammy e Chris Melo, amigas autoras, comentaram que eu conhecia o famoso infinito das páginas.

Meu primeiro encontro na Bienal do livro do Rio de Janeiro foi com uma desconhecida. Ela me perguntou o que estava achando da feira, e elogiou minhas roupas, que equivale uma foto e uma nova seguidora nas redes sociais. Depois, virou tendência, uma espécie de infinito e belo déjà vu com os leitores. Pelo que me lembro me pararam seis vezes nos estandes, incluindo duas câmeras da Imprensa. Mesmo depois de anos trabalhando com teatro, dando vida ao Carlos Azevedo na telenovela Tempo de Amar nos Estúdios Globo, jogando basquete pelo Clube Regatas do Flamengo, posando para revista Vogue, é diferente para mim. Foi assim meu primeiro dia, que deu o norte de todos os outros dias.

A Bienal, claro, estava belíssima. Múltiplas entradas, uma grande área de circulação. Apresentações nos corredores, com danças em estandes (eles dançavam Tango), jovens fantasiados. Muitos expositores, palestras em quatro grandes áreas, simultaneamente.  Uma centena de pessoas trabalhando na organização. Que privilégio (meu, claro) abraçar a autora Natalia Timerman do Copo Vazio, copo mais cheio que nunca. A Andrea del Fuego do aclamado A Pediatra, que não nos deixa apagar o pavio que fumega, o fogo pega. Meu irmão literário, Carlos Eduardo Pereira, sempre com uma energia absurda. A Vanessa Passos e a Bruna Beber, minhas eternas mestras. O Francisco Azevedo e o Maurício Gomyde, ambos autores que seguirei admirando bem de perto. Marina Hadlich, Sara Gusella, Letícia Maia, Flavia Kaiser e Dani Costa Russo, autoras que davam o sangue pelos corredores do evento. Ah, Conceição Evaristo, que vigor e simplicidade, pura ancestralidade, desde às 14h autografando, eu somente conseguir me aproximar às 20h no Café Literário. Consegui o meu autógrafo, claro. Encontrei todos os profissionais do livro com quem havia combinado. Voltava para Casa de Escritora exultante. Eu, bem pequeno, nesse grande infinito das páginas.

Mimi Suzano cursa a Turma 1 da Pós-Graduação em Escrita Criativa e Carreira Literária na LabPub. Muito gentilmente, ele enviou fotos e escreveu esta crônica para o blog da LabPub. Muito obrigado!

Mimi Suzano com Andrea Del Fuego, na Bienal do Livro 2023, no Rio de Janeiro

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More