Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos

By 5 de agosto de 2020 Blog

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos

A entrevista é breve, se comparada à profundidade do curso LIVROS DIDÁTICOS: PRODUÇÃO EDITORIAL, MERCADO E PERSPECTIVAS, que começa dia 15 de setembro.

A área de didáticos é das mais complexas do mercado editorial. Ao mesmo tempo em que é muito (e cada vez mais) variada, requer especialização. O professor Júlio Ibrahim é quem vai encarar o desafio de habilitar mais profissionais para atuarem nesse meio tão importante. Graduado em Letras pela Universidade de São Paulo e Especialista em Book Publishing pelo Instituto Singularidades/Casa Educação, ele atua no mercado editorial desde 2005.  Ibrahim teve passagens pelas áreas de revisão, tradução e edição de textos de diversas casas editoriais como a Universo dos Livros e a Ciranda Cultural. Também coordenou produções didáticas de educação infantil, anos iniciais e finais do Ensino Fundamental e Ensino Médio, em editoras de médio e grande porte entre 2010 e 2018, como a Editora Poliedro e a FTD Educação. Atualmente é gerente editorial de sistema de ensino na FTD Educação e um apaixonado pelo tema.

LabPub — A tecnologia – não só o ebook, mas o EaD e outras formas de interação – muda fundamentalmente o pensamento sobre a produção de livros didáticos? Ou você diria que a base de conhecimento segue sendo a mesma que no mundo analógico?

Júlio Ibrahim — O livro impresso continua tendo sua relevância e sua importância no dia a dia escolar. No entanto, há uma infinidade de possibilidades digitais que ampliam os aprendizados que são construídos durante a Educação Básica. Dessa forma, é essencial não só se apropriar dessas possibilidades como também construir pontes sólidas e com intencionalidades reais entre o conteúdo impresso e o conteúdo digital. Todas as reflexões sobre educação feitas atualmente levam em conta a cultura digital e não podemos ousar desconsiderá-la no contexto da produção de livros didáticos.

LabPub — Uma editora, um editor de literatura migra com facilidade para a produção de didáticos? Ou são mundos muito diferentes?

Júlio Ibrahim — São universos bastante distintos à medida que a produção de livros didáticos envolve não só os conhecimentos relacionadas à produção editorial como muitos outros, em especial à educação e à legislação. Um editor de literatura, por exemplo, precisa se apropriar das características do público-alvo ao qual a obra didática é direcionada, das novidades metodológicas e/ou pedagógicas para cada segmento de ensino, às diretrizes nacionais da Educação Básica e aos detalhes de programas governamentais de aquisição de obras, com destaque para o PNLD. Além disso, existe toda uma atuação pós-venda dos livros, uma vez que as editoras costumam prestar assistência aos professores e às famílias que utilizam as soluções educacionais por elas comercializadas.

LabPub — Quão variada é a formação dos profissionais de textos didáticos – Letras mesmo ou de diversas áreas da comunicação e ciências humanas?

Júlio Ibrahim — Em geral, as editoras de livros didáticos contam com profissionais de áreas bastante variadas. De partida, há os editores responsáveis pelos diferentes componentes curriculares; dessa forma, geógrafos, filósofos, biólogos e químicos, por exemplo, encontram espaço de atuação na produção de livros didáticos. Além destes, as editoras costumam contar com o trabalho essencial de assessores pedagógicos e outros tantos profissionais necessários para a cadeia produtiva do livro.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More