Dia da Toalha e do Orgulho Nerd

By 24 de maio de 2022 Blog

Livros importantes e um modo de ser no mundo são celebrados em 25 de maio

Também é o dia da costureira, do massagista, do sapateado, da África, da tireoide, das crianças desaparecidas e o dia mundial dos vizinhos. Mas vamos focar nestas comemorações, a depender do ponto de vista, menos ou absolutamente mais importantes: o Dia do Orgulho Nerd e o Dia da Toalha, todos no mesmo 25 de maio.

Dia da Toalha foi criação de fãs do clássico livro Guia do mochileiro das galáxias, de Douglas Adams, publicado no Brasil pela Editora Arqueiro (com tradução de Carlos Irineu da Costa, Marcia Heloisa Amarante Gonçalves e Paulo Henriques Britto, na edição comemorativa de 2021). É uma homenagem feita pouco depois da morte do autor, em maio de 2001. A referência é um trecho do livro, publicado pela primeira vez em 1979, na Inglaterra. Está no capítulo 3, quando o leitor é apresentado ao “mais extraordinário livro jamais publicado pelas grandes editoras da Ursa Menor — o Guia do Mochileiro das Galáxias […] sob a forma de um microcomponente eletrônico subméson oprqe, se fosse impresso de forma convencional, um mochileiro iria precisar de diversos prédios desconfortavelmente grandes para acomodar sua biblioteca”. Enfim, no tal guia é dito que todo mochileiro interestelar, além de nunca entrar em pânico, deve sempre ter uma toalha em sua mochila.

Daí que, nessa data, fãs do livro circulam por aí com toalhas penduradas nas mochilas.

É por esse mesmo motivo que 25 de maio é o Dia do Orgulho Nerd? As histórias se cruzam, mas essa, em 1977, foi a data de estreia do primeiro filme da saga Star Wars, o filme 4, Uma nova esperança — aquele em que Darth Vader mata Obi Wan Kenobi e Luke Skywalker explode sua primeira Estrela da Morte. O motivo é autoexplicativo. Mas quando a gente procura saber mais com uma mestre em Ficção Científica como a professora Claudia Fusco, sempre há um contexto a somar:

“Acho que ser nerd já foi muito relacionado a fazer parte de um grupo de pessoas que amam uma coisa de nicho, em geral um produto da cultura pop – quadrinhos, ficção científica, fantasia… mas hoje, tudo isso é mainstream! então dá para dizer que, de uma forma ou de outra, o nerd lançou tendências encontrando essas paixões e colocando elas no mundo com profundidade e interesse. tá tudo bem levar o pop a sério!”

Fusco ministra na LabPub o curso História da Literatura Nerd. E nesse 25 de maio ela celebra, como muitos e muitas de nós, as duas datas (pelo menos):

“Nos últimos anos eu não saí com a minha toalhinha por causa desse inconveniente chamado pandemia… mas esse ano eu não perco a chance!”

Posts recentes

28 de junho de 2022 in Blog

Designer de livros premiado também escreve, traduz e pesquisa

Múltiplo, o designer de livros Delfin apresenta um expediente como pesquisador Delfin conta nesta conversa como foi o trabalho de pesquisa que fez para a Editora Globo, auxiliando o jornalista…
Read More
20 de junho de 2022 in Blog

Para livros escritos por mulheres, uma editora dedicada

Expediente de Dani Costa Russo é da estreia com romances O expediente do livro Descanso, de Rafaela Riera, foi o escolhido pela editora do selo Auroras, Dani Costa Russo para…
Read More
13 de junho de 2022 in Blog

Rubem Braga vivo pelo trabalho de um editor

Gustavo Tuna fala das edições de Rubem Braga na Global Editora Editoras que reeditam a obra de grandes autores cumprem um grande papel na cultura. Mas há quando, mesmo depois…
Read More

Nossos cursos

5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda – Turma 4

O mercado de livros digitais revolucionou a indústria editorial. Junto com a internet, os ebooks promoveram as maiores alterações na estrutura do setor desde sua criação. Novos canais de venda,…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Direitos autorais e administração de contratos

O curso Direitos autorais e administração de contratos é voltado ao mercado editorial e está estruturado sobre dois pilares principais: disposições legais e práticas editoriais. Sejam editores, preparadores, designers, gestores ou proprietários…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 8

Uma parte significativa dos livros publicados no Brasil é traduzida. E, desses, uma fatia ainda maior provém da língua inglesa. O que se nota, porém, é que o mercado editorial…
Read More