Conheça seu professor de roteiro

By 26 de fevereiro de 2020 Blog

Conheça seu professor de roteiro

O cineasta e romancista Marcos DeBrito faz aqui sua lista de preferências entre filmes e livros e revela que a maturidade não vem matando seus velhos sonhos: vem realizando, isso sim!

LabPub –  Mais romancista ou mais cineasta? Imagino que já te fizeram essa pergunta… talvez o melhor seja perguntar, então: existe mesmo essa proporção entre uma atividade e outra? Existe na prática uma divisão?

Marcos DeBrito – Se for pra responder com o coração, mais cineasta. É uma paixão  antiga, que me levou a estudar esse mercado e me formar em cinema. No entanto, pela dificuldade do ramo, talvez eu esteja mais romancista hoje, já que tenho mais trabalhos comerciais lançados na literatura (se não contar os curtas-metragens exibidos em festivais e espalhados pelo youtube). No meu caso, não acredito que exista uma divisão das atividades na prática, pois todo trabalho que penso para o cinema acaba tornando-se um livro também. Gosto de contar histórias, em qualquer veículo, mas como tudo no audiovisual é demorado, minha ansiedade não permite que eu as deixe engavetadas procurando incentivo. Enquanto está nessa fase, adapto os roteiros para as prateleiras.

LabPub –  Cinema, literatura, docência: que outras atuações profissionais você tem e teve, Marcos?

Marcos DeBrito –  O meu foco sempre foi contar as minhas histórias e me dedico ao máximo em todas as áreas dessa função. No cinema, por exemplo, também atuo como montador dos filmes, câmera, produtor… Todas essas são atividades independentes no audiovisual, mas que peguei para mim para poder centralizar o processo criativo. Tenho uma produtora onde passo meus dias escrevendo textos e preenchendo editais. O máximo que já me desvirtuei do ramo, foi para trabalhar um tempo com publicidade. Mas não me adaptei a um estilo de trabalho que prioriza o resultado financeiro ao lado artístico. Quando pego um vídeo para fazer, preciso deixar minha assinatura, não uma marca de produto. Gosto muito de dar aulas também. Quando me convidam, faço oficinas de escrita criativa, direção audiovisual e roteiro cinematográfico.

LabPub –  Hora da lista: três cineastas preferidos/preferidas, três romancistas preferidos/preferidas.

Marcos DeBrito –  Escolher cineastas é bem complicado porque tenho vários. Eu diria que minhas principais influências foram Dziga Vertov (cineasta russo da década de 20), Quentin Tarantino (mas na época de Pulp Fiction e Cães de Aluguel) e o Darren Aronofsky (por causa do Réquiem para um Sonho e Cisne Negro). Mas acho injusto não constar o Christopher Nolan, Francis Ford Coppola e Fritz Lang nessa lista. Na literatura eu caio no óbvio de quem escreve meu gênero. Álvares de Azevedo, pra mim, é insuperável. Seguido pelo Edgar Allan Poe e Mary Shelley. Tenho uma queda também por Saramago e Augusto dos Anjos.

LabPub –   Qual o maior desejo na vida hoje? E qual você lembra que era em 2010?

Marcos DeBrito –  Acho que quando envelhecemos a gente perde o olhar romântico sobre a vida. Meu maior desejo hoje é sobreviver e dar oportunidade aos meus filhos. Em 2010 não era muito diferente. Pra quem tem 40 anos, uma  década passa num estalar de dedos. Mas quando mais novo, escolhendo o que fazer da vida profissionalmente, eu desejava prêmios em festivais importantes.  Concretizei alguns, outros não. Talvez essa minha falta de “sonho” seja por eu estar exatamente onde quero, e isso me traz uma paz interior que eu não tinha quando jovem.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More