Conheça as ideias da editora Ana Flávia Zammataro

By 29 de abril de 2020 Blog

Conheça as ideias da editora Ana Flávia Zammataro

Ela concluiu o MBA BOOK PUBLISHING, criou o plano de uma nova editora e aplica o que aprendeu em seu dia a dia como Editora Executiva.

LabPub – Qual o título do seu TCC? Faça um resumo do estudo por favor. E nos
conte o que achou mais desafiador nesse trabalho de conclusão do MBA BOOK PUBLISHING.

Ana Flávia Dias Zammataro ­– O título do TCC é o título da editora para a qual eu fiz o Business Plan: Editora História nos quadrinhos. A proposta do meu TCC foi a de apresentar a Editora História nos Quadrinhos como um novo segmento do mercado editorial através de demonstrativos de análise de mercado e de valores que asseguram sua implantação, sua segurança e sua continuidade no mercado. O segmento de atuação da editora História nos Quadrinhos é a literatura de não-ficção no formato história em quadrinhos tendo como público leitor jovens na idade escolar, especificamente dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Como estratégias para ganhar mercado, nossa proposta seria investir na difusão dos produtos nas redes sociais, sobretudo em plataformas digitais para que seus leitores sejam sensibilizados e atingidos. Com esse projeto, a pretensão é de chegar a uma receita bruta de R$ 2.396.000,00 ao final da projeção financeira. Tive que me “reinventar” para produzir esse trabalho, ou seja, desenvolver habilidades para trabalhar com conteúdos afeitos à Gestão financeira, e isso foi o mais desafiador para mim.

LabPub – Como avalia sua vivência nesse curso? Que áreas acha que teve melhor aproveitamento?

Ana Flávia Dias Zammataro ­– Foi uma experiência muito positiva, expandi minha visão sobre o universo das editoras, conheci profissionais talentosos, e muitos deles deram aula para nós no curso. Tive a oportunidade de conhecer também alguns dos trabalhos desses profissionais, que me colocaram diante de infinitas possibilidades de trabalho com o livro, desde as primeiras ações para sua concepção, até as formas de diagramação e arte mais arrojadas. Os cursos de edição de texto e de projeto gráfico foram muito proveitosos para mim, pois me trouxeram mais possibilidades de trabalho com os textos, em seu conteúdo e formato, e também suas imagens.

LabPub – Como é sua atuação profissional no momento? O que projeta para sua
trajetória no meio editorial?

Ana Flávia Dias Zammataro ­– Sou Editora Executiva em uma editoria de materiais didáticos, a Scriba Soluções Editoriais. Pretendo continuar me aperfeiçoando e me atualizando a respeito do mercado de livros, por meio de estudos, cursos, a exemplo do MBA que fiz na LabPub, e assim me capacitar cada vez mais para o meu trabalho.

LabPub – Hora da lista: três livros publicados que você admira muito, pela
edição de uma forma geral e com os quais gostaria de ter trabalhado (de
acordo com sua especialidade).

Ana Flávia Dias Zammataro

1) Persépolis, (de Marjane Satrapi, publicado pela Quadrinhos na Cia) – um dos primeiros livros que me colocaram em contato com o quadrinho de não-ficção. Por trazer uma narrativa envolvente e por fazer parte da minha memória afetiva, é um livro que gostaria muito de ter trabalhado.

2) Livros da Coleção Boitatá (publicados pela Editora Boitempo) – O capital para criançasO que são classes sociaisAs mulheres e os homensA ditadura é assimA democracia pode ser assim. Essa coleção trabalha com temas de não-ficção, muitos deles delicados e complexos, porém com linguagem textual e imagética acessível ao universo infanto-juvenil para o qual se destinam. São livros com os quais gostaria muito de ter trabalhado.

3) Queria ter ficado mais (várias autoras, publicado ela Lote 42) – Não é da minha especialidade, mas me apaixonei pelas histórias, pelo formato arrojado do livro (em forma de cartas), pela edição, pela arte, pela diagramação. Enfim, um livro com o qual eu gostaria muito de ter trabalhado.

Posts recentes

3 de junho de 2020 in Blog

Entre dias de folia e de revolução

Entre dias de folia e de revolução Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Garantia de entrada no mercado?

Garantia de entrada no mercado? Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.                                                                                   por…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Editor de Aquisição & Revisão de Textos

Editor de Aquisição & Revisão de Textos Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras. REVISÃO E PREPARAÇÃO DE…
Read More

Nossos cursos

3 de junho de 2020 in Cursos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More