Conheça as ideias da editora Ana Flávia Zammataro

By 29 de abril de 2020 Blog

Conheça as ideias da editora Ana Flávia Zammataro

Ela concluiu o MBA BOOK PUBLISHING, criou o plano de uma nova editora e aplica o que aprendeu em seu dia a dia como Editora Executiva.

LabPub – Qual o título do seu TCC? Faça um resumo do estudo por favor. E nos
conte o que achou mais desafiador nesse trabalho de conclusão do MBA BOOK PUBLISHING.

Ana Flávia Dias Zammataro ­– O título do TCC é o título da editora para a qual eu fiz o Business Plan: Editora História nos quadrinhos. A proposta do meu TCC foi a de apresentar a Editora História nos Quadrinhos como um novo segmento do mercado editorial através de demonstrativos de análise de mercado e de valores que asseguram sua implantação, sua segurança e sua continuidade no mercado. O segmento de atuação da editora História nos Quadrinhos é a literatura de não-ficção no formato história em quadrinhos tendo como público leitor jovens na idade escolar, especificamente dos anos finais do Ensino Fundamental e do Ensino Médio. Como estratégias para ganhar mercado, nossa proposta seria investir na difusão dos produtos nas redes sociais, sobretudo em plataformas digitais para que seus leitores sejam sensibilizados e atingidos. Com esse projeto, a pretensão é de chegar a uma receita bruta de R$ 2.396.000,00 ao final da projeção financeira. Tive que me “reinventar” para produzir esse trabalho, ou seja, desenvolver habilidades para trabalhar com conteúdos afeitos à Gestão financeira, e isso foi o mais desafiador para mim.

LabPub – Como avalia sua vivência nesse curso? Que áreas acha que teve melhor aproveitamento?

Ana Flávia Dias Zammataro ­– Foi uma experiência muito positiva, expandi minha visão sobre o universo das editoras, conheci profissionais talentosos, e muitos deles deram aula para nós no curso. Tive a oportunidade de conhecer também alguns dos trabalhos desses profissionais, que me colocaram diante de infinitas possibilidades de trabalho com o livro, desde as primeiras ações para sua concepção, até as formas de diagramação e arte mais arrojadas. Os cursos de edição de texto e de projeto gráfico foram muito proveitosos para mim, pois me trouxeram mais possibilidades de trabalho com os textos, em seu conteúdo e formato, e também suas imagens.

LabPub – Como é sua atuação profissional no momento? O que projeta para sua
trajetória no meio editorial?

Ana Flávia Dias Zammataro ­– Sou Editora Executiva em uma editoria de materiais didáticos, a Scriba Soluções Editoriais. Pretendo continuar me aperfeiçoando e me atualizando a respeito do mercado de livros, por meio de estudos, cursos, a exemplo do MBA que fiz na LabPub, e assim me capacitar cada vez mais para o meu trabalho.

LabPub – Hora da lista: três livros publicados que você admira muito, pela
edição de uma forma geral e com os quais gostaria de ter trabalhado (de
acordo com sua especialidade).

Ana Flávia Dias Zammataro

1) Persépolis, (de Marjane Satrapi, publicado pela Quadrinhos na Cia) – um dos primeiros livros que me colocaram em contato com o quadrinho de não-ficção. Por trazer uma narrativa envolvente e por fazer parte da minha memória afetiva, é um livro que gostaria muito de ter trabalhado.

2) Livros da Coleção Boitatá (publicados pela Editora Boitempo) – O capital para criançasO que são classes sociaisAs mulheres e os homensA ditadura é assimA democracia pode ser assim. Essa coleção trabalha com temas de não-ficção, muitos deles delicados e complexos, porém com linguagem textual e imagética acessível ao universo infanto-juvenil para o qual se destinam. São livros com os quais gostaria muito de ter trabalhado.

3) Queria ter ficado mais (várias autoras, publicado ela Lote 42) – Não é da minha especialidade, mas me apaixonei pelas histórias, pelo formato arrojado do livro (em forma de cartas), pela edição, pela arte, pela diagramação. Enfim, um livro com o qual eu gostaria muito de ter trabalhado.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More