Cabral, Coralina, Drummond e você

By 8 de julho de 2020 Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e compartilhar o amor aos versos.

Estão abertas as matrículas para a OFICINA DE POESIA: CONCEITOS FUNDAMENTAIS E CAMINHOS PARA SUA ESCRITA. Ela tem oito encontros, a partir de 11 de agosto, apresentando poemas motivadores que permitirão a conversa sobre os elementos do texto, as diferentes escolhas possíveis, as questões próprias do gênero. É uma oficina pensada para incentivar a escrita de cada participante, sem metas, sem cobranças — só incentivo. Abaixo, uma breve conversa com o professor, Andre Argolo, autor do livro Vento Noroeste (Editora Patuá), pós-graduado em Formação de Escritores pelo Instituto Vera Cruz e mestrando no Instituto de Estudos Brasileiros da USP.

LabPub — Poeta nasce pronto ou poesia se aprende a escrever, por exemplo, em uma oficina?

André Argolo — As duas coisas e nenhuma das coisas.  Não se pode negar que algumas pessoas parecem ter nascido para escrever poemas, o que chamamos de talento comumente, não é? Mas adoro uma frase do poeta Décio Pignatari (que está no livro O que é comunicação poética). Ele diz algo como “não é porque teve o Pelé que não vamos jogar bola”. É simples e resume bem: porque houve Drummond eu não posso escrever poemas? Vou escrever em maiúsculas pra deixar bem claro o princípio básico de nossa proposta: TODA PESSOA PODE ESCREVER BONS POEMAS. No entanto esse aprendizado é diferente. Não tem uma técnica que serve pra tudo. É uma construção, um despertar. A oficina é o lugar de se testar caminhos, de experimentar sem medo. A gente ali se inspira em vários sentidos, nos poemas que estudamos, nos que os colegas de curso apresentam (se e quando desejam), e no que esse remexer de palavras e conceitos faz brotar em nossa mente. Então, se aprende sim a escrever poemas, pela observação, pela prática, pela troca. Só não é algo que vem pronto. Por isso é tão humanizador.

LabPub — Quem tem interesse em participar da oficina precisa ser formado em Letras ou ter experiência com a literatura?

André Argolo — A poesia não exige diploma nenhum! Não é aula de gramática. Conhecer bem a língua e ter o hábito da leitura só ajuda, claro. Mas na oficina o objetivo é um crescimento único de cada participante. O que se busca é essa evolução absolutamente particular. Não tem competição. A poesia pede justamente o que é mais próprio da gente. Se meu universo de palavras couber num pequeno saco plástico, vou compor com ele. Se tenho uma mala cheia, melhor, tenho mais opção, mais possibilidades. Mas o resultado não se compara. Há participantes que vão conhecer já muito bem todos os poemas que vamos apresentar. Para outras pessoas, serão quase todos uma novidade. O que vale é o desdobramento do que estaremos tratando, ou seja, como as ideias vão se instalar na cabeça de cada um, provocando escritas diferentes. A partir de uma mesma provocação surgem textos completamente diversos. É uma riqueza sem fim.

 LabPub — Você é quem produz o conteúdo desta newsletter. E é o professor da OFICINA DE POESIA. Não é muita cara de pau entrevistar a si próprio?

André Argolo — Sim, certamente é. Poderia ser um típico problema de ego inflamado. Mas, em minha defesa, acuso essa minha trajetória errante, que vai do jornalismo à literatura. Fazer o quê? É minha primeira formação a escrita de notícias, reportagens, textos de informação. Mas minha segunda formação é em escrita literária. Se der tempo nessa vida, ainda posso ser antropólogo! Todo caminho vale a pena. Melhor ainda quando vira poema.

Posts recentes

5 de agosto de 2020 in Blog

As mil caras do online

As mil caras do online Fazer um curso EaD ou uma live vai além de apenas transpor o conteúdo presencial para o online. A LabPub foi concebida para ser uma…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos

Júlio Ibrahim apresenta o mundo maravilhoso dos Didáticos A entrevista é breve, se comparada à profundidade do curso LIVROS DIDÁTICOS: PRODUÇÃO EDITORIAL, MERCADO E PERSPECTIVAS, que começa dia 15 de…
Read More
5 de agosto de 2020 in Blog

Formação de Tradutor de Livros em counting down

Formação de Tradutor de Livros em counting down  Começa dia 9 de setembro a quinta turma do curso, com os professores Cassius Medauar e Guilherme Kroll. Ainda é tempo de…
Read More

Nossos cursos

26 de julho de 2020 in Cursos

Marketing Digital para Editoras

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e também de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram…
Read More
20 de julho de 2020 in Cursos

Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas é para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se…
Read More
13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More