A Bienal das Bienais (Eu estive lá!)

By 20 de julho de 2022 Blog

A diretora da LabPub Cassia Carrenho conta como foi a Bienal do Livro de São Paulo este ano

Por Cássia Carrenho

A Bienal Internacional do Livro de 2022 ganhou o apelido de “Bienal das Bienais” e, mesmo parecendo um tanto arrogante, tenho que concordar!

Os números provam a grandeza do evento: mais de 660 mil pessoas em oito dias. Recorde de vendas, comparado ao ano de 2018.

Muitas pessoas com malas de rodinha para carregar suas novas aquisições. E, para quem foi, filas desde a entrada, nos estandes, para os autógrafos e até nos banheiros.

Tive a oportunidade, ou o trabalho, de ir em sete dias do evento. Para quem me conhece, sabe que só faria isso se fosse por trabalho. Quem não me conhece, agora já sabe!

Neste ano, eu e Dani Costa Russo fizemos a produção das mesas do espaço Amazon KDP. Foram 84 autores, divididos em 28 mesas, sempre com muito público. Tivemos a presença de autores premiados como Mailson Furtado, Morgana Kretzman, Marcelo Maluf, Vanessa Passos, Jefferson Tenório, entre outros. Tivemos bate-papos com os multitalentosos autores independentes e best-sellers da KDP, como Juliana Dantas, F M L Pepper, Middian Meireles. E a presença de nossos professores, Taty Leite, Marcos Marcionilo e Delfin.

Este foi o terceiro ano que trabalho diretamente com a KDP (Kindle Direct Publishing) e percebo que, cada vez mais, os autores que mais se destacam são os que buscam se profissionalizar através de cursos e investimento em produção editorial.

A escrita não tem glamour. Isso não é dito apenas pelos autores independentes, mas pelos premiados também.

Vanessa Passos, vencedora da última edição do Prêmio Kindle de Literatura, contou dos cursos que fez, da pesquisa para entender o prêmio e do trabalho de escrita até inscrever seu livro A filha primitiva. Foram onze versões até chegar no livro final, que, após ganhar o prêmio, foi publicado pela José Olympio, do Grupo Editorial Record.

Todos os autores best-sellers da KDP foram enfáticos: invista numa revisão profissional e faça cursos! Não tem milagre, não tem inspiração, tem trabalho, e trabalho profissional.

Como sempre, terminei a Bienal desejando nunca mais colocar os pés em uma. Foram 19 mediações no total, fora a fila do banheiro, né? Não vou reclamar da comida, porque estava como convidada VIP da CBL e ganhei almoços deliciosos. Só por isso.

Mas, com certeza, estarei em 2023 no Rio de Janeiro. Esse é nosso mercado louco. Brasileiro não lê, dizem, mas lotam uma feira do livro.

Posts recentes

15 de agosto de 2022 in Blog

Da edição de notícias à edição de livros

Especialista no meio editorial como jornalista, Leonardo Neto agora dirige coleção de livros Leonardo Neto, um dos mais respeitados jornalistas especializados no mercado editorial brasileiro, agora também dirige uma coleção…
Read More
9 de agosto de 2022 in Blog

Importância e fascínio pela pesquisa na edição de livros para jovens

Dulce Seabra nos traz uma rica experiência com pesquisa, estabelecimento de texto e anotação Dulce Seabra trouxe para este episódio do Além do Expediente uma vivência na editora Scipione, nos…
Read More
3 de agosto de 2022 in Blog

Editar um livro e se apaixonar por ele, pode?

Mariana Warth fala da edição de novo livro de Ondjaki pela editora Pallas  A editora Mariana Warth, da Pallas, entre inúmeros livros que já editou, escolheu para o Além…
Read More

Nossos cursos

4 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 9

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More
4 de abril de 2021 in Cursos, Todos

MBA Book Publishing | Turma 9

O mercado editorial vem passado por inúmeras transformações, quase todas causadas pelos avanços tecnológicos. E tudo indica que estas mudanças não cessarão. O impacto que a internet tem provocado no…
Read More
4 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Pós-Graduação em Produção Editorial | Turma 7

A indústria editorial sempre contou com profissionais com talento e paixão pela leitura. Aqueles que possuem afinidade com os livros são naturalmente atraídos por esta indústria que cria, informa e…
Read More