Amor e finanças, uma fórmula para o sucesso da editora!

By 4 de março de 2020 Blog

Amor e finanças, uma fórmula para o sucesso da editora!

Fazer contas não significa afogar o sonho de editor nenhum. Ao contrário, avisa muito seriamente o divertido André Castro: é sobre realizar o sonho.

Sabia que tem editora que quebra no azul? Pois esse é um dos alertas que habitam as conversas de André Castro, sócio e diretor acadêmico da LabPub, professor em cursos como a PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL, o MBA BOOK PUBLISHING, GESTÃO FINANCEIRA PARA EDITORAS, entre outros. Fazer direito tanto o planejamento quanto a gestão das contas de sua editora é coisa de apaixonados, e não necessariamente pelo dinheiro. Leia esta verdadeira declaração de amor pelo livro e entenda:

“Nenhum negócio se sustenta sem retorno financeiro. Ah, não tenho a editora pra ganhar dinheiro, amo fazer livros. Tudo bem, mas realizar seus sonhos e paixões tem um custo. Se você tem o sonho de ter uma editora, tem que garantir a sustentabilidade dela. Ela tem que dar lucro. Você pode até não retirar um real que seja, mas tem que ter a capacidade de reinvestimento. Aí é que está a independência do negócio, que tem que gerar lucro por si só. Muita gente trabalha em editora por ideologia, paixão. Mas as coisas não são dissociadas. Tá tudo junto. Se for um negócio que não tem paixão, quando dá errado, você fecha e tudo bem.  Se tem, fechar um negocio que você ama é muito duro. É até mais importante garantir a sustentabilidade de coisas pelas quais você é apaixonado.”

Sobre “quebrar no azul”

A analogia de estar voando e os motores pararem de repente não é tão distante assim. Voar é uma delícia, né? Mas, cair… Quebrar ou não no azul, antes mesmo que os prejuízos avermelhem tudo em seu redor,  tem a ver com a atenção sobre capital de giro da empresa, por exemplo. Nos cursos do André Castro ele mostra em detalhes como funciona. Mas dá para adiantar que é coisa séria entender esse funcionamento. Capital de giro é questão fundamental para qualquer editora, grande ou pequena. Esse é o termo que designa o dinheiro necessário para adiantamento de direito autoral, produção dos livros e para segurar as contas, contando que entre a venda e o pagamento sobre livros vendidos há prazos para os clientes, o famoso “contas a receber”.

“Quando uma editora antiga desequilibra o caixa? Quando começa a aumentar o capital de giro e não percebe. Sai mais dinheiro do que entra. Aí pega empréstimo, pega mais dinheiro de sócio”, ou seja, se complica.

Sobre os cursos

“Agora estruturei o curso da seguinte forma: separei em três módulos – introdutório, intermediário e avançado. No introdutório passo as coisas mais essenciais,  que uma pessoa que trabalha em editora tem que saber. Não é só para o dono, mas para quem trabalha em editora. Preço de capa, ponto de equilíbrio, retorno do livro, limite pra investir em cada livro, para investir em lançamentos. Para quem não quer criar uma editora o introdutório basta. Se quer ser gerente, por exemplo, precisa saber sobre o custo do dinheiro no tempo, saber calcular o valor da editora, aí tem o intermediário. No avançado,  passo conceitos de contabilidade, balanço, demonstração de fluxo de caixa e gerenciamento. Não é simples, precisa de uma construção de conhecimento para fazer isso. Mas é necessário. Se vai tocar uma editora, tem que fazer os três módulos. Mesmo se a editora for pequena. Alguém pergunta: tenho uma editora pequena, ‘preciso saber o mesmo de finanças que o diretor de uma multinacional?’, sim, precisa. Os conceitos são os mesmos, muda a quantidade de zeros, entre outras complicações, mas os conceitos básicos são os mesmos”.

O diferencial nesse curso, em relação a quem faria um curso de finanças em qualquer outro lugar é a experiência de André Castro no meio editorial. Então os exemplos que ele dá no curso são sempre do mercado de livros, em que atua desde 1994, tendo passado por grandes casas editoriais e ainda hoje fazendo consultoria, aplicando seu MBA em Finanças… por amor aos livros.

Posts recentes

8 de julho de 2020 in Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Cabral, Coralina, Drummond e você Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros Tome essa palavra por seus múltiplos sentidos nesse caso: são encontros com professores e professoras, com alunas e alunos de todo o país,…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

Ubu firma parceria com a LabPub

Ubu firma parceria com a LabPub A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação. Nessa…
Read More

Nossos cursos

6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More
15 de junho de 2020 in Cursos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 5

O curso foi criado com o propósito de auxiliar os profissionais editoriais a se tornarem hábeis na tarefa de traduzir livros de ficção e não ficção – principalmente os mais…
Read More