CAMINHOS DA EDIÇÃO: VALE PUBLICAR TRABALHOS ACADÊMICOS?

By 18 de janeiro de 2021 Blog

CAMINHOS DA EDIÇÃO: VALE PUBLICAR TRABALHOS ACADÊMICOS?

A editora Oficina Raquel, do Rio de Janeiro, lançou em dezembro de 2020 um selo dedicado à publicação de trabalhos acadêmicos. É na verdade a continuidade de um serviço que já era realizado na casa, enfim formalizado.

Conversando com a editora, Raquel Menezes, fica claro que há uma preocupação grande em esclarecer que o financiamento da obra por parte do autor não significa, nesse caso, autopublicação. Isso porque a editora exerce sua premissa de escolha, de aprovação, de estabelecimento de critérios.

Alguns pesquisadores conquistam acesso a verbas, públicas ou bolsas privadas, tanto para pesquisa quanto para publicação. Mas ainda que contratem serviços de diagramação, revisão e impressão, não raramente fica faltando chegar aos leitores.

“O lema da editora é ‘Transforme seu trabalho acadêmico em livro’. Mas tem outro: ‘Participe dessa rede de professores e pesquisadores’. A função da Universidade vai além da produção de teses, dissertações e artigos. É sobre criação de sentidos”, disse Raquel Menezes, sobre o encontro essencial desses trabalhos com outros professores e pesquisadores.

Menezes é ainda bastante ligada à Academia. Em 2017 concluiu seu doutorado em Letras Vernáculas, na UFRJ. Os demais editores da Oficina Raquel também são mestres ou doutores, o que facilita as conversas.

Um dos desafios é convencer que o formato digital pode ser um facilitador e que, ao contrário, o impresso se tornar um entrave — uma avaliação caso a caso.

Então, respondendo à pergunta feita no título, por enquanto a resposta é sim, é válida a publicação de trabalhos acadêmicos, desde que de forma adequada ao nicho, sem pensar em grandes tiragens, considerando fortemente o ebook, investindo energia e conhecimento na divulgação mais apropriada em cada nicho.

https://www.oficinaraquel.com.br/oficinaacademica/

Posts recentes

5 de maio de 2021 in Blog

Conta+ de Histórias em Quadrinhos, com Paulo Ramos

Aguçadas HQs, mais aguçada a leitura Professor na Universidade Federal de São Paulo, jornalista, doutor em Filologia e Língua Portuguesa, Paulo Ramos é um dos mais respeitados especialistas em HQs…
Read More
27 de abril de 2021 in Blog

Conta+ de tradução de livros do Brasil para o inglês, com Ana Ban

Tradutora e agente literária internacional investigou a presença brasileira no exterior Ela é agente literária em ação nos EUA, também uma das mais procuradas tradutoras do inglês e do francês…
Read More
23 de abril de 2021 in Blog

Conta+ de poesia e pele negra no Brasil, com Jovina Souza

Jovina Souza em verso e vida Jovina Souza fala de seus versos, já publicados em quatro livros, além de antologias, e recitados em festivais de literatura, dando potência à sua…
Read More

Nossos cursos

25 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More
24 de abril de 2021 in Cursos, Lab+, Todos

Além do Conto da Aia: o feminino e a narrativa na obra de Margaret Atwood

Margaret Atwood nasceu em 1939, em Ottawa, capital do Canadá. Famosa principalmente por sua ficção e por sua perspectiva feminista, Atwood publicou mais de quarenta livros, incluindo poesia e ensaios.…
Read More
23 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor e Autor Profissional de Livros Eróticos

Embora o mercado de livros eróticos seja ignorado pelos prêmios literários e pela crítica em geral, o consumo não para de aumentar. O que foi acentuado após o lançamento do…
Read More