Aluna LabPub conta o nascimento da editora Singularis

By 19 de julho de 2021 Blog

Nova casa aposta não somente na publicação, mas na orientação a novas autoras e autores.

Editoras nascem a todo momento. Aqui na LabPub há um ninho delas, um lugar de incentivo e orientação para que brotem da forma mais planejada e segura. Há ninhos concentrados como aqui e há outros, espalhados. A Singularis é um misto. Nova editora, formada por mulheres jovens, conta com Camila Moreira na equipe, que numa aula comentou, orgulhosa, que fazia parte dessa iniciativa. Então a convidamos para contar mais: quem sabe onde chega e como pode inspirar outras pessoas essa história de fé no livro?

Camila Moreira já esteve conosco em FORMAÇÃO DE EDITOR DE TEXTOS: REVISÃO, PREPARAÇÃO E EDIÇÃO DE LIVROS ORIGINAIS E TRADUZIDOS e o CURSO PRÁTICO DE TRADUÇÃO DE LIVROS – INGLÊS E PORTUGUÊS.

“Mais para frente também pretendo iniciar uma pós-graduação em Produção Editorial ou um MBA Book Publishing. Ao longo da minha formação universitária, eu sentia que precisava saber mais sobre os padrões editoriais para encarar os textos literários com um olhar um pouco mais amplo. Foi nesse momento em que cruzei com a LabPub, na qual encontrei os cursos específicos que procurava.”

Entrevista

LabPub — Apresente, por favor, a editora Singularis. Quem faz parte dela, com quais características ela nasce? Qual a proposta?

Camila Moreira — A Editora Singularis surgiu em 2021 a partir de um anseio de auxiliar autores brasileiros a iniciarem no mercado. As idealizadoras, Júlia Barreto, nossa CEO e editora-chefe, e Larissa Angra, editora e administradora, vivem de livros e desejam abrir oportunidades para nossos autores e trazer esses talentos para o tabuleiro do mercado. Nossa equipe é jovem, feminina e motivada a trazer mudanças ao mercado. A proposta da Singularis é oferecer aos autores um atendimento mais acolhedor, oferecendo o máximo de ajuda para iniciar os autores no mercado. O foco é realmente habilitá-los, mesmo que não continuem com a Singularis, e para isso formulamos o projeto Apadrinha Autor para talentos independentes.

“A Editora também atua muito próxima dos leitores, por meio de Parcerias com Instagram literários. Isso permite que estejamos em contato com as principais tendências, além de criar uma rede de divulgação extensa para nossas publicações.”

Nossa equipe editorial é composta de profissionais dedicadas. Além de editora-chefe e CEO, Júlia Barreto estudou comunicação social com habilitação em publicidade. É autora publicada, e, portanto, conhece bem as dificuldades enfrentadas por nossos autores. Larissa Angra almeja cursar jornalismo e devora livros como ninguém. Esse ano também começou a escrever seu primeiro livro. Ela também oferece dicas valiosas de leitura em seu Instagram e em breve atuará como editora. Camila Moreira, eu mesma, sou formada em tradução, com foco em autores independentes e atuo como editora pela Singularis. Nas redes sociais e marketing, nossa equipe criativa é composta por: Ellen Marcussi responsável pela Estratégia de Marketing e Criação de Conteúdo. É estudante de publicidade e exercita sua criatividade escrevendo suas memórias. Joana Oliveira é responsável pela Criação de Conteúdo, Arte e Administração, enquanto cursa a graduação de Letras. Verônica Souza é nossa incrível Designer e responsável pelas Redes Sociais. É formada em TI e cursa a graduação de comunicação organizacional por amar facilitar o diálogo com o público. Enfim, a tão essencial e talentosa equipe de revisoras! Anna Oliveira é formada em Letras e pós-graduada em Revisão de Textos. A área de letras é sua maior paixão e guia. Bia Meireles, jornalista, não perde a chance de explorar o mundo através da escrita. Gabi Auricchio é formada em Secretariado Executivo Trilíngue, eterna estudante de português e amante de línguas.

LabPub — Foi preciso algum aporte inicial? Em linhas gerais, conte algo sobre o plano de negócios que foi elaborado.

Camila Moreira — O aporte inicial foi apenas em questões burocráticas. Os lucros que a editora tem com os livros são utilizados para investir mais na divulgação dos autores como publicações, brindes, parcerias e afins. Nosso plano de negócio é fazer toda a produção das obras, desde a edição até o pós-lançamento, oferecendo gerenciamento de crises e tudo mais. Ganhamos uma porcentagem das vendas de cada livro, e proporcionamos para o autor uma porcentagem maior do que a do mercado editorial em geral, para incentivar mais a escrita nacional.

|Está em pré-venda na Amazon o ebook Brutal, de Júlia Barreto (Editora Singularis, 2021)

LabPub — Qual sua história no meio editorial, quais seus sonhos.

Camila Moreira — Acho que desde pequena, quando era só a criança mais tímida da família e andava escondida pelos cantos com um gibi da Turma da Mônica, eu sonhava em atuar no mercado editorial. Eu organizava meus livros e gibis com todo o cuidado, de acordo com lançamento e autores – as primeiras pilhas para o sonho de ter minha própria livraria. Além disso, a leitura era algo essencial lá em casa, em especial para meu querido pai – filho de Lygia Barbosa Moreira, poeta e professora de língua portuguesa de Campo Belo, Minas Gerais. Era meio que de se esperar que a prole pegasse o gosto da leitura, ao ponto de nem minha mãe aguentar mais pisar na Livraria Cultura atrás do meu pai, do meu irmão e de mim. Era nosso parque de diversões!Com o tempo a literatura virou um porto seguro para mim, um verdadeiro escape da realidade e da adolescência. Eu lia e relia Jane Austen e Charlotte Brontë, descobri a literatura asiática com Han Kang, Kyung Sook-Shin e Murakami. Então quando troquei o curso de biologia por tradução na Universidade de Brasília não foi um choque tão grande para os que me conheciam. Apenas mais uma etapa de amadurecimento. A partir da graduação, foquei em me aprimorar em tradução de textos literários de inglês para português, adquirindo experiência com autores independentes e cursos. Fui experimentando com os gêneros literários, atuei com ficção científica, não ficção, históricos, aventura e fantasia. Até que esta primeira oportunidade de atuar junto a Editora Singularis surgiu oferecendo uma chance de colocar em prática uma gama enorme de conhecimentos adquiridos e de trabalhar com uma equipe motivada e apaixonada por literatura.

“Tenho plena ciência de que o mercado editorial, seja para revisores, tradutores ou editores, é desafiador. Trata-se de uma área que passa por adaptações radicais nos últimos anos e que enfrenta desafios hercúleos no Brasil, mas que também conta com profissionais leais e dedicados como nenhuma outra. E é com essa motivação e positividade que espero crescer neste mercado tão inspirador.”

Posts recentes

19 de julho de 2021 in Blog

Cassia Carrenho e os 20 anos do PublishNews

Podcast deu início à celebração das duas décadas de atividade do portal Criado por Carlo André Carrenho, irmão da sócia-diretora da LabPub, Cassia Carrenho, o PublishNews se firmou ao longo…
Read More
19 de julho de 2021 in Blog

Aluna LabPub conta o nascimento da editora Singularis

Nova casa aposta não somente na publicação, mas na orientação a novas autoras e autores. Editoras nascem a todo momento. Aqui na LabPub há um ninho delas, um lugar de…
Read More
13 de julho de 2021 in Blog

“Como encontrei Friedrich Nietzsche”

Depoimento da doutora em filosofia Luciana Zaterka Professora de filosofia na Universidade Federal do ABC, Luciana Zaterka nos conta o emocionante encontro dela com o pensamento do filósofo Friedrich Nietzsche.…
Read More

Nossos cursos

16 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 7

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More
16 de abril de 2021 in Cursos, Lab+, Todos

Amor em tempos de aplicativos: uma discussão feminista sobre emoções

Neste curso busca-se explorar as emoções e a moral de um ponto de vista socioantropológico com especial enfoque nas convenções em torno do amor romântico, a partir de contribuições dos…
Read More
15 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Livros Didáticos: Produção editorial, mercado e perspectivas

O curso Livros didáticos: produção editorial, mercado e perspectivas é para o profissional que pretende se especializar e atuar na produção editorial de livro didáticos, bem como para aqueles que desejam se…
Read More