Acima de tudo, humanidade

By 1 de abril de 2020 Blog

Acima de tudo, humanidade

Nessa entrevista o diretor comercial da Editora Planeta, Gerson Ramos, revela ações e princípios para adequar o funcionamento da empresa à preservação da saúde das pessoas.

Violeiro sempre afinado, Gerson Ramos vai encontrando o tom do trabalho na Editora Planeta durante a crise do novo coronavírus no Brasil. O ritmo é o necessário agora:  manter as pessoas em casa, incentivar o recolhimento social nos próximos meses e adequar as ações comerciais da empresa ao possível neste cenário de emergência de saúde pública. Criatividade e bom ouvido se destacam na crise.

Na foto, Gerson Ramos durante entrevista ao programa PublishNews Entrevista, em 2019.

LabPub – Como tem feito para se proteger, manter o trabalho nesse momento e ao mesmo tempo a sanidade mental?

Gerson Ramos – Na Planeta desde que as notificações dos casos começaram a surgir começamos a nos preparar para trabalhar em home office. Com isso conseguimos manter um mínimo de rotina de reuniões online e acompanhamentos de ações. Estabelecer objetivos realistas e manter contatos regulares e frequentes, utilizando vídeo-conferências ajuda a criar a sensação de contato e regularidade. Recomendo também usar o telefone, não apenas para mensagens de WhatsApp, mas ligar diretamente para a pessoa com quem precisa tratar um assunto e, sempre, se for a primeira vez que fala com esta pessoa após mais de um dia, cuidar de saber se com quem você está falando está tudo bem, com a família e as pessoas próximas. Manter a humanidade é a melhor receita para a sanidade

LabPub – Você já atravessou outros momentos de instabilidade política, econômica e social na sua trajetória. consegue tirar algum ensinamento desses momentos que talvez possam ser usados agora?

Gerson Ramos – Qualquer comparação deste momento com outros que vivi em quase 40 anos de mercado é praticamente impossível. Mas uma regra vale para todos os momentos de instabilidade. Não existe saída milagrosa. Encontrar o ponto de equilíbrio entre agir com criatividade sem sair tomando medidas a esmo e saber esperar a hora de agir é o maior desafio. Algumas empresas nesse momento estão decidindo como administrar corretamente a situação para poder retomar a operação normalmente daqui 90 ou 120 dias. Outras estão buscando resolver problemas de caixa para já. O que vale para uma, não vale para outra. Fundamental é que cada uma saiba exatamente qual o seu cenário e aja de acordo com esta perspectiva. Esta crise tem características que podem  implicar em perdas de vidas. A receita para quem está no primeiro cenário não serve para a segunda e assim respectivamente. Mas preservar vida vale para todas. Por isso, façam o que fizerem, #FiquemEmCasa.

Posts recentes

3 de junho de 2020 in Blog

Entre dias de folia e de revolução

Entre dias de folia e de revolução Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Garantia de entrada no mercado?

Garantia de entrada no mercado? Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.                                                                                   por…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Editor de Aquisição & Revisão de Textos

Editor de Aquisição & Revisão de Textos Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras. REVISÃO E PREPARAÇÃO DE…
Read More

Nossos cursos

3 de junho de 2020 in Cursos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More