Projeto Editorial: como elaborar um plano para uma editora de sucesso

By 4 de março de 2020 setembro 10th, 2020 Todos
 

PROJETO EDITORIAL: COMO ELABORAR UM PLANO PARA UMA EDITORA DE SUCESSO

Para auxiliar os profissionais que desejam criar uma editora ou até
mesmo fazer uma reconfiguração estratégica em uma editora existente,
a LabPub criou o curso Projeto Editorial: como elaborar um plano para uma editora de sucesso.

Horas/Aula
18 Horas
Início
05.05.2020
Dias
05, 07, 12, 14, 19, 21, 26 e 28/maio – 02/junho
Modalidade
EaD ao vivo

Descrição

Todos os anos milhões de livros são lançados, incluindo os editados no modelo de autopublicação.

O mercado vem se profissionalizando cada vez mais. As grandes editoras ficam cada vez maiores, transformando autores em verdadeiras celebridades. Nesse cenário, os adiantamentos de direito autoral e as verbas de marketing só fazem aumentar.

Pequenas editoras não podem se dar ao luxo de publicar autores “celebridades” – elas não conseguem e nem devem competir nessa arena, que é para poucos. Falta fluxo de caixa. As editoras de menor porte precisam ser realistas em relação a sua capacidade de investimento.

A pergunta que fica é: as editoras pequenas podem ser vitoriosas nesse mercado tão competitivo?  Podem lançar um livro, coloca-lo nas principais lojas e obter lucro?

A resposta para essa pergunta, obviamente, é sim.

Na verdade, a capacidade de uma pequena editora identificar e atuar em nichos só tem aumentado com o aumento da penetração da internet e, mais especificamente, com o crescimento das redes sociais.

Estima-se que 45% do mercado de livrarias está na mão de pequenas e médias editoras, com tendência de crescimento.

Mas para competir de forma vitoriosa nesse mercado, é necessário atuar em um nicho específico. É dessa forma que uma pequena editora consegue obter sucesso.

O primeiro passo para quem deseja criar uma editora é elaborar um Projeto Editorial.

Para auxiliar os profissionais que desejam criar uma editora ou até mesmo fazer uma reconfiguração estratégica em uma editora existente, a LabPub criou o curso Projeto Editorial: como elaborar um plano para uma editora de sucesso. Este curso on-line, com 16 horas de aulas ao vivo, ajudará os alunos a entender os principais aspectos que envolvem a criação de uma editora ou de um selo editorial.

E para ajudar a ilustrar como tudo isso se dá na prática, convidamos três editores para contar como conseguiram criar suas empresas, Daniel Lameira da Editora Antofágica, João Varella da Editora Lote 42 e Eduardo Lacerda da Editora Patuá.

Objetivo

O curso Projeto Editorial: como elaborar um plano para uma editora de sucesso tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver um projeto editorial que envolva os principais aspectos de uma editora. Serão apresentados os seguintes pontos:

  • Como se elabora um plano editorial
  • Qual a estrutura de pessoal necessária
  • A estrutura financeira de um livro
  • Análise da situação de mercado
  • A cadeia de valor de uma editora
  • Como elaborar um plano de marketing assertivo
  • A importância do posicionamento estratégico

Como elaborar um plano de ação para colocar em prática todas as ideias

Conteúdo

Módulo 1: Plano Editorial

  • Em quais assuntos a editora vai se especializar
  • Qual será a missão da editora
  • O que fará de seus livros únicos no segmento
  • Mapeamento dos principais autores do segmento e estratégia para a abordagem
  • Definição do cronograma de lançamento
  • Quais serão as características editoriais de seus livros
  • Como funcionará o processo de produção
  • Estrutura financeira dos produtos

Módulo 2: Plano Estratégico

  • Análise da situação de mercado
  • Análise de oportunidades, ameaças, pontos fortes e pontos fracos
  • Análise das cinco forças de Porter: rivalidade entre os competidores existentes, ameaça de novos entrantes, poder dos fornecedores, poder dos compradores e ameaça de substitutos
  • Detalhamento da cadeia de valor de uma editora visando uma vantagem competitiva

Módulo 3: Pesquisa de Mercado

  • Método qualitativo e quantitativo
  • Técnicas de coleta de insights do público
  • Como definir os perfis de públicos combinando diversas técnicas e metodologias
  • Como compreender com profundidade cada um dos públicos
  • Como inovar a comunicação de acordo com os públicos
  • Como segmentar iniciativas de marketing e comunicação

Módulo 4: Plano de Marketing

  • Definição de objetivos e metas
  • Posicionamento
  • Estratégia de preço
  • Estratégia de comunicação
  • Elaboração de plano de ação

Módulo 5: Plano de Pessoal

  • Qual estrutura necessária de pessoal para a editora
  • Como esta estrutura se comportará ao longo do tempo
  • Quais as características principais dos profissionais
  • Qual as atividades a serem desenvolvidas por cada um destes profissionais
  • Qual o custo de cada um deles

Módulo 6: Casos Reais

  • Editora Antofágica por Daniel Lameira (editor e fundador)
  • Editora Lote 42 por João Varella (sócio e fundador)
  • Editora Patuá por Eduardo Lacerda (sócio e fundador)

Professores

DANIELA SENADOR

Em mais de quinze anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Marketing e Comunicação para agências, consultorias, organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há dez anos dá consultoria para empresas e personalidades do mercado editorial, como as editoras DSOP, Edebê Brasil, Instante, Nós, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo e VR Editoras, a Livraria Martins Fontes Paulista e o autor Juliano Garcia Pessanha. É integrante do comitê gestor do Coletivo Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro. Também atua fortemente com organizações culturais, com destaque para Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e Sesc, e no mercado educacional, como consultora e professora. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP.

DANIEL LAMEIRA

É fundador da Antofágica, casa editorial focada em clássicos, e editor da Aleph. Com passagens por grandes empresas do mercado editorial como Intrínseca, LeYa e FNAC tem como foco o encontro entre o literário e o universo digital e o estudo de branding e tendências para o futuro da indústria.

 JOÃO VARELLA

É fundador da editora Lote 42 e das livrarias Sala Tatuí e Banca Tatuí. Escreveu os livros Videogame, a Evolução da Arte, 42 Haicais e 7 Ilustrações, A Agenda e Curitibocas: Diálogos Urbanos. Jornalista especializado em tecnologia e economia, produziu reportagens para veículos como Folha de S.Paulo, IstoÉ Dinheiro, El Economista América, Gazeta do Povo e R7.

EDUARDO LACERDA

Em 2011 criou a Editora Patuá, da qual é editor e por onde já editou quase 1000 títulos, alguns vencedores de Prêmios como Prêmio São Paulo de Literatura, Casa de las Américas (Cuba), Jabuti e Guavira, entre outros dos quais a editora foi finalista ou semifinalista. É produtor cultural e autor do livro de poemas Outro dia de folia (2012).

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA