Poesia: oficina literária com Bruna Beber

By 14 de fevereiro de 2019 julho 3rd, 2023 Todos
 
 

POESIA: OFICINA LITERÁRIA COM BRUNA BEBER

O curso dirige-se a pessoas que escrevem ou estão começando a escrever
poesia e pretendem apurar o engenho da escrita do poema. É uma tentativa de percorrer os diversos
caminhos da criação poética, do limbo à palavra, da palavra ao verso, do verso/não verso ao poema.

Horas/Aula
20 Horas
Início
06.06.2023
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
06, 13, 15, 20, 22, 27 e 29 de Junho
04, 06 e 11 de Julho
Terças e quintas
19h às 21h10

Vídeo

Descrição

O curso dirige-se a pessoas que escrevem ou estão começando a escrever poesia e pretendem apurar o engenho da escrita do poema.  É uma tentativa de percorrer os diversos caminhos da criação poética, do limbo à palavra, da palavra ao verso, do verso/não verso ao poema. Por meio de leituras, exercícios de escrita e comentários, os encontros terão como foco o desvelamento do olhar dx poeta para o mundo – a partir da escuta e da experimentação da poesia contemporânea brasileira, portuguesa e norte-americana – e como esse olhar, já desperto, apreende, desmembra e consolida o mundo dentro do poema. Também serão abordadas e discutidas questões como: voz, testemunho, procedimento, ritmo, precisão, e estilo na poesia.

Conteúdo

1º encontro – A PALAVRA

Introdução à palavra. O ínfimo, o lúdico, a invenção, a infância e a natureza na poesia. Pequena fala sobre a palavra e as coisas, primeiro exercício do olhar poético. A palavra solta no mundo – anotações, provérbios, letreiros de loja, placas de rua, o grafite, o picho. O resgate do material poético de cada um e sua aplicação na vida cotidiana. De onde vêm nossas palavras?

2º encontro – O VERSO (e o NÃO VERSO)

Da palavra ao verso. A criação do verso. Tipos de verso. Frase X verso. A subdivisão de um poema. A linha, a frase, a rima, a não rima, a métrica (tempo/espaço), a melodia e os efeitos sonoros do poema. As quadras, as estrofes, o estribilho (na música). A poesia em oposição à prosa, a prosa poética, o poema em prosa e o que os difere. O que faz das nossas palavras um verso?

3º encontro: O POEMA

Do verso/não verso ao poema. A criação do poema. Tipos de poema. Beleza, sensibilidade, crítica social, pensamentos, anseios, estados da alma etc. Objetividade X subjetividade. A arte da composição poética. O poder criativo, a associação de ideias e a inspiração na criação do poema. Formatos e procedimentos. Associações imagéticas. O poema como porta-voz de uma pessoa ou de um povo. Aonde vão nossos poemas?

4º encontro: LEITURA EM VOZ ALTA e comentários dos poemas feitos na primeira parte do curso

5º encontro: A PALAVRA E A PRECISÃO 

Das nossas palavras, das palavras soltas no mundo às palavras que lançamos de nós para dentro dos poemas. A escolha de palavras e de temas, citações e diálogos com outras obras poéticas. A exatidão da palavra, a palavra inventada e a palavra apreendida, e a forma como estas saltam do pensamento X sentimento dx poeta no papel. De onde partir/ aonde ir. Como começar a escrever o que desejamos escrever?

6º encontro: O VERSO E O RITMO

Das palavras que lançamos de nós para dentro dos poemas e como esse caminho se faz dentro do verso. A voz, o canto, o corte, o tempo, a melodia e o fluxo na construção de um verso. O falado dentro do escrito. A frase, a sentença, a oração, os cânticos e as ladainhas. O diálogo da poesia com a música popular. Dos provençais aos rappers. Dos diálogos platônicos aos slams contemporâneos. Como cantar o que desejamos cantar no poema?

7º encontro: O POEMA E O MUNDO

A disposição e consolidação dos caminhos do verso na composição do poema. Do amontoado de palavras, passando pelos escombros dos versos, até à construção do poema, o monte e a ponte de onde fala o poeta. A pergunta é o que faz de um poema, um poema, e não como se faz um poema. O procedimento, o estilo, a concisão e o testemunho na criação. Hoje é um dia comum, mas também raro, por que não escrever um poema?

8º encontro: LEITURA EM VOZ ALTA e comentários dos poemas feitos na primeira parte do curso.

9º encontro: A VOZ E O PASTO

O canto anterior ao versos, a elocução e o profecia, o dito e o não dito, os augúrios da composição. O canto dos pássaros, o canto do vento, o canto das árvores. A voz do coração, a voz do povo, a voz de Deus. O grito, o desabafo e os áudios de celular. O poema como partitura de um instrumento que repousa dentro do corpo de cada pessoa – a voz que nasce na garganta e se fermenta na boca. O ouvir-se para dizer-se. Em voz alta?

10º encontro: A MESCLA

A forma e a confecção do tecido do poema. Procedimentos de leitura, colagem e incorporação de outros gêneros literários como diário, ensaio, crônica e dramaturgia; também com a performance, a videoarte, o cinema e as artes visuais. O poema como modo de diálogo e despacho interlocutório. A paisagem do poema tentando se aproximar das formas alheias e do mundo, dando-lhe novas dimensões. Escrever é dedicar?

P.s: Dois encontros estão voltados exclusivamente para a leitura dos exercícios feitos em casa, o que não impede de serem lidos em outros dias, caso sobre tempo.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professora

BRUNA BEBER (1984) nasceu em Duque de Caxias (RJ) e vive em São Paulo desde 2007. É escritora, tradutora e mestre em Teoria e História Literária pela Unicamp. Traduziu livros de Louise Glück, Shakespeare, Sylvia Plath, Edna St. Vincent Millay, Mary Gaitskill, Eileen Myles, Lewis Carroll, Dr. Seuss, Agatha Christie, Neil Gaiman, entre outros. É autora de cinco livros de poesia, entre eles Rua da Padaria (Record, 2013) e Ladainha (2017, Record). É também autora do livro de ensaios Uma encarnação encarnada em mim – Cosmogonias encruzilhadas em Stella do Patrocínio (José Olympio, 2022) e de um infantil sobre identidade de gênero, Zebrosinha (Galerinha, Record, 2013). Seus poemas já foram publicados em antologias na Argentina, Brasil, Espanha, Estados Unidos, México e Portugal. Participou como autora convidada de diversos eventos literários no Brasil e no exterior, tais como a FLIP (Festa Literária Internacional de Paraty), em 2013 e 2020, e a Göteborg Book Fair 2014, na Suécia, integrando o grupo de escritores que representaram o Brasil.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA