OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

By 23 de junho de 2020 Cursos
 

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

Nossa crença é a de que não se trata apenas de dom, talento.
Nossa crença é a de que toda pessoa pode
escrever bons e significativos poemas

Horas/Aula
16h de videoaulas
Início
11.08.2020
Dias
11, 13, 18, 20, 25 e 27 de agosto — 01 e 03 de setembro
Modalidade
EaD ao Vivo

Descrição

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende… Não é o caso trazer número nenhum de tiragem ou balanço de editora, porque o objetivo dessa oficina, especificamente, não é a venda — há outros cursos muito bons para isso. O caso é o de afirmar que a poesia segue viva, bem viva! Existem editoras de sucesso que lançam principalmente obras de poetas. Grandes editoras tem um catálogo respeitado do gênero, com êxitos recentes como as obras de Leminski e Ana C. Ou seja: tem bastante gente no jogo, escrevendo, publicando, lendo poemas. Além disso, poesia não se manifesta somente em versos, mas também na prosa de ficção, até na não-ficção.

Escrever poemas, buscar a poesia, é prática que ensina a condensar, a encontrar o que é mais forte e importante no seu texto.

A ideia central do curso é sempre conversar sobre o fazer poético a partir de textos dos mais diversos autores, de tempos diferentes, para tornar mais prática e prazerosa a oficina. E escrever! Versos provocados durante os encontros e principalmente poemas escritos entre uma e outra aula ajudam a encontrarmos nosso tom, a explorar outras possibilidades.

Público alvo

Iniciantes, principalmente, e iniciados que desejam testar novos caminhos ou mesmo estar entre interessados pela mesma paixão.

Objetivo

O principal objetivo é que você amplie seus horizontes e tenha elementos para se encontrar na escrita de poemas. Nossa crença é a de que não se trata apenas de dom, talento. Nossa crença é a de que toda pessoa pode escrever bons e significativos poemas.

Conteúdo

Dois módulos de quatro encontros cada, sendo que o primeiro concentra aspectos mais teóricos e o segundo, mais práticos.

Módulo I

  • Poesia e poema significam a mesma coisa?
  • Os elementos do poema
  • Inspiração X trabalho
  • Poética — o seu caminho na poesia
  • Ler como um autor
  • O poder das metáforas
  • O que se espera da poesia?
  • Breve história da poesia no Brasil

Módulo II

  • Leitura atenta de poemas de diversos autores consagrados e de diferentes épocas
  • Escrita a partir de diversas provocações e exemplos, com leitura do professor e devolutivas por escrito (a produção dos participantes já está presente no módulo I, mas se intensifica no II)
  • Poética — as escolhas que os autores fazem, temáticas e formas
  • Sarau

Formas de pagamento

  • Cartão de crédito, via pagseguro: 10 parcelas
  • Boleto: 3 parcelas
  • À vista via transferência bancária.

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

André Argolo

46 anos, é mestrando no IEB/USP, formado em Jornalismo e pós-graduado em Formação de Escritores e Especialistas em Criação de Textos Literários (Inst. Vera Cruz). Tem dois livros de poemas publicados, Vento Noroeste (Patuá, 2014) e Bazar (Ateliê de Palavras, 2017), além da participação nas antologias de contos Realidades voláteis & Vertigens radicais (Alink, 2019) e Vai ficar tudo bem (Storytel, 2020). Trabalha como redator, documentarista em vídeo, ghostwriter, professor de escrita literária/especialidade poesia, apresentador do programa PublishNews Entrevista e resenhista do jornal literário Rascunho. Por 20 anos atuou como repórter em jornais e redes de televisão.

*Participação especial do professor, jornalista e poeta Alessandro Padin, para falar da escrita de sonetos.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA