Master em Vendas e Marketing de Livros

By 10 de março de 2019 maio 2nd, 2019 Cursos
 

MASTER EM VENDAS E MARKETING DE LIVROS

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo
tornar o participante apto a compreender e operar os principais
canais de venda e como fazer um marketing efetivo.

Horas/Aula
24 Horas
Início
11.06.2018
Dias
Terças e quintas das 19h às 21h10
Modalidade
EaD Gravado

Descrição

Por trás de uma venda, existe um processo, uma série de passos a serem observados. Sem criarmos esse método de trabalho, não somos capazes de gerenciar os diferentes aspectos da venda e, consequentemente, nosso desempenho em cada um deles.

No mercado de livros existem muitos mercados compradores, não apenas um, e atuar em cada um desses canais requer do vendedor um processo diferenciado. Não se deve aplicar uma mesma abordagem de vendas para múltiplos canais, pois os motivadores de compra são diferentes em cada um deles. Os decisores também são diferentes. Para uns, o preço é fundamental; para outros, o determinante é o produto.

Também é importante ter em mente que as editoras atuam tanto no mercado B2B (vendas de empresa para empresa) quanto no mercado B2C (vendas de empresa para o consumidor final). Nesse sentido, a atuação do mercado B2B só é possível porque existe um mercado consumidor final que é atendido pela empresa cliente da editora.

Logo, se o consumidor final não está ávido pelo seu produto, por mais eficiente que seja o vendedor da editora (mercado B2B) ou o vendedor do ponto de venda (mercado B2C), será difícil efetivar vendas elevadas. Disso decorre que o marketing do produto é essencial para o sucesso comercial de toda a cadeia. Tornar seu livro desejado é um fator determinante para uma alta performance em vendas.

Explicar como funcionam os principais canais de venda do mercado editorial, e seus processos, e como se realiza um marketing assertivo é o objetivo final do curso Master em Vendas e Marketing de Livros.

Estruturado em dois módulos – vendas e marketing –, o curso dará aos alunos a oportunidade de conhecer com profundidade as características dos principais mercados de venda de livros, e como fazer um marketing que desperte o desejo do consumidor final. Isso tudo, com o apoio de profissionais experientes.

No módulo de vendas, o aluno verá como funciona o canal de livrarias, o de vendas para governo, o de porta a porta, o de distribuidores, o de divulgação escolar e também aprenderá como funciona um clube de assinaturas.

No módulo de marketing, explicaremos como fazer assessoria de imprensa, como elaborar uma estratégia nas redes sociais e como funciona o marketing no ponto de venda.

Esse curso on-line e ao vivo, com 24 horas de duração, ajudará os alunos a entender toda a complexa cadeia de comercialização do livro – tanto na venda B2B como na venda B2C.

Objetivo

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo.

Conteúdo

Módulo 1: Vendas 

Aula 1 – Venda para livrarias

Aula 2 – Vendas para governo

Aula 3 – Vendas por distribuidores

Aula 4 – Vendas diretas

Aula 5 – Divulgação escolar

Aula 6 – Clube de assinaturas 

 

Módulo 2: Marketing

Aula 7 – Assessoria de imprensa

Aula 8 – Redes sociais

Aula 9 – Marketing nos pontos de venda

Professores

Clara Dias
Clara Dias é formada em jornalismo pela PUC-SP e trabalha com comunicação há nove anos. Foi coordenadora de comunicação da Companhia das Letras por oito anos. Atualmente é assessora de imprensa do Instituto Italiano de Cultura e da Relicário Edições, e coordenadora de conteúdo da Editora Carambaia.

Diego Drumond
Atua na área editorial há 21 anos, acumulando experiências ao dirigir negócios nos mais diversos segmentos do mercado, desde os focados em programas governamentais aos que se dedicam a livrarias, bancas, sebos, supermercados, assinaturas, feiras, pontos de conveniência, atacado, catálogos, televendas e porta a porta. Formado em Ciências Econômicas e pós-graduado em Marketing e Vendas, atualmente é Diretor comercial das Editoras Girassol Brasil e Faro Editorial, vice-presidente de comunicação da ABDL – Associação Brasileira de Difusão do Livro, que congrega empresas de venda direta de livros, conselheiro fiscal na CBL – Câmara Brasileira do Livro e na FNLIJ – Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil.

Luciana Borges
Graduada em Pedagogia pela UERJ, pós-graduada em Pedagogia empresarial e Marketing pela Universidade Candido Mendes, também cursou MBA em Gestão Empresarial pela FGV RJ.
Com 24 anos de experiência no mercado editorial, já trabalhou nas principais editoras do país começando sua carreira na Ediouro Publicações. Gerenciou o departamento comercial da Editora Bertrand Brasil e foi gerente comercial e marketing na Editora Nova Fronteira. Na Editora Objetiva criou o departamento de vendas governamentais e depois passou à diretoria comercial. Atuou na fusão das Editoras Objetiva e Companhia das Letras quando assumiu a diretoria comercial do Grupo Companhia das Letras, onde trabalha até hoje. Com grande experiência nas áreas comercial, marketing e vendas institucionais foi responsável por grandes equipes e projetos importantes.

Luciana Fracchetta
Jornalista formada na Universidade Mackenzie. Como repórter trabalhou na MTV e nos portais iG e Terra. Também passou pela agência Ideal H+K, onde participou da criação e implementação das redes sociais da GE (General Electric) no Brasil e ministrou um curso sobre Marketing Digital, no Espaço Cult, em São Paulo. Há 7 anos atua como coordenadora de marketing digital na Aleph, editora especializada em livros de ficção científica, fantasia e cultura pop em geral.

Renata Nakano
Atua há 15 anos no mercado editorial, é mestre em Literatura, Cultura e Contemporaneidade pela PUC – Rio, Bacharel em Comunicação Social e Produção Editorial pela Anhembi Morumbi, e, possui um MBA em Gestão de Negócios pelo IBMEC. Foi cofundadora da Edições de Janeiro, criada em janeiro de 2014, onde desenvolveu uma linha de negócios de livros infantis e juvenis. Desenvolveu a linha de infantis da Casa da Palavra, braço editorial da multinacional Leya. Atualmente, trabalha na Alaúde e é uma das idealizadoras do clube de leitura infantil Quindim.

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