Marketing para Escritores: Construindo uma Carreira Literária de Sucesso

By 19 de janeiro de 2021 junho 13th, 2024 Cursos, Todos
 
 

MARKETING PARA ESCRITORES:
CONSTRUINDO UMA CARREIRA LITERÁRIA DE SUCESSO

Nosso curso tem como objetivo capacitar escritores a enxergarem o marketing
como uma ferramenta essencial para alcançar seus objetivos, independentemente de sua
atuação no meio literário ou editorial.

Horas/Aula
16 Horas
Início
18.11.2024
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
18, 25 e 27 de Novembro
02, 04, 09, 11 e 16 de Dezembro
Das 19h às 21h10

Descrição

Ao concluir seu livro, escritores enfrentam um desafio crucial: como destacar-se e atrair a atenção de editoras e leitores em um mercado literário competitivo?

O cenário editorial é rigoroso, e conquistar leitores é tão desafiador quanto a publicação em si. No entanto, neste curso, vamos além do convencional. Abordaremos estratégias personalizadas para romper com o comum e se destacar no cenário literário.

A chave do sucesso está na criação de uma estratégia de marketing adaptada especificamente para você e para sua carreira literária. Durante oito encontros, exploraremos teorias fundamentais, aplicando-as diretamente ao mercado literário e revelando os “quickwins” – ganhos rápidos, mas significativos, como definido pelas consultorias estratégicas internacionais.

Objetivo

Nosso curso tem como objetivo capacitar escritores a enxergarem o marketing como uma ferramenta essencial para alcançar seus objetivos, independentemente de sua atuação no meio literário ou editorial.

Conteúdo

1º encontro: Livros e seus leitores

  • Apresentação do professor
  • Visão geral do curso
  • Teoria: A função (estratégica) do marketing
  • Teoria: Os 5 Ps do marketing
  • Aplicação: Foco no produto (qualidade do texto, evolução constante)
  • Aplicação: Foco no público (público-alvo, testes e aprendizados, refinando definições)
  • Aplicação: Foco na promoção
  • Quickwin: o momento certo para pensar no marketing do seu livro

2º encontro: Quem é você ou quem deseja ser

  • Teoria: Posicionamento de marca
  • Teoria: Marketing de relacionamento e fidelização de leitores
  • Aplicação: A curva de vendas
  • Aplicação: A carreira do escritor (visão de longo prazo, direitos autorais)
  • Aplicação: Um autor autêntico e memorável
  • Quickwin: Qual é o seu diferencial?

3º encontro: Como e com quem caminhar

  • Teoria: O plano de marketing do seu livro
  • Aplicação: Formas de publicação e o agenciamento literário
  • Aplicação: O caminho do escritor independente
  • Aplicação: Construindo um portfólio literário consistente
  • Quickwin: Erre à vontade

4º encontro: Entre letras, imagens, algoritmos

  • Teoria: Marketing digital e as redes sociais
  • Teoria: O marketing de conteúdo
  • Aplicação: A presença digital sólida
  • Aplicação: Os posts que engajam e os posts que instigam senso de comunidade
  • Quickwin: Onde publicar seu conteúdo?

5º encontro: É um mercado, é um mercado, é um mercado

  • Teoria: O funil de vendas do seu livro
  • Aplicação: Marketing de conteúdo como construção de funil
  • Quickwin: Como atrair o topo do funil?
  • Aplicação: A estratégia de lançamento
  • Quickwin: Criando picos de vendas: a pré-venda e a noite de autógrafo

6º encontro: Quem não comunica…

  • Teoria: O plano de comunicação do autor
  • Teoria: O valor da consistência
  • Aplicação: Comunicando valor
  • Aplicação: A publicidade paga e a espontânea
  • Quickwin: Cavando entrevistas, lives e podcasts

7º encontro: Conhecer o terreno

  • Teoria: Pesquisa de mercado
  • Aplicação: O mercado literário nacional
  • Aplicação: O que outros escritores estão fazendo?
  • Aplicação: Networking em eventos e feiras
  • Quickwin: Boas práticas para escritores

8º encontro: Aguçando os sentidos

  • Teoria: Marketing holístico no sucesso de longo prazo
  • Aplicação: Encontrando novas oportunidades
  • Aplicação: Construção de parcerias
  • Aplicação: A visão holística da carreira do escritor
  • Quickwin: O poder da reciprocidade

Mensagem final

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professora

BRUNO CRISPIM

Autor de “O Segundo Caçador” (ed. Edufes), romance vencedor do Prêmio UFES de Literatura e de “Kaito: reze por uma boa morte” (ed. Ronin), fantasia urbana que se passa no Japão e que foi eleita livro do ano pelo Prêmio Book Brasil. É mestrando em Escrita Criativa pela PUC-RS.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA