Literatura Infantojuvenil: Oficina Literária com Marcelo Maluf

By 21 de janeiro de 2021 julho 18th, 2024 Cursos, Todos
 
 

LITERATURA INFANTOJUVENIL:
OFICINA LITERÁRIA COM MARCELO MALUF

O curso tem como objetivo aprimorar técnicas de escrita literária, ampliar o
repertório cultural, desenvolver a escrita criativa. Dar aos participantes ferramentas básicas
para a construção de uma narrativa ficcional em literatura infantojuvenil.

Horas/Aula
16 horas-aula
Início
16.09.2024
Modalidade
EAD ao Vivo
Dias
16, 18, 23, 25 e 30 de Setembro
02, 07 e 14 de Outubro
Segundas e quartas
Das 19h às 21h10

Descrição

Muito se fala nessa história do que é escrever para crianças. Afinal, existem regras? Como lidar com os temas, com a forma? A verdade é que boa literatura não tem idade, muito menos limites, além do bom senso. Como disse, certa vez, a neta de Tatiana Belinky: “Se não faz rir, ou chorar, ou ter medo, ou ter raiva, não interessa”.

Para escrever literatura infantojuvenil, é preciso despir-se de opiniões já estabelecidas, está mais afinado com subversão do que com sistema de regras, com identificação, aproximação a partir do que somos. Com a energia criativa de quando éramos crianças, pré-adolescentes, com o despertar da diversão, da sensibilidade, da curiosidade e da imaginação.

É preciso humor, é preciso fantasia, é preciso se entregar, dar o melhor de si. Neste sentido o texto literário dedicado aos pequenos leitores, ou não tão pequenos assim, aproxima-se, às vezes, do texto poético, do fantástico, do mistério, do humor, pelo princípio de experiência e potencialidade inerente a sua essência imaginosa e delirante.

É claro que nem sempre os textos precisam ir por esse caminho, textos mais realistas também tem o seu lugar garantido. O que não se pode perder para nenhuma literatura é o despertar do sensível; início e abertura de toda e qualquer produção artística.

A partir da leitura atenta de autores clássicos, modernos e contemporâneos da LIJ, o escritor Marcelo Maluf irá propor aos participantes a produção de textos, a fim de trabalhar caminhos e possiblidades para a escrita da ficção infantojuvenil.

Objetivo

Aprimorar técnicas de escrita literária, ampliar o repertório cultural, desenvolver a escrita criativa. Dar aos participantes ferramentas básicas para a construção de uma narrativa ficcional em literatura infantojuvenil.

Conteúdo

No presente curso investigaremos alguns aspectos fundamentais da literatura infantojuvenil:

  • Se não faz rir, ou chorar, ou ter medo, ou ter raiva, não interessa! Caminhos e possibilidades da LIJ. O que vem a ser escrever para crianças? As três maneiras de C.S. Lewis e o conselho de Roald Dahl. Ousadia, atrevimento e correr riscos.
  • O narrador em volta da fogueira: A arte de contar histórias. A procura de uma boa história: Motivação/Tema/Gênese: Lendas, contos populares e mitos. Memória e Infância.
  • A dinâmica da narrativa: conexão com a infância, a importância do planejamento e dos diálogos.
  • Personagens e enredo na literatura infantojuvenil: Trama, heróis e vilões.
  • As possibilidades e usos do humor: o humor suave na reinvenção do cotidiano, o nonsense e o jogo de palavras e ideias.
  • O imaginário Fantástico: O insólito, a fantasia e o realismo fantástico.
  • Lugares e seres imaginários: Territórios e criaturas.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas (enviar email para secretaria@labpub.com.br)
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% (enviar email para secretaria@labpub.com.br)

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professor

Marcelo Maluf

Marcelo Maluf é escritor e professor de criação literária. Mestre em Artes pela Unesp. É romancista, contista e autor de livros infantojuvenis. Seu primeiro romance “A imensidão íntima dos carneiros” (2015), foi finalista do prêmio APCA (2015), do Prêmio Jabuti (2016) e vencedor do Prêmio São Paulo de Literatura (2016). Entre os seus livros para crianças, estão: O coração que saiu pela boca (Camaleão/Alta books, 2023), Você já olhou para o céu? (Elo, 2023) livro finalista do 17º Prêmio Barco a Vapor, O mistério de todas as coisas (Abacatte Ed. 2022) As mil e uma histórias de Manuela (Autêntica, 2013), Meu pai sabe voar (FTD, 2009) escrito em parceria com Daniela Pinotti, entre outros.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA