Liderança e gestão de equipes: do autoconhecimento à formação de times de alta performance

By 25 de janeiro de 2019 março 25th, 2024 Todos
 

LIDERANÇA E GESTÃO DE EQUIPES:
DO AUTOCONHECIMENTO À FORMAÇÃO DE TIMES DE ALTA PERFORMANCE

O curso Liderança e Gestão de Equipes: do autoconhecimento
à formação de times de alta performance tem como
objetivo tornar o participante apto a desenvolver sua capacidade de
liderança e a realizar a gestão de equipes de maneira eficiente

Horas/Aula
18 Horas
Início
08.07.2019
Dias
08/07 a 07/08, conteúdo semanal.
Modalidade
EaD gravado

Descrição

Todo profissional em algum momento da carreira terá que exercer o papel de líder.

Mesmo aqueles que trabalham sem vínculo formal com alguma organização necessitam liderar e gerir equipes. Apesar disso, raras são as pessoas que se preparam para tal papel. Em geral, eles nem sabem o que se espera de um líder.

Liderar, nas palavras da especialista Linda Hill, é antes de tudo usar a si mesmo como um instrumento para fazer com que as coisas aconteçam. Para tal é fundamental um exercício constante de autoconhecimento aliado ao aprendizado de técnicas que auxiliam na formação de equipes de alta performance, pois entregar resultados acima do esperado agindo sozinho é uma tarefa penosa e limitante.

Para auxiliar os profissionais a se tornarem líderes, a LabPub criou o curso Liderança e Gestão de Equipes: do autoconhecimento à formação de times de alta performance.

Estruturado em 10 módulos, o curso abrangerá alguns dos temas mais importantes para a formação de um líder: como construir equipes de alta performance, como dar feedback, como identificar seu estilo de liderança, mapeamento de potencial, como montar seu Plano de Desenvolvimento Individual, dentre outros.

Tema importante para o desenvolvimento pessoal, a Inteligência Emocional terá destaque durante o programa. Afinal, os estilos pessoais de ótimos líderes variam: alguns são discretos e analíticos, outros expansivos e generalistas. Porém, os lideres mais eficazes são semelhantes em um aspecto crucial: todos possuem um alto grau de Inteligência Emocional. Este será um assunto tratado em diversos momentos do curso, possuindo inclusive um módulo específico.

Este curso on-line, com 18 horas de videoaulas, ajudará os alunos a entender os principais aspectos que envolvem o exercício da Liderança e da Gestão de Equipes. E tudo amparado em uma rica bibliografia de grandes especialistas em Liderança como Ram Charan e Daniel Goleman

Objetivo

O curso Liderança e Gestão de Equipes: do autoconhecimento à formação de times de alta performance tem como objetivo tornar o participante apto a desenvolver sua capacidade de liderança e a realizar a gestão de equipes de maneira eficiente.

O curso abordará:

  • O trabalho em equipe e a gestão de relacionamentos eficazes
  • Estilos gerenciais e pipeline de liderança
  • Modelos de carreira: estratégias para autodesenvolvimento e para a gestão de colaboradores.
  • Planos de desenvolvimento individual.
  • Cultura digital e mudança de mindset.
  • Inteligência emocional no ambiente de trabalho.
  • Mapeamento de potenciais e competências para aumentar a performance.
  • Direcionamento de carreira.
  • Feedback.
  • Negociação e resolução de conflitos.

Fatores de motivação no ambiente de trabalho

Conteúdo

Módulo 1: Como construir equipes de alta performance

Explicar os conceitos essenciais do trabalho em equipe, compreender os estágios de desenvolvimento de equipes e a construção de relacionamentos eficazes. Os alunos irão conhecer as 6 dimensões das equipes e como gerenciar seus relacionamentos por meio da confiança e concordância, fatores de comportamentos determinantes para identificar a posição de pessoas importantes para o sucesso de um projeto. Irão conhecer ferramentas de contratação de metas e competências para obter a alta performance.

Bibliografia:  Gente de resultados: manual prático para formar e liderar equipes enxutas de alta performance, Eduardo Ferraz, Ed. Planeta; Pipeline de desempenho: como atingir o desempenho certo em qualquer nível de liderança, Stephen Drotter, Ed. Campus.

Módulo 2: Estilos de liderança, como identificar o seu perfil de liderança e como elaborar sua trilha de desenvolvimento

Proporcionar uma real visualização dos estilos gerenciais e capacitar os alunos a compreenderem a efetividade e os riscos de cada um dos estilos, a fim de que possam identificar qual é o seu estilo e utilizá-los eficazmente nas diferentes situações do dia a dia. Entender os distintos papéis e os desafios da transição segundo o Pipeline de liderança de Ran Charam.

Bibliografia: Pipeline de liderança: o desenvolvimento de líderes como diferencial competitivo, Ram Charan, Ed. Sextante.

Módulo 3: Âncoras de carreira e os conceitos de carreira utilizadas nas organizações

Compreender os conceitos de carreira (tipos de carreira: I, Y e W) para facilitar o autogerenciamento da carreira, tornando os profissionais protagonistas no seu processo de desenvolvimento. Ajudará aqueles que são líderes a entender os papéis de suas equipes dentro do estilo de carreira utilizada em suas organizações, facilitando o gerenciamento de pessoas e as expectativas de suas equipes em relação ao crescimento profissional.

Bibliografia: Gestão de carreira: a pessoa, organização e as oportunidades, Joel Souza Dutra, Ed. Atlas.

Módulo 4: Plano de desenvolvimento individual

Como construir o seu plano de desenvolvimento individual baseado na metodologia de aprendizagem 70, 20 e 10 para construção de PDIs. 70% do processo de aprendizagem é oriundo da experiência/prática, 20% está relacionado com o compartilhamento e com a interação com outras pessoas e 10% está ligado à teoria, cursos, etc. Este módulo proporcionará aos alunos ferramentas para construir o seu próprio PDI para acelerar o atingimento de seus objetivos profissionais, com ou sem muitos recursos financeiros.

Bibliografia: Educação corporativa e aprendizagem. As práticas pedagógicas na era do conhecimento, Eleonora Jorge Ricardo, Ed. QualityMark.

Módulo 5: Cultura digital e mudança de mindset

Explicar a mudança que está acontecendo no mundo em função da era digital, o impacto nas empresas, nas carreiras e profissões no mundo. Explicar o que é cultura digital e como devemos aprender a lidar com a transformação digital, entender como temos atuado frente a essa quantidade de informações e mudanças. E rever nossos modelos mentais (são pressupostos profundamente arraigados, generalizações, ilustrações, imagens ou histórias que influem na nossa maneira de compreender o mundo e nele agir) para revermos nossa maneira de pensar nesta nova realidade. 

Bibliografia:  Mindset: a nova psicologia do sucesso, Carol S. Dweck, Ed. Objetiva; Transformação digital: repensando o seu negócio na era digital, David L Rogers, Ed. Autêntica Business; A quinta disciplina: arte e prática da organização que aprende, Peter Senge, Ed. Best Seller.

Módulo 6: O impacto da inteligência emocional no trabalho

Explicar o que é inteligência emocional e a importância de como nos percebemos, expressamos, desenvolvemos e mantemos relações sociais, lidamos com desafios e usamos informações emocionais de um jeito efetivo e com significado. Quando temos nossa inteligência emocional desenvolvida, podemos criar o papel profissional mais saudável e produtivo, focando no que realmente importa para nós, nosso negócio ou para a organização a que pertencemos.

Bibliografia: Inteligência Emocional – A teoria revolucionária que redefine o que é ser inteligente, Daniel Goleman, Ed. Objetiva; Trabalhando com a Inteligência Emocional, Daniel Goleman, Ed. Objetiva.

Módulo 7: Mapeamento de potencial e competências para aumentar a performance e direcionar a carreira

Como e o por que os profissionais precisam identificar seus pontos fortes e com necessidade de desenvolvimento por meio do autoconhecimento e como as ferramentas de assessments podem ajudar e acelerar esse processo. Com esse conhecimento o aluno poderá traçar um plano de ação e um de desenvolvimento individual a partir do seu potencial, aumentando sua performance em busca de seus objetivos.

Bibliografia: Competências: conceitos, métodos e experiências, Joel Souza Dutra, Maria Tereza Leme Fleury, Roberto Ruas, Ed. Atlas.

Módulo 8: Como dar feedback construtivo e melhorar desempenhos

Compreender a importância do feedback como um instrumento de gestão, fornecer técnicas e dicas que auxiliem o participante a aperfeiçoar suas habilidades em fornecer e receber feedback, aumentando assim o seu autoconhecimento e desempenho. 

Bibliografia: Obrigada pelo feedback, Sheila Heen e Douglas Stone, Portfolio-Penguin; A arte de dar feedback, Harvard Business Review, Ed. Sextante; Feedback corporativo: como saber se está indo bem, Simoni Missel, Ed. Saraiva. 

Módulo 9: Negociação e resolução de conflitos

Conceituar o que é negociação e suas estratégias. A negociação, como forma de mediação dos conflitos, consiste exatamente na escolha e na implementação das estratégias mais adequadas para se lidar com cada tipo de situação. Para a resolução eficaz dos conflitos, torna-se necessário compatibilizar alguns passos essenciais a serem seguidos e definir estratégias de negociação a serem adotadas.

Bibliografia: Negociação e conflito, Francisco Gomes de Matos, Ed. Saraiva.

Módulo 10: Identificar fatores facilitadores da motivação e as situações que promovem desmotivação

Definir o que é motivação, ciclo motivacional, sua satisfação de acordo com a pirâmide das necessidades de Maslow e a relação da satisfação com o trabalho. Explicar os tipos de crises nas organizações que podem afetar a motivação nos profissionais.

Bibliografia: Motivação, Cecilia Bergamini, Ed. Atlas; Psicodinâmica organizacional, Bergamini, C. e Coda R., Ed. Atlas; Comportamento Organizacional,  Robbins, S. P. Ed. Pearson

Professores

Akemi Shida

É graduada em Psicologia pela Universidade São Marcos, possui Pós-graduação em Psicodrama Sócio Educacional pela Associação Brasileira de Psicodrama e Sociodrama e MBA em Gestão Estratégica de Negócios pelo Centro Universitário das Faculdades Metropolitanas Unidas. Possui mais de 15 anos de experiência profissional na área de recursos humanos em empresas com FTD Educação, Rede Globo, Banco Itaú e Energias do Brasil. Possui experiência internacional em Angola, trabalhou por 4 anos na Noroeste Engenharia, sendo responsável pela área de recrutamento e seleção de expatriados, onde teve a oportunidade de selecionar engenheiros e especialistas em todo o Brasil, Peru, Argentina, Colômbia, Portugal e Congo. Reestruturou toda a área de treinamento e desenvolvimento e foi incumbida na certificação da primeira empresa do País de Angola a obter o selo ISO, Certificação Internacional emitido pela TÜV Nord – Alemanha. Atualmente é Especialista em Desenvolvimento Humano e Organizacional na FTD Educação, atua como Coach Executivo e de Carreiras, é Escritora, Palestrante e trabalha com treinamentos e palestras em todo território nacional conduzindo programas de desenvolvimento de líderes.

É coautora dos livros: Desperte sua melhor versão, A arte de brilhar, 120 Sacadas para a vida pessoal e profissional sem contraindicações

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