Descrição
Este curso prático é projetado para profissionais do mercado editorial que buscam integrar ferramentas de Inteligência Artificial em sua rotina de trabalho para otimizar processos, desde a revisão de textos até a gestão de projetos editoriais e produção gráfica. Através de videoaulas ao vivo, estudos de caso e exercícios práticos, os participantes aprenderão a aplicar as mais recentes tecnologias de IA de forma eficaz, visando melhorar a produtividade, a criatividade e facilitar a inovação no ambiente editorial.
Em cada módulo, exercícios práticos reforçarão o aprendizado. A interação ao vivo, via chat, permite aos participantes esclarecer dúvidas em tempo real, além de promover a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas do mercado editorial.
O aluno será incentivado a apresentar um projeto prático que inove o seu trabalho editorial, a ser apresentado ao final do curso.
Possuir noções básicas de ia ajudará o participante a aproveitar o curso em sua totalidade.
Público alvo
Editores, redatores, revisores e tradutores de livros.
Objetivo
Tornar o aluno ciente das possibilidades de uso das inteligências artificiais para melhorar os processos de editoras de livros.
Conteúdo
Módulo 1: Introdução à Inteligência Artificial no Mercado Editorial
- Visão geral das aplicações de IA no mercado editorial.
- A revolução causada pela IA generativa e o impacto no mercado editorial
- Análise de algumas ferramentas de IA e seleção das principais para uso no curso
- Apresentação de um projeto prático inovativo a ser construído pelos alunos ao longo do curso
Módulo 2: IA na Revisão e Edição de Textos
- Ferramentas de IA para correção gramatical e estilística.
- Engenharia de prompts para análise de texto e revisão
- IA na detecção de plágio e originalidade do conteúdo.
- Automatização da revisão de textos acadêmicos e técnicos.
Módulo 3: IA na Avaliação de Manuscritos e Direitos Autorais
- Ferramentas de IA para análise e seleção de manuscritos.
- Aplicações de IA na gestão de direitos autorais e contratos.
- Discussão: Ética e IA na decisão editorial.
Módulo 4: Uso da IA na tradução de textos
- Principais Ferramentas de Tradução Automática
- Engenharia de prompts para traduções com IA
- Avaliação da Qualidade da Tradução Automática
- Ética e legislação no uso da IA para tradução de textos
Módulo 5: Gestão de Projetos Editoriais com IA
- Aplicações de IA na organização e planejamento de projetos.
- Engenharia de prompts para criação de planejamentos
- Ferramentas preditivas para análise de tendências de mercado.
- Uso de IA na otimização de cronogramas editoriais.
Módulo 6: Inovação em Produção Gráfica
- Uso de IA na criação e adaptação de imagens e designs
- Engenharia de prompts para criação de imagens
- Automação com IA na diagramação de conteúdos
- Construção de um fluxo de produção otimizado impresso-digital
Aula 7: Aplicando IA no marketing
- Criação estratégias de marketing com IA
- Personalização e criação de Conteúdo para campanhas de marketing
- Melhorando o Engajamento e a Experiência do Cliente
- Medição de Resultados e Análise de Desempenho
Aula 8: Desenvolvimento de Competências com IA
- IA no aprendizado de inglês instrumental para profissionais editoriais.
- Ferramentas de IA para aprimoramento de habilidades em gramática e estilo.
- Workshop: Personalizando sua ferramenta de aprendizagem com IA.
Aula 9: Conclusão e Projeto Final
- Revisão dos conceitos e ferramentas apresentados.
- Apresentações dos projetos dos alunos e feedback.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professor
JOSÉ FERNANDO TAVARES
É especialista em produtos digitais com mais de 15 anos de experiência no mercado editorial, especializado em tecnologia para negócios e Inteligência Artificial para produtividade. Tem certificação EXIN BCS Artificial Intelligence Foundation. Fundou a Booknando, empresa especializada em publicações digitais acessíveis e a Volyo Audiobooks, focada na produção de audiolivros com uso de Inteligência Artificial. Com formação humanística, busca utilizar a tecnologia para melhorar o mundo. Tem paixão por vinhos e pelo aprendizado diário.