Inteligência Artificial na produção editorial: um guia prático para utilização na Revisão de Texto, Tradução, Avaliação de Manuscritos, Produção Gráfica e Marketing

By 22 de janeiro de 2021 julho 22nd, 2024 Cursos, Todos
 
 

INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NA PRODUÇÃO EDITORIAL:
UM GUIA PRÁTICO PARA UTILIZAÇÃO NA REVISÃO DE TEXTO, TRADUÇÃO, AVALIAÇÃO DE MANUSCRITOS, PRODUÇÃO GRÁFICA E MARKETING

Este curso prático é projetado para profissionais do mercado editorial que buscam integrar ferramentas de Inteligência
Artificial em sua rotina de trabalho para otimizar processos, desde a revisão de textos até a gestão de
projetos editoriais e produção gráfica.

Horas/Aula
18 Horas
Início
02.08.2024
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
02, 06, 08, 09, 13, 20, 22, 23 e 27 de Agosto
Terças, quintas e sextas
Das 19h às 21h10

Descrição

Este curso prático é projetado para profissionais do mercado editorial que buscam integrar ferramentas de Inteligência Artificial em sua rotina de trabalho para otimizar processos, desde a revisão de textos até a gestão de projetos editoriais e produção gráfica. Através de videoaulas ao vivo, estudos de caso e exercícios práticos, os participantes aprenderão a aplicar as mais recentes tecnologias de IA de forma eficaz, visando melhorar a produtividade, a criatividade e facilitar a inovação no ambiente editorial.

Em cada módulo, exercícios práticos reforçarão o aprendizado. A interação ao vivo, via chat, permite aos participantes esclarecer dúvidas em tempo real, além de promover a troca de experiências entre profissionais de diversas áreas do mercado editorial.

O aluno será incentivado a apresentar um projeto prático que inove o seu trabalho editorial, a ser apresentado ao final do curso.

Possuir noções básicas de ia ajudará o participante a aproveitar o curso em sua totalidade.

Público alvo

Editores, redatores, revisores e tradutores de livros.

Objetivo

Tornar o aluno ciente das possibilidades de uso das inteligências artificiais para melhorar os processos de editoras de livros.

Conteúdo

Módulo 1: Introdução à Inteligência Artificial no Mercado Editorial

  • Visão geral das aplicações de IA no mercado editorial.
  • A revolução causada pela IA generativa e o impacto no mercado editorial
  • Análise de algumas ferramentas de IA e seleção das principais para uso no curso
  • Apresentação de um projeto prático inovativo a ser construído pelos alunos ao longo do curso

Módulo 2: IA na Revisão e Edição de Textos

  • Ferramentas de IA para correção gramatical e estilística.
  • Engenharia de prompts para análise de texto e revisão
  • IA na detecção de plágio e originalidade do conteúdo.
  • Automatização da revisão de textos acadêmicos e técnicos.

Módulo 3: IA na Avaliação de Manuscritos e Direitos Autorais

  • Ferramentas de IA para análise e seleção de manuscritos.
  • Aplicações de IA na gestão de direitos autorais e contratos.
  • Discussão: Ética e IA na decisão editorial.

Módulo 4: Uso da IA na tradução de textos

  • Principais Ferramentas de Tradução Automática
  • Engenharia de prompts para traduções com IA
  • Avaliação da Qualidade da Tradução Automática
  • Ética e legislação no uso da IA para tradução de textos

Módulo 5: Gestão de Projetos Editoriais com IA

  • Aplicações de IA na organização e planejamento de projetos.
  • Engenharia de prompts para criação de planejamentos
  • Ferramentas preditivas para análise de tendências de mercado.
  • Uso de IA na otimização de cronogramas editoriais.

Módulo 6: Inovação em Produção Gráfica

  • Uso de IA na criação e adaptação de imagens e designs
  • Engenharia de prompts para criação de imagens
  • Automação com IA na diagramação de conteúdos
  • Construção de um fluxo de produção otimizado impresso-digital

Aula 7: Aplicando IA no marketing

  • Criação estratégias de marketing com IA
  • Personalização e criação de Conteúdo para campanhas de marketing
  • Melhorando o Engajamento e a Experiência do Cliente
  • Medição de Resultados e Análise de Desempenho

Aula 8: Desenvolvimento de Competências com IA

  • IA no aprendizado de inglês instrumental para profissionais editoriais.
  • Ferramentas de IA para aprimoramento de habilidades em gramática e estilo.
  • Workshop: Personalizando sua ferramenta de aprendizagem com IA.

Aula 9: Conclusão e Projeto Final

  • Revisão dos conceitos e ferramentas apresentados.
  • Apresentações dos projetos dos alunos e feedback.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professor

JOSÉ FERNANDO TAVARES

É especialista em produtos digitais com mais de 15 anos de experiência no mercado editorial, especializado em tecnologia para negócios e Inteligência Artificial para produtividade. Tem certificação EXIN BCS Artificial Intelligence Foundation. Fundou a Booknando, empresa especializada em publicações digitais acessíveis e a Volyo Audiobooks, focada na produção de audiolivros com uso de Inteligência Artificial. Com formação humanística, busca utilizar a tecnologia para melhorar o mundo. Tem paixão por vinhos e pelo aprendizado diário.

Quero saber o valor e mais informações do curso





FAÇA SUA MATRÍCULA