Faculdade LabPub

By 17 de março de 2022 FACULDADE
 
 
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Sobre a Faculdade

Lab de Laboratório e Pub de Publicações, tendo estas abreviações como norte, começava em 2018 a LabPub.

Laboratório porque tudo está sempre em Beta, nada está formatado em definitivo, tudo vai mudando com o tempo, se adaptando. Publicações porque marca nossa origem, o mercado de livros, nascemos oferecendo cursos voltados ao mercado editorial.

A instituição foi pioneira em diversos cursos voltados exclusivamente a este nicho, como o curso de Finanças, Design Thinking, Editor Digital dentre outros.

Nossos conteúdos sempre foram oferecidos na modalidade à distância e, normalmente, realizados ao vivo, possibilitando uma maior interação entre os professores e alunos.

Durante nossa história já realizamos mais de 120 cursos e tivemos mais de 4 mil alunos matriculados, dentre eles diversos novos empreendedores e líderes da indústria.

Profissionais de mais de 300 editoras já estiveram conosco, incluindo as maiores do setor, como Guanabara Koogan, Saraiva, Grupo A, Rocco, Ediouro, Cia das Letras, HarperCollins Brasil, Nova Fronteira e Sextante.

Em 2020 mais duas linhas de conteúdo passaram a fazer parte da LabPub, os cursos de Psicologia, com a primeira turma de Capacitação em Terapia Familiar e de Casal, e cursos de Humanidades, com um módulo criado pela professora Heloísa Buarque de Holanda, Uma História do Feminismo.

Em conjunto com seu corpo acadêmico, temos como compromisso primordial estar sempre atenta às demandas de nossa sociedade, privilegiando cursos que auxiliem o Brasil a se tornar uma nação mais desenvolvida e plural.

Missão e Valores

Propósito

Inspirar pessoas a buscar o conhecimento para ultrapassar barreiras, desafios e tornar a vida melhor para si e para toda comunidade.

Missão

Desenvolver uma experiência educacional completa, envolvendo não apenas a sala de aula, centrada na busca constante do crescimento individual, viabilizada por profissionais experientes em suas áreas de atuação.

Valores

  • Conhecimento: acreditamos que a educação torna as pessoas mais vibrantes, inconformadas, inovadoras e humanas.
  • Individualidade: as características individuais devem ser respeitadas, jamais discriminada.
  • Criatividade: ela é o motor para alcançar metas desafiadoras, sejam elas profissionais ou pessoais.
  • Transparência: a base de nossos relacionamentos.
  • Exemplo: buscamos inspirar alunos, parceiros e colaboradores pelo que fazemos no dia a dia, em nossas atitudes cotidianas.
  • Diversidade: não existe ambiente saudável e inspirador sem a presença de pessoas das mais variadas origens, formações e crenças.

Diretoria

  • Diretor Presidente
    • André Luís Pereira Gomes de Castro
  • Vice Presidente
    • Cassia de Lima Carrenho
  • Coordenadora
    • Daniela Pinto Senador
  • Núcleo Docente Estruturante
    • André Argolo
    • André Luís Pereira Gomes de Castro
    • Daniel Aurélio Rodrigues
    • Raul Arriagada

Graduação

CURSO SUPERIOR DE TECNOLOGIA EM COMUNICAÇÃO INSTITUCIONAL

Objetivo do Curso

O Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional tem como objetivo formar profissionais através de um currículo voltado para as estratégias de eficiência para comunicação escrita e/ou oral nas mais diversas mídias.

Também tem como objetivo trazer as ferramentas necessárias para que o discente desenvolva sua veia empreendedora, se apropriando de meios, linguagens, estéticas e técnicas de comunicação.

Neste formato e desenvolvimento, o curso busca formar um profissional com habilidades de pesquisa, interpretação e análise de dados, de realização de diagnósticos e planejamentos, definindo os caminhos e estratégias na resolução de problemas. Desta forma, o egresso terá condições de identificar e analisar as necessidades do consumidor, podendo se utilizar de diferentes formas de comunicação para atender os mais diferentes mercados e perfis de consumidores, inclusive com relações internacionais, já que o curso possui disciplinas de língua inglesa.

Objetiva-se ainda formar comunicadores que sejam capazes de agir de forma crítica e reflexiva, criando formas de avaliação das ações que possibilitem corrigir problemas e imprecisões dentro da área de comunicação.

Dentro desta dinâmica, um dos objetivos é o de preparar este profissional, a partir da bagagem teórico-prática do curso, para que tenha uma visão ampla da comunicação, sendo capaz de planejar, desenvolver, implantar e gerenciar operações de mídias diversas, com senso crítico sobre os produtos de mídia e das transformações sociais de suas ações.

Perfil Profissional

O egresso do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional da Labpub deverá estar habilitado a planejar, desenvolver, implementar, gerenciar e acompanhar os processos e políticas de comunicação das organizações públicas, privadas e do terceiro setor. Desta forma, deverá criar e implantar processos de comunicação que atendam os públicos internos e externos de organizações, criando uma identidade corporativa, e com ética, cuidando da imagem das empresas, dos produtos e dos profissionais. Desta forma, o egresso do Curso Superior de Tecnologia em Comunicação Institucional da Labpub deverá ter as seguintes competências e habilidades:

  • Analisar e identificar, com senso crítico as características de cada organização, e avaliar seus aspectos estéticos, formais e sociais, para a tomada de decisões;
  • Delinear as reais necessidades de cada organização e traçar o planejamento de comunicação de acordo com os objetivos desta;
  • Acompanhar e avaliar todos os resultados da política de comunicação implantados na instituição;
  • Elaborar e desenvolver políticas de interação com o público interno e externo das empresas, organizações ou corporações;
  • Criar e desenvolver políticas, diretrizes e projetos de comunicação em diferentes mídias;
  • Usar estratégias de marketing para promover eventos, fazendo parte de equipes multidisciplinares;
  • Analisar, planejar, desenvolver, implantar e gerenciar o uso de tecnologias para a comunicação institucional interna  e externa;
  • Redigir, editar e revisar textos nos mais variados suportes voltados para os públicos internos e externos de organizações;
  • Acompanhar a qualidade e frequência da presença das marcas e das informações relativas às organizações em mídias sociais digitais;
  • Estabelecer relações com a imprensa, de acordo com a área e ramo de atuação da organização;
  • Acompanhar e analisar as informações acerca das instituições e suas marcas divulgadas nas mais diferentes mídias;
  • Criar e implantar planos de comunicação nas diferentes mídias, promovendo soluções de linguagem em aplicações multimidiáticas.

Organização Curricular

O curso ocorrerá na modalidade EAD, sendo dividido em 4 semestres com 8 módulos bimestrais, contendo em cada 3 disciplinas de 60h e semestralmente projetos de extensão com 40h. Ao concluir o módulo, o aluno progride ao módulo seguinte.

A matriz curricular oferece conteúdos de formação básica e específica que se integram mediante processo educativo fundamentado na articulação entre teoria e prática.

A matriz curricular do curso prevê 1.600 horas, sendo 1.380 horas em disciplinas obrigatórias, 60 em optativas e 160 horas em projetos de extensão, contando com 3 eixos:

  • Linguagem: competência para análise, compreensão e interpretação de símbolos em diferentes modalidades na comunicação. Nesse eixo  encontram-se todas as disciplinas denominadas Português Instrumental, Inglês Instrumental, Textos Descritivos, Informativos, persuasivos e corporativos, Publicações Periódicas, Optativa: Formação de Editor de Textos.
  • Comunicação Midiática: técnicas e conhecimentos para produções em vários  campos  da comunicação. Composto pelas disciplinas Comunicação nas Organizações, Cultura e Sociedade, Comportamento do Consumidor, Comunicação Promocional, Direitos Autorais, Criação e Arte Multimídia, Multimídia Digital, Hipertexto na Internet, Projetos em Comunicação, Optativa: Formação de Editor Digital, Optativa: Revisão e Preparação de Textos.
  • Comunicação Corporativa:  envolve conceitos e bases referentes à gestão  das pessoas e da comunicação, com disciplinas como Economia e Geopolítica, Gestão Empresarial, Marketing, Pesquisa de Mercado e Comunicação, Gestão de Produtos e Marcas, Gestão de Imagem e Relações Públicas, Optativa: Gestão de Processos Editoriais, Optativa: Liderança e Gestão de Equipes, Optativa: Marketing Digital para Editores,  Assessoria de Imprensa, Marketing Digital, Negociação e Gerenciamento de Conflitos, Gestão da Comunicação Institucional, Projetos em Comunicação, entre outras.

Embora haja uma divisão do curso em 3 eixos por questões organizacionais e pedagógicas, há a trans e interdisciplinaridade entre os componentes curriculares. Há a previsão de discussões semestrais sobre os planos de ensino com o colegiado e NDE do curso, sendo que tanto as disciplinas obrigatórias quanto as optativas têm em suas ementas e objetivos o compromisso de vincular os conceitos teóricos com a prática profissional, uma vez que o curso tem este fundamento para a formação tecnológica.

A matriz curricular do curso de Tecnologia em Comunicação Institucional prevê a seguinte estrutura:

 

Semestre Matriz Curricular do Curso de TCI CH
MÓDULO 1
1 Cultura e Sociedade 60
1 Comunicação nas Organizações 60
1 Português Instrumental 60
MÓDULO 2
1 Comportamento do Consumidor 60
1

Economia e Geopolítica

Gestão Emop

60
1 Gestão Empresarial 60
 
1 Projeto de extensão semestral 40
TOTAL DO SEMESTRE 400
MÓDULO 3
2 Marketing, Pesquisa de Mercado e Comunicação 60
2 Comunicação Promocional 60
2 Gestão de Produtos e Marcas 60
MÓDULO 4
2 Gestão de Imagem e Relações Públicas 60
2 Inglês Instrumental I 60
2 Publicações Periódicas 60
2 Projeto de extensão semestral 40
TOTAL DO SEMESTRE 400
MÓDULO 5
3 Inglês Instrumental II 60
3 Optativa 60
3 Textos descritivos, informativos, persuasivos e corporativos 60
MÓDULO 6
3 Assessoria de Imprensa 60
3 Marketing Digital 60
3 Direitos Autorais 60
3 Projeto de Extensão Semestral 40
TOTAL DO SEMESTRE 400
MÓDULO 7
4 Hipertexto na Internet 60
4 Criação e Arte Multimídia 60
4 Multimídia Digital 60
MÓDULO 8
4 Negociação e Gerenciamento de Conflitos 60
4 Gestão da Comunicação Institucional 60
4 Projetos em Comunicação 60
4 Projeto de Extensão Semestral 40
TOTAL DO SEMESTRE 400
CARGA HORÁRIA TOTAL DO CURSO 1600

 

Semestre OPTATIVAS CH
3 Formação de Editor de Texto 60
3 Formação de Editor Digital 60
3 Gestão de Processos Editoriais 60
3 Liderança e Gestão de Equipes 60
3 Marketing Digital para Editoras 60
3 Revisão e Preparação de Textos 60
3 LIBRAS 60

Tecnologias da Informação e Comunicação

  • Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA)
  • Sistema de Registro Acadêmico
  • Biblioteca Virtual
  • Recursos digitais para metodologias ativas
  • Estúdio de TV, Rádio e Fotografia para elaboração de material didático de EAD.

As tecnologias digitais disponíveis contribuem de maneira efetiva para a construção do perfil de egresso desejado pois colocam o aluno em posição ativa e decisiva diante de sua formação.

Os ambientes utilizados, os materiais disponibilizados e a maneira como estão preparados são voltados para a efetiva atuação e envolvimento do aluno.

Como as atividades de ensino sempre são pautadas por uma intencionalidade pedagógica, o uso de ambientes mais integrados, que permitem uma navegação ainda mais amigável, ao mesmo tempo é um estímulo para ler mais e preparar-se diante dos assuntos existentes. Os tipos de atividades ativas configuradas no AVA para que os alunos realizem estão voltadas ao desenvolvimento do aluno ativo, que assume o controle de sua formação e busca seu próprio desenvolvimento.

Procedimentos de Avaliação

A avaliação da aprendizagem  na LabPub consistirá em ação educativa capaz de otimizar os percursos formativos de cada aluno, organizando as oportunidades e as experiências significativas de aprendizagem em função do proveito obtido em cada etapa do processo.

O Sistema de Avaliação padrão, para os cursos na modalidade a distância, consiste em:

  1. Atividades avaliativas realizadas de modo on-line.
  2. Avaliação final da disciplina, realizada presencialmente.
  3. Avaliação Substitutiva da disciplina, realizada presencialmente e de caráter facultativo para o aluno.

As atividades avaliativas são realizadas semanalmente e baseiam-se na resolução de problemas, estudos de caso, resolução de questões dissertativas reflexivas, aplicadas ou de síntese. Essa proposta está presente nas atividades de fórum, questões objetivas, quizz e atividades ativas e está diretamente relacionada às habilidades e competências almejadas na formação dos egressos.

É considerado aprovado, na disciplina, o aluno que obtiver média igual ou superior a 6,0 (seis). O aluno que não atingir a média final exigida estará reprovado, estando extinta a possibilidade de recuperação da média por meio de Exame Final.

Ressalta-se que prevalece a avaliação presencial em relação as demais avaliações realizadas a distância, pois, consideram-se os seguintes pesos:

 

Disciplinas

55% da nota em avaliações presenciais
45% da nota em avaliações a distância

A média final das disciplinas será calculada pela soma das notas das avaliativas (Avaliação Final da Disciplina e on-line) respeitados seus respectivos pesos.

A Avaliação Substitutiva é realizada ao final da disciplina e consiste em uma oportunidade adicional de o aluno ser avaliado, com possibilidade de melhorar seu desempenho acadêmico e sua média final. Realiza a Avaliação Substitutiva o aluno que não tenha realizado a Avaliação Final ou deseja melhorar a nota obtida na mesma. A nota obtida na Avaliação Substitutiva poderá substituir a nota da Avaliação Final do aluno, desde que aquela seja maior do que esta.

As avaliações serão agendadas pelos alunos diretamente no sistema acadêmico (Genius). Os alunos terão um mês para realizar o agendamento e terão a sua disposição 10 (dez) datas disponíveis para realizar a avaliação.

O sistema de avaliação, portanto, está em consonância com a concepção do curso, contribuindo para os processos de ensino e aprendizagem do aluno.

O curso de Tecnologia em Comunicação Institucional propõe-se a avaliar os  alunos  levando  em  conta  diversas  metodologias,  como  provas  teóricas escritas, provas práticas, desenvolvimento de produtos e programas, trabalhos   em   grupo,   trabalhos   individuais,   desenvolvimento   de   projetos, relatórios  de visitas, participação  efetiva nas aulas, participação  em eventos, envolvimento em atividades institucionais, entre outros.

Como o curso abrange diferentes conhecimentos, os docentes deverão utilizar diferentes práticas pedagógicas. Nas disciplinas que envolvem textos em língua materna e de técnicas de comunicação, por exemplo, os alunos deverão ter experiências com diferentes processos  de  aprendizagem, para que possam entender de forma aprofundada os gêneros textuais e as linguagens midiáticas  por  meio  da  discussão  de  textos  autênticos,  produção  de  texto individual  e/ou  em grupos,  análise  das  mídias  e construção  colaborativa  de projetos de comunicação.

Nas disciplinas de língua estrangeira, os conteúdos e percurso de aprendizagem estarão voltados ao envolvimento do aluno na construção do conhecimento, levando à compreensão e à produção tanto escrita quanto oral.

Além disso, os componentes curriculares do curso oferecerão leituras, discussões, análises críticas, utilizando artigos de periódicos, monografias, dissertações, teses, para que se amplie a formação intelectual do discente, trazendo novas perspectivas científicas, fortalecendo ainda mais a formação deste estudante.

Os projetos de extensão também terão a função de promover o raciocínio crítico e reflexivo do estudante, muitas vezes propiciando o contato com o mercado de trabalho, seja por meio da jornada de comunicação institucional,  palestras, seminários e/ou oficinas com profissionais da área ou por meio de visitas, entrevistas ou estudos de casos de realidades locais. Todas  essas  práticas,  eventos, cursos e visitas descritas têm o objetivo do engajamento  dos alunos em sua própria  formação   para  que  estes  possam   avaliar  a  importância   de  sua participação nos espaços que ocupam e assim desenvolvam sua autonomia e cidadania.

Coordenação e Docentes

Coordenadora

  • Daniela Pinto Senador

Docentes

  • André Alvarez Argolo
  • Raul Ignacio Valdivia Arriagada
  • André Luís Pereira Gomes de Castro
  • Daniel Rodrigues Aurélio

Biblioteca

A LabPub possui contrato com a Biblioteca Virtual Pearson, o que possibilita acesso a mais de 10 mil títulos, de mais de 40 áreas de conhecimento e mais de 30 editoras parceiras.

Pós-Graduação

Serão oferecidos os seguintes cursos
LÍNGUA INGLESA: METODOLOGIA DA TRADUÇÃO
ESCRITA CRIATIVA

Mais informações
secretaria@labpub.com.br