Como criar uma editora de livros – com o mínimo de investimento possível: aspectos legais, estratégicos e pessoais

By 11 de abril de 2021 dezembro 7th, 2021 Cursos, Todos
 
 

COMO CRIAR UMA EDITORA DE LIVROS - COM O MÍNIMO DE INVESTIMENTO POSSÍVEL:
ASPECTOS LEGAIS, ESTRATÉGICOS E PESSOAIS

O curso Como criar uma editora de livros - com o mínimo de investimento possível:
aspectos legais, estratégicos e pessoais tem como objetivo auxiliar o aluno a abrir sua
própria editora.

Horas/Aula
14 Horas
Início
10.01.2022
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
10, 12, 14, 17, 19, 21 e 24 de Janeiro
Segundas, quartas e sextas
Das 19h00 às 21h10

Descrição

Muitos profissionais da área do livro pensam, em algum momento da carreira, em abrir sua própria editora. Esta tem sido uma tendência do setor nos últimos anos. De certa forma, pode ser considerado um processo natural, pois quase todos que trabalham com livros gostam do que fazem, a área de atuação é decorrente da sua vocação.

Então, passado algum tempo trabalhando em uma editora estabelecida, é normal que editores e outros profissionais da área comecem a se questionar: “por que não criar uma editora com minhas características pessoais?”. E, na sequência, muitas dúvidas surgem: como planejar e fazer esta ideia acontecer?

O curso Como criar uma editora de livros – com o mínimo de investimento possível: aspectos legais, estratégicos e pessoais serve para todos que desejam abrir uma editora agora ou no futuro, pois contempla todos os passos fundamentais para a realização deste projeto com foco no desenvolvimento de competências gerenciais e pessoais.

Num total de 14 horas de aula ao vivo e interação direta com os professores, os alunos serão orientados a pensar estrategicamente seu negócio, considerando aspectos legais para a abertura da empresa, como fazer um plano financeiro e um plano de marketing, entre outros tópicos relevantes. Com um detalhe fundamental para quem está começando: gastando menos dinheiro possível.

Objetivo

O curso Como criar uma editora de livros – com o mínimo de investimento possível: aspectos legais, estratégicos e pessoais tem como objetivo auxiliar o aluno a abrir sua própria editora. Para isto serão abordados os seguintes tópicos:

  • Aspectos legais para abrir uma editora
  • Plano estratégico
  • Plano de parcerias
  • Plano financeiro
  • Plano de marketing
  • Momento pessoal e propósito empreendedor
  • Competências e forças pessoais para empreender

Conteúdo

  1. Aspectos Legais: CNPJ, tributação, ISBN e contrato com autores

O que deve ser feito para começar uma editora. Os passos para legalizar a empresa. A escolha da melhor forma de tributação. Como criar o ISBN da editora e dos livros. Como realizar contrato de direito autoral padrão.

  1. Aspectos Estratégicos

 2.1 Plano estratégico: business model, proposta de valor, escolha do nicho

Desenho de propostas de valor tangíveis e intangíveis a partir de técnicas de design thinking. Desenho de modelo de negócio, considerando as propostas de valor, utilizando o Business Model Canvas, a partir de técnicas de design thinking. Identificação de limitações e obstáculos relacionados aos fatores críticos de sucesso do negócio

2.2 Plano de parcerias fundamentais: distribuição, impressão e outros

Orientação para o desenvolvimento de um plano de atração de parceiros essenciais para um negócio editorial: distribuidora de livros físicos, distribuidora de livros digitais, agentes literários, gráficas offset e digital, site, ecommerce e colaboradores editoriais.

2.3 Plano financeiro: premissas, indicadores chaves e outros

Apoio na elaboração de um plano que contemple um produto padrão, definição de preço de capa, tiragem, ponto de equilíbrio, capital necessário, retorno do investimento e pay-back.

2.4 Plano de marketing: como se destacar gastando pouco ou nenhum dinheiro

Desenvolvimento de um plano de marketing simplificado e objetivo, capaz de divulgar a editora e seus livros nas principais mídias sociais e em sua rede de contato.

  1. Aspectos Pessoais

3.1 Momento pessoal e propósito empreendedor

Entendimento do momento atual de cada aluno do ponto de vista holístico, de como a vontade de empreender e/ou de seguir empreendendo se integra à sua vida e mapeamento de propósito para criação e/ou reestruturação de sua editora a partir de técnicas de psicologia positiva.

3.2 Competências e forças pessoais para empreender

Mapeamento, a partir de perspectiva própria e relacional, de competências e forças pessoais que os alunos possuem e outras que precisam desenvolver para empreender e/ou seguir empreendendo. Orientação para mobilização de forças pessoais individuais favoráveis ao empreendimento – criatividade, gestão do tempo, controle de ansiedade etc.

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

DANIELA SENADOR

Em mais de quinze anos, liderou uma centena de projetos nas áreas de Marketing e Comunicação para agências, consultorias, organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Foi Gerente de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há dez anos dá consultoria para empresas e personalidades do mercado editorial, como as editoras DSOP, Edebê Brasil, FTD Educação, Gutenberg (Grupo Autêntica), Ibep, Instante, Nacional, Nós, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo e VR Editoras, a Livraria Martins Fontes Paulista, e os autores Keka Reis e Juliano Garcia Pessanha. É integrante da Coletiva Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro. Também atua fortemente com organizações culturais, com destaque para Cinemateca Brasileira, Itaú Cultural e Sesc, e no mercado educacional, como consultora e professora. Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e foi aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP, com artigo científico aprovado no SEMEAd 2020 e para publicação na Revista Administração em Diálogo (PUC-SP).

ALEXANDRE FRANZIN

É educador, terapeuta, coach e escritor. Criador e facilitador de Programas de Educação para Sensibilidade, abarcando temáticas como criatividade, esperas, felicidades, mudanças, integração de equipe, significado do trabalho e forças de caráter. É pós-graduado em Gestão do Humano pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, tem Certificação Internacional em Psicologia Positiva pelo Wholebeing Institute, e outras três certificações nacionais: pelo Programa Germinar em Facilitação de diálogos e processos decisório; pelo IDPH, como Coach com PNL, e pelo Programa The Coaching Clinic. Liderou programas de desenvolvimento humano para empresas nacionais e multinacionais, como Senac, Sesc, Instituto Unibanco, Instituto Walmart, Colégio Anglo, Latam, Grand Mercure Hotel, Pipó Gourmet e Mandala Tours.

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