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Descrição
Muitos profissionais da área do livro pensam, em algum momento da carreira, em abrir sua própria editora. Esta tem sido uma tendência do setor nos últimos anos. De certa forma, pode ser considerado um processo natural, pois quase todos que trabalham com livros gostam do que fazem, a área de atuação é decorrente da sua vocação.
Então, passado algum tempo trabalhando em uma editora estabelecida, é normal que editores e outros profissionais da área comecem a se questionar: “por que não criar uma editora com minhas características pessoais?”. E, na sequência, muitas dúvidas surgem: como planejar e fazer esta ideia acontecer?
O curso Como criar uma editora de livros – com o mínimo de investimento possível: aspectos legais, estratégicos e pessoais serve para todos que desejam abrir uma editora agora ou no futuro, pois contempla todos os passos fundamentais para a realização deste projeto com foco no desenvolvimento de competências gerenciais e pessoais.
Num total de 14 horas de aula ao vivo e interação direta com os professores, os alunos serão orientados a pensar estrategicamente seu negócio, considerando aspectos legais para a abertura da empresa, como fazer um plano financeiro e um plano de marketing, entre outros tópicos relevantes. Com um detalhe fundamental para quem está começando: gastando menos dinheiro possível.
Objetivo
O curso Como criar uma editora de livros – com o mínimo de investimento possível: aspectos legais, estratégicos e pessoais tem como objetivo auxiliar o aluno a abrir sua própria editora. Para isto serão abordados os seguintes tópicos:
- Plano estratégico
- Mapa pessoal
- Aspectos legais
- Plano de parcerias
- Plano financeiro
- Mapa de competências
- Plano de marketing
Conteúdo
Módulo 1 | Ponto de partida: estratégia e propósito
- Plano estratégico: escolha do nicho, propostas de valor e business model
Desenho de buyer personas, propostas de valor tangíveis e intangíveis, e modelo de negócio da editora, utilizando ferramentas inovadoras, como Mapa de Empatia, Value Proposition Canvas e Business Model Canvas. Identificação de limitações e obstáculos que devem ser mitigados para a implementação e o sucesso do negócio.
- Mapa pessoal: momento atual e propósito empreendedor
Entendimento do momento atual de cada aluno do ponto de vista holístico, de como a vontade de empreender e/ou de seguir empreendendo se integra à sua vida e mapeamento de propósito para criação e/ou reestruturação de sua editora a partir de técnicas de psicologia positiva, considerando o modelo de negócio desenhado.
Módulo 2 | Estruturação da empresa
- Aspectos Legais: CNPJ, tributação, ISBN e contrato com autores
O que deve ser feito para começar a implementação da editora: como legalizar a empresa, escolher a melhor forma de tributação de acordo com o modelo de negócio, criar o ISBN dos livros e ter um contrato de direito autoral padrão.
- Plano de parcerias fundamentais: distribuição, impressão e outros
Desenvolvimento de um plano de atração de parceiros essenciais para a editora, considerando: distribuidora de livros físicos, distribuidora de livros digitais, agentes literários, gráficas offset e digital, agência para criação de site, plataforma de ecommerce e colaboradores editoriais, entre outros.
- Plano financeiro: produto padrão e viabilidade econômica
Elaboração de plano para concepção do produto padrão a partir da definição das seguintes variáveis: preço de capa, tiragem, ponto de equilíbrio, capital necessário, retorno do investimento e payback. Critérios para análise de viabilidade financeira de lançamentos.
Módulo 3 | Forças pessoais e marketing
- Mapa de competências: forças pessoais para empreender
Mapeamento, a partir de perspectiva própria e relacional, de competências e forças pessoais que os alunos possuem e outras que precisam desenvolver para criar e/ou reestruturar a sua editora. Orientação para mobilização de forças pessoais individuais favoráveis ao empreendimento – criatividade, gestão do tempo, controle de ansiedade etc.
- Plano de marketing: como se destacar gastando pouco ou nenhum dinheiro
Entendimento de como as forças pessoais podem se refletir no posicionamento da editora. Desenvolvimento de um plano de marketing simplificado e objetivo, com foco na divulgação da editora e de seus livros nos principais canais em que estão seu público leitor: mídias sociais, influenciadores digitais, mecanismos de busca etc.
Formas de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar email para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária.- desconto de 10% – enviar email para secretaria@labpub.com.br
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
DANIELA SENADOR
Em mais de duas décadas de trajetória profissional, liderou uma centena de projetos de inteligência em negócios, marketing e comunicação para agências, consultorias, startups, e organizações nacionais e multinacionais privadas, públicas e do terceiro setor. Hoje, atua como consultora independente, professora, mentora e palestrante, e integra, como líder de negócios, a rede da Organica, aceleradora de startups e grandes empresas.
Iniciou sua atuação no mercado editorial quando assumiu a gerência de Mídias Digitais da Editora Cosac Naify e há mais de dez anos dá consultoria para editoras, livrarias, autores e outras empresas do setor, fomentando sempre a bibliodiversidade e a sustentabilidade financeira. Entre os clientes atendidos, destacam-se Carambaia, Ercolano, FTD Educação, Instante, Grupo Autêntica (Gutenberg, Vestígio e Yellowfante), Grupo Ibep, Nacional, SESI-SP e SENAI-SP, Temporal, Timo, VR Editoras, Livraria Martins Fontes Paulista, os autores Keka Reis e Juliano Garcia Pessanha, e Pormenores Revisão. É integrante da Coletiva Virginia, que tem foco no ativismo de mulheres do mercado editorial brasileiro.
Possui MBA Executivo em Negócios pela FGV, é mestre e graduada em Comunicação pela ECA-USP, e foi aluna especial do programa de pós-graduação stricto sensu da FEA-USP, com artigo científico aprovado no SEMEAd 2020 e para publicação na Revista Administração em Diálogo (PUC-SP).
ALEXANDRE FRANZIN
É educador, terapeuta, coach e escritor. Criador e facilitador de Programas de Educação para Sensibilidade, abarcando temáticas como criatividade, esperas, felicidades, mudanças, integração de equipe, significado do trabalho e forças de caráter. É pós-graduado em Gestão do Humano pelo Instituto de Análise Bioenergética de São Paulo, tem Certificação Internacional em Psicologia Positiva pelo Wholebeing Institute, e outras três certificações nacionais: pelo Programa Germinar em Facilitação de diálogos e processos decisório; pelo IDPH, como Coach com PNL, e pelo Programa The Coaching Clinic. Liderou programas de desenvolvimento humano para empresas nacionais e multinacionais, como Senac, Sesc, Instituto Unibanco, Instituto Walmart, Colégio Anglo, Latam, Grand Mercure Hotel, Pipó Gourmet e Mandala Tours.
Convidados
ANA CECÍLIA IMPELLIZIERI MARTINS | MARKETING
Fundadora e editora da Bazar do Tempo. Jornalista, mestre em história e doutora em literatura brasileira. É autora de O homem que aprendeu o Brasil: A vida de Paulo Rónai e Jean Manzon: Retrato da grande aventura.
ANNA LUIZA CARDOSO, VILLAS-BOAS & MOSS — AGENCIAMENTO LITERÁRIO
Sócia de uma das mais importantes agências literárias do Brasil, a Villas-Boas & Moss, Anna Luiza Cardoso foi vencedora do Prêmio Jovens Talentos 2020/2021, promovido pelo PublishNews. Cursou Letras e Direito na PUC-RJ
JAIME MOREIRA ALVES | ABERTURA DE EMPRESA
É contador. Fundador da JLC Consultoria Contábil, em São Paulo, que atende a diversas empresas do ramo editorial.
JOANA DE CONTI, BOOKWIRE — DISTRIBUIÇÃO DE PRODUTOS DIGITAIS
Cientista social com mestrado em antropologia pela Universidade Federal de Santa Catarina, Joana de Conti trabalhou na produção de livros digitais da editora Rocco e desde 2016 está no Bookwire (multinacional com base na Alemanha, de distribuição de produtos editoriais digitais). Atualmente ela é Head Of Account Management na Bookwire Brasil. Deu aula especial no curso E-book – Faça você mesmo, na LabPub.
SÍLVIO TESTA, EDITORA INSTANTE — E-COMMERCE
Ele é o publisher e o fundador, em 2017, da Editora Instante. Carrega uma longa vivência no Grupo Abril, com passagens também pelas editoras Ática e Scipione. Seu Estúdio Dito e Feito prestou serviços editoriais para empresas do país inteiro. A Instante publica clássicos e contemporâneos, de ficção e não-ficção, que estabeleçam conversa com as questões atuais e mais pulsantes da sociedade.
SÍNTIA MATTAR, TREVISAN | MATTAR — DIREITOS AUTORAIS E CONTRATOS
Sócia-diretora da Trevisan | Mattar Consultoria em Direito Autoral, que assessora e presta serviços a editoras e outras empresas da indústria criativa. Formada em Administração, ela tem especializações em Copyrights, pela Harvard Law School, e em Direito Autoral pela Associação Paulista de Direito Autoral. Participa de estudos ligados a propriedade intelectual desde 1995 e conta com mais de 20 anos de atuação no meio editorial, tendo gerenciado as áreas de direitos autorais em empresas como Abril Educação (Ática & Scipione), Edições SM e Cosac Naify. É professora na LabPub.
WENDEL ALMEIDA, DIRETOR COMERCIAL DA CATAVENTO DISTRIBUIDORA DE LIVROS | DISTRIBUIÇÃO DE LIVROS FÍSICOS
Wendel Almeida está na Catavento desde 2017, tendo passado mais de cinco anos na editora Novo Conceito, onde foi gerente comercial e geral. Tem cursos e especializações em gestão financeira, contabilidade, gestão de projetos e coaching.