Descrição
Livro que se lê em smartphones, notebooks ou ereaders cada vez mais bem-equipados. O ebook não é mais revolução, é uma realidade incontornável. Não é mais o vilão dos livros físicos, mas uma possibilidade de maior acesso dos leitores, de mais negócios por parte de quem os publica, editoras ou diretamente os autores.
O livro digital é um caminho para a criação de editoras e para escritores que visam a autopublicação.
O objetivo deste curso é fazer com que os alunos sejam agentes ativos deste cenário, apresentando as questões fundamentais da produção e divulgação de ebooks e além: a elaboração em si do produto, a partir de softwares livres (não pagos). Ou seja, ferramentas acessíveis para transformar um original em um livro digital e colocá-lo à venda.
Público-alvo
Autores que visam autopublicação, editores independentes e diagramadores.
Objetivo
O curso Ebook – Faça você mesmo: crie um livro digital e coloque à venda tem como objetivo tornar o participante apto a criar um ebook e disponibilizá-lo no mercado.
Conteúdo
Aula 1 – Introdução ao mercado + Criação de linha editorial (Joana De Conti)
- Panorama do mercado editorial brasileiro
- Como montar um selo e uma linha editorial
- Seleção de originais
Aula 2 – Edição de conteúdo (Joana De Conti)
- Análise de casos
- Preparação, revisão e copidesque do texto
- Sugestões para a edição de texto
- Definição da capa
Aula 3 – Metadados e outras informações do livro (Joana De Conti)
- O que são metadados e os melhores caminhos para suas escolhas
- Elaboração da sinopses
- ISBN e a ficha catalográfica
Aula 4 – Apresentação de formatos (Antonio Hermida)
- Contextualização de livros digitais
- Formatos e plataformas (padrões);
- Manual de estilo
- O ebook por dentro (introdução)
- Introdução aos programas utilizados
- Breve apresentação dos programas
- O que é software livre e aberto (ePub, odt e html)
- Quais as vantagens para você e sua editora
- O terror da descontinuidade
Aula 5 – Preparando e estilizando um arquivo de texto (Antonio Hermida)
- Melhores práticas de formatação e preparação de arquivo
- Exportando o ePub
- Introdução ao LibreOffice e ao formato
- Doc(x) vs Odt
- Extensões
- Melhores práticas de formatação e preparação de arquivo
- Exportando o ePub
Aula 6 – Por dentro do ePub (Antonio Hermida)
- Introdução a estrutura de um arquivo ePub e seus elementos fundamentais
- Noções estruturais e funcionamento de HTML e CSS
- Declarações semânticas
Aula 7 – Revisando, adequando e validando (Antonio Hermida)
- Revisão, limpeza, emendas simples e adequação de um arquivo
- “Tunando” o Sigil
- Dicionários
- Plug-ins
- Buscas salva
- Scripts
- Validando seus arquivos antes da venda
Aula 8 – Adaptações gráficas (Antonio Hermida)
- O que eu posso versus o que eu devo fazer em termos gráficos
- A importância da identidade visual
- Desconstruindo livros – alguns estudos de caso
Aula 9 – Distribuição (Joana De Conti)
- Autopublicação
- Distribuição direta ou via distribuidora
- Modelos de venda e distribuição
Aula 10 – Divulgação (Joana De Conti)
- Melhores práticas para divulgação
- Cases de sucesso
- Divulgação de um livro de um autor / editora independente
Formar de pagamento
Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas
À vista via transferência bancária.- desconto de 10%
Certificado
Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.
Material de apoio
Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.
Professores
![](https://www.labpub.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Joana-Conti.jpg)
Antônio Hermida
Antonio Hermida é gerente de áudio na Bookwire Brasil. Antes, esteve à frente das produções, curadoria e conteúdo da Storytel Brasil e coordenou departamentos digitais na Cosac Naify, Zahar e Sesi-SP/Senac-SP. Como consultor, elaborou e adaptou inúmeros projetos para formatos digitais variados e áudio para editoras como Todavia, Carambaia, Ubu, Companhia das Letras, Globo, Intrínseca, entre outras.
![](https://www.labpub.com.br/wp-content/uploads/2021/01/Ebook-Novo.jpg)
Antônio Hermida
Antonio Hermida é gerente de áudio na Bookwire Brasil. Antes, esteve à frente das produções, curadoria e conteúdo da Storytel Brasil e coordenou departamentos digitais na Cosac Naify, Zahar e Sesi-SP/Senac-SP. Como consultor, elaborou e adaptou inúmeros projetos para formatos digitais variados e áudio para editoras como Todavia, Carambaia, Ubu, Companhia das Letras, Globo, Intrínseca, entre outras.