Você quer ganhar dinheiro com sua editora?

By 17 de maio de 2018 maio 2nd, 2019 Blog, Mercado

Você quer ganhar dinheiro com sua editora?

Abrir uma editora não é difícil, e manter uma editora funcionando também não é das tarefas mais complexas do mundo. Agora, ganhar dinheiro com ela é mais complicado.

Melhor dizendo, é difícil ganhar dinheiro com qualquer negócio. Esteja você no ramo da alimentação, do vestuário ou atue como profissional liberal. A concorrência sempre é acirrada e o ambiente empresarial brasileiro não favorece o empreendedorismo. A burocracia é alta, as margens são curtas e os impostos, elevados. Mas por que alguns negócios ganham dinheiro e outros não?

O que normalmente diferencia as empresas vitoriosas é uma estratégia bem definida e bem executada. Seja essa estratégia consciente ou não.

Um dos executivos mais bem-sucedidos da história, A. G. Lafley, CEO da Procter & Gamble, em parceria com Roger L. Martin, conseguiu dobrar as vendas da P&G e quadriplicar seus lucros e seu valor de mercado em mais de US$ 100 bilhões em apenas dez anos. Ambos executaram um manual para vencer que foi testado em organizações de todos os tamanhos e segmentos.

As regras para uma execução eficaz da estratégia podem ser resumidas em um conjunto de cinco escolhas que, quando abordadas de maneira integrada podem colocar as empresas à frente de seus concorrentes. São elas:

  1. Qual é sua ambição vencedora? O objetivo de sua empresa, a ambição motivadora. Aonde você quer chegar e como quer ser conhecido pelo mercado.
  2. Onde vai jogar? O campo de jogo no qual você pode alcançar essa ambição. Onde você vai competir: canais de vendas, segmento de mercado, regiões geográficas. Não convém entrar em segmentos já muito explorados e competitivos, a não ser que consiga vislumbrar brechas não exploradas e tenha consciência de possuir uma vocação diferenciada. Fazer o mesmo, da mesma forma que as editoras já atuantes no segmento escolhido não tende a ser um bom caminho.
  3. Como vai vencer? A maneira como você vai vencer no campo de jogo escolhido. Sua proposta de valor, sua vantagem competitiva. Podem ser produtos sofisticados ou exclusivos, autores diferenciados, preços reduzidos, relação direta e pessoal com consumidores finais.
  4. Quais competências você deve ter para vencer? O conjunto e a configuração das competências necessárias para vencer no caminho escolhido. Suas atividades de reforço, sua configuração específica. Podem ser editores com profundo conhecimento do segmento escolhido, um bom trabalho de texto, bom trabalho de prospecção ou uma boa capacidade de elaborar projetos editorias diferenciados.
  5. Quais sistemas de gestão são necessários? Os sistemas e indicadores que disponibilizam as competências e apoiam as escolhas. Pode-se resumir como sendo os processos mínimos necessários para a editora funcionar dentro do planejado: sistemas de gestão (pode ser no Excel mesmo) e indicadores de desempenho essenciais (você não precisa monitorar tudo, mas algumas coisas têm que ser acompanhadas com detalhe).

Essas escolhas parecem simples e intuitivas, mas exigem um trabalho árduo e disciplinado. Na minha visão, poucas editoras têm uma estratégia vencedora, clara, bem-resolvida e convincente em funcionamento. E isso é bom para você: não será difícil se destacar em um mercado como o de livros, mesmo em meio a muita concorrência.

E uma coisa é fato, empresa sem estratégia não ganha dinheiro de forma permanente, mesmo que tenha sorte de lançar um best-seller.

O que acha de tentar responder a essas cinco perguntas, pensando na sua editora?

Fonte: Jogar para vencer: como a estratégia realmente funciona / A. G. Lafley; Roger L.; tradução: Edson Furmankiewicz – 1. edição – São Paulo: HSM do Brasil, 2014.

 

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More