Você quer ganhar dinheiro com sua editora?

By 17 de maio de 2018 maio 2nd, 2019 Blog, Mercado

Você quer ganhar dinheiro com sua editora?

Abrir uma editora não é difícil, e manter uma editora funcionando também não é das tarefas mais complexas do mundo. Agora, ganhar dinheiro com ela é mais complicado.

Melhor dizendo, é difícil ganhar dinheiro com qualquer negócio. Esteja você no ramo da alimentação, do vestuário ou atue como profissional liberal. A concorrência sempre é acirrada e o ambiente empresarial brasileiro não favorece o empreendedorismo. A burocracia é alta, as margens são curtas e os impostos, elevados. Mas por que alguns negócios ganham dinheiro e outros não?

O que normalmente diferencia as empresas vitoriosas é uma estratégia bem definida e bem executada. Seja essa estratégia consciente ou não.

Um dos executivos mais bem-sucedidos da história, A. G. Lafley, CEO da Procter & Gamble, em parceria com Roger L. Martin, conseguiu dobrar as vendas da P&G e quadriplicar seus lucros e seu valor de mercado em mais de US$ 100 bilhões em apenas dez anos. Ambos executaram um manual para vencer que foi testado em organizações de todos os tamanhos e segmentos.

As regras para uma execução eficaz da estratégia podem ser resumidas em um conjunto de cinco escolhas que, quando abordadas de maneira integrada podem colocar as empresas à frente de seus concorrentes. São elas:

  1. Qual é sua ambição vencedora? O objetivo de sua empresa, a ambição motivadora. Aonde você quer chegar e como quer ser conhecido pelo mercado.
  2. Onde vai jogar? O campo de jogo no qual você pode alcançar essa ambição. Onde você vai competir: canais de vendas, segmento de mercado, regiões geográficas. Não convém entrar em segmentos já muito explorados e competitivos, a não ser que consiga vislumbrar brechas não exploradas e tenha consciência de possuir uma vocação diferenciada. Fazer o mesmo, da mesma forma que as editoras já atuantes no segmento escolhido não tende a ser um bom caminho.
  3. Como vai vencer? A maneira como você vai vencer no campo de jogo escolhido. Sua proposta de valor, sua vantagem competitiva. Podem ser produtos sofisticados ou exclusivos, autores diferenciados, preços reduzidos, relação direta e pessoal com consumidores finais.
  4. Quais competências você deve ter para vencer? O conjunto e a configuração das competências necessárias para vencer no caminho escolhido. Suas atividades de reforço, sua configuração específica. Podem ser editores com profundo conhecimento do segmento escolhido, um bom trabalho de texto, bom trabalho de prospecção ou uma boa capacidade de elaborar projetos editorias diferenciados.
  5. Quais sistemas de gestão são necessários? Os sistemas e indicadores que disponibilizam as competências e apoiam as escolhas. Pode-se resumir como sendo os processos mínimos necessários para a editora funcionar dentro do planejado: sistemas de gestão (pode ser no Excel mesmo) e indicadores de desempenho essenciais (você não precisa monitorar tudo, mas algumas coisas têm que ser acompanhadas com detalhe).

Essas escolhas parecem simples e intuitivas, mas exigem um trabalho árduo e disciplinado. Na minha visão, poucas editoras têm uma estratégia vencedora, clara, bem-resolvida e convincente em funcionamento. E isso é bom para você: não será difícil se destacar em um mercado como o de livros, mesmo em meio a muita concorrência.

E uma coisa é fato, empresa sem estratégia não ganha dinheiro de forma permanente, mesmo que tenha sorte de lançar um best-seller.

O que acha de tentar responder a essas cinco perguntas, pensando na sua editora?

Fonte: Jogar para vencer: como a estratégia realmente funciona / A. G. Lafley; Roger L.; tradução: Edson Furmankiewicz – 1. edição – São Paulo: HSM do Brasil, 2014.

 

André Castro é formado em Ciências Contábeis pela UFRJ com pós-graduação em Finanças Corporativas pelo IBMEC e Management pela PUC/RJ. É diretor de conteúdo da LabPub e responsável pelas disciplinas de Finanças, Contabilidade e Estratégia.

Posts recentes

29 de novembro de 2019 in Blog

Jabuti 2019

Jabuti 2019 Por André Argolo O povo do livro já tem um charme usual no dia a dia. Em noite de festa, capricha. Forma&Conteúdo. Esse mundo, esse campo, esse cercado,…
Read More
7 de novembro de 2019 in Blog

Uma PanaCota diferente

Uma PanaCota diferente Por Nanete Neves Há tempos que a escritora Paula Bajer pensava em produzir um podcast. No início de 2019, ela jogou a ideia durante uma reunião do Mulherio…
Read More
24 de outubro de 2019 in Blog

Como que as histórias surgem?

Como que as histórias surgem? Foram quatro palavras que me acompanharam aquele dia, me fazendo procurar respostas para uma pergunta talvez impossível de responder. "Tua mente me espanta", foi o…
Read More

Nossos cursos

5 de dezembro de 2019 in Cursos

Curso Vendas para o Mercado de Livros

O curso Master em Vendas e Marketing de Livros tem como objetivo tornar o participante apto a compreender e operar os principais canais de venda e como fazer um marketing efetivo. Por…
Read More
2 de dezembro de 2019 in Cursos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
26 de novembro de 2019 in Cursos

Academia de autores – Black Friday

O curso Academia de Autores tem o objetivo de capacitar autores a formar uma trajetória sólida na produção de conteúdo editorial, conhecendo toda a cadeia do livro e as possibilidades de desenvolvimento…
Read More