Uma paz chamada Camila

By 6 de maio de 2020 Blog

Uma paz chamada Camila

Ela briga sim, por paz, por respeito, ela briga pela não violência. Camila Cabete é a representação de como o mundo dos negócios funciona melhor quando é engajado.

É normal se ouvir dizer que Camila Cabete é o mercado editorial quando sorri. Mas talvez seja mais correto dizer que a senior country manager da Kobo no Brasil é o mercado editorial quando pensa. Mais precisamente, quando pensa bem (entre parênteses e feministas, recorreremos aqui a uma declaração da escritora Marina Colasanti, sobre nunca ter almejado o reconhecimento de escrever bem, mas o de pensar bem). Cabete olha o horizonte como se fosse não o lá longe, mas a própria beirada de sua janela. Abre e visita seus livros ora em papel, ora em seu e-reader (Kobo, claro) ou aparelho celular, como cada vez mais pessoas fazem no mundo todo. Metáfora, essa do papel e do digital, de como a historiadora de formação valoriza o passado como a base, a vivência acumulada e o aprendizado, para se resolver questões urgentes e caminharmos para um bom lugar, de respeito, prosperidade, harmonia sem preconceitos, principalmente sem machismo. Raramente Camila Cabete fala de negócios no mundo do livro ou da inovação sem ter entre seus argumentos questões sociais. As coisas não estão separadas, simples assim. Cara&Coragem é essa seção na newsletter da LabPub em que informa-se menos, celebra-se mais. Celebra-se a existência desses homenageados, a coexistência de nós todos. Abaixo, um pequeno e muito louco questionário, desses de tentarmos ver as coisas de ângulos diferentes do usual.

LabPub – Beleza é mesmo fundamental? Que beleza?

Camila Cabete – beleza não existe, é criação sociológica.

LabPub – A tecnologia vai nos libertar ou pode nos aprisionar?

Camila Cabete – tudo pode nos aprisionar, tudo o que é tido como “bom” pode nos aprisionar se não fizermos uso adequado. E estamos falando de humanos, ou seja, caixinha de surpresas sempre.

LabPub – Quente ou frio, que é melhor pra você?

Camila Cabete – bebida quente, clima frio.

LabPub – Nas nossas vidas, tem mais “ou” que “e”? Devia ter mais “e” que “ou”?

Camila Cabete – Temos mais “ou” e deveríamos ter muito mais “e”.

Posts recentes

3 de junho de 2020 in Blog

Entre dias de folia e de revolução

Entre dias de folia e de revolução Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Garantia de entrada no mercado?

Garantia de entrada no mercado? Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.                                                                                   por…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Editor de Aquisição & Revisão de Textos

Editor de Aquisição & Revisão de Textos Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras. REVISÃO E PREPARAÇÃO DE…
Read More

Nossos cursos

3 de junho de 2020 in Cursos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More