Uma editora autenticamente Atípica

By 29 de julho de 2021 Blog

Kátia Souza é aluna LabPub e criou a Atípica Editorial em busca de representatividade.

Escritora e jornalista, Kátia Regina Souza fez a pós-graduação em Produção Editorial aqui na LabPub e nos concedeu entrevista para contar alguns dos bons resultados dessa vivência, com a realização do plano dela de criar uma editora, a Atípica Editorial. Essas conversas são para isto mesmo, iluminar caminhos de outras pessoas, nesse nosso mundo do livro.

LabPub – Como nasceu a editora? Quem são as fundadoras e fundadores? Foi antes ou durante a MBA (ou Pós) que fizeram aqui na LabPub?
Kátia Souza – A Atípica Editorial é um projeto que eu sempre quis colocar em prática. Tem a proposta de ser uma editora feita por e para pessoas diversas. Como mulher autista, acredito que representatividade importa. Portanto, desejava criar um espaço seguro para aqueles que não se veem representados no mercado editorial atual. Sabe-se que existem várias boas iniciativas nesse sentido, mas a voz majoritária ainda pertence ao homem branco padrão. Ao fazer meu TCC da pós, aproveitei o momento para transformar a ideia em realidade.
LabPub – Qual ou quais partes do planejamento foram mais desafiadoras, na sua opinião?
Kátia Souza – A escolha do nicho. Para quem não sabe, uma das características do autismo é o hiperfoco, ou seja, gostar intensamente de um tópico, a ponto de não conseguir se desvencilhar dele. Podemos ter mais de um hiperfoco ao mesmo tempo; os meus são literatura fantástica e não ficção escrita por/sobre minorias. Criando essa microeditora digital, queria que ela tivesse a minha cara, pois, para mim, é difícil trabalhar com assuntos em que não acredito verdadeiramente.
Então tomei uma decisão arriscada para quem está começando: englobar dois nichos bem distintos entre si.
A ligação entre eles reside na seleção de obras a serem publicadas: privilegiamos quem não costuma ter privilégio nenhum – deficientes, negros, mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIA+… No selo Atípica publicamos fantasia, ficção científica, horror e seus subgêneros. Já pelo Atípica: Vivências lançamos histórias de não ficção. A editora está aceitando novos autores, aliás.
LabPub – Qual é o sonho para esse empreendimento?
Kátia Souza – Dar voz a quem merece. O meu trabalho ocorrerá em pequena escala, mas se pensarmos em todas as outras editoras pequenas e médias que dão espaço a minorias sociais, tem-se aí um movimento que, a longo prazo, pode fazer diferença na forma como lidamos com a diversidade.
LabPub – A gente queria saber também como você vê a pós-graduação nessa sua vivência.
Kátia Souza – A pós-graduação foi essencial para que eu pudesse entender o processo editorial como um todo. Eu sou formada em jornalismo e tenho especializações em tradução e revisão textual.
Logo, trabalho com o texto, mas pouco sabia de projeto gráfico, comercialização, distribuição… Necessitava desse conhecimento para criar minha editora, e a pós me proporcionou isso.
A editora ainda não tem domínio próprio, mas é possível conhecer um pouco mais sobre ela e submeter trabalhos pelo meu site: katiareginasouza.com/atipica-editorial.
Também dá para me encontrar pelo e-mail contato@katiareginasouza.com e, no Instagram, em @katiarssouza.

 

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More