Uma editora autenticamente Atípica

By 29 de julho de 2021 Blog

Kátia Souza é aluna LabPub e criou a Atípica Editorial em busca de representatividade.

Escritora e jornalista, Kátia Regina Souza fez a pós-graduação em Produção Editorial aqui na LabPub e nos concedeu entrevista para contar alguns dos bons resultados dessa vivência, com a realização do plano dela de criar uma editora, a Atípica Editorial. Essas conversas são para isto mesmo, iluminar caminhos de outras pessoas, nesse nosso mundo do livro.

LabPub – Como nasceu a editora? Quem são as fundadoras e fundadores? Foi antes ou durante a MBA (ou Pós) que fizeram aqui na LabPub?
Kátia Souza – A Atípica Editorial é um projeto que eu sempre quis colocar em prática. Tem a proposta de ser uma editora feita por e para pessoas diversas. Como mulher autista, acredito que representatividade importa. Portanto, desejava criar um espaço seguro para aqueles que não se veem representados no mercado editorial atual. Sabe-se que existem várias boas iniciativas nesse sentido, mas a voz majoritária ainda pertence ao homem branco padrão. Ao fazer meu TCC da pós, aproveitei o momento para transformar a ideia em realidade.
LabPub – Qual ou quais partes do planejamento foram mais desafiadoras, na sua opinião?
Kátia Souza – A escolha do nicho. Para quem não sabe, uma das características do autismo é o hiperfoco, ou seja, gostar intensamente de um tópico, a ponto de não conseguir se desvencilhar dele. Podemos ter mais de um hiperfoco ao mesmo tempo; os meus são literatura fantástica e não ficção escrita por/sobre minorias. Criando essa microeditora digital, queria que ela tivesse a minha cara, pois, para mim, é difícil trabalhar com assuntos em que não acredito verdadeiramente.
Então tomei uma decisão arriscada para quem está começando: englobar dois nichos bem distintos entre si.
A ligação entre eles reside na seleção de obras a serem publicadas: privilegiamos quem não costuma ter privilégio nenhum – deficientes, negros, mulheres, indígenas, pessoas LGBTQIA+… No selo Atípica publicamos fantasia, ficção científica, horror e seus subgêneros. Já pelo Atípica: Vivências lançamos histórias de não ficção. A editora está aceitando novos autores, aliás.
LabPub – Qual é o sonho para esse empreendimento?
Kátia Souza – Dar voz a quem merece. O meu trabalho ocorrerá em pequena escala, mas se pensarmos em todas as outras editoras pequenas e médias que dão espaço a minorias sociais, tem-se aí um movimento que, a longo prazo, pode fazer diferença na forma como lidamos com a diversidade.
LabPub – A gente queria saber também como você vê a pós-graduação nessa sua vivência.
Kátia Souza – A pós-graduação foi essencial para que eu pudesse entender o processo editorial como um todo. Eu sou formada em jornalismo e tenho especializações em tradução e revisão textual.
Logo, trabalho com o texto, mas pouco sabia de projeto gráfico, comercialização, distribuição… Necessitava desse conhecimento para criar minha editora, e a pós me proporcionou isso.
A editora ainda não tem domínio próprio, mas é possível conhecer um pouco mais sobre ela e submeter trabalhos pelo meu site: katiareginasouza.com/atipica-editorial.
Também dá para me encontrar pelo e-mail contato@katiareginasouza.com e, no Instagram, em @katiarssouza.

 

Posts recentes

18 de maio de 2022 in Blog

Design de capa de livro e autógrafo de Patti Smith com Fabio Uehara

Quando o designer da capa do livro ganha a autora como fã Último ano antes da pandemia, fim de 2019. Patti Smith veio ao Brasil para se apresentar, ícone da…
Read More
17 de maio de 2022 in Blog

Professores de tradução da LabPub conversam em podcast

Érico Assis entrevista Cassius Medauar em episódio do podcast Notas dos Tradutores Cassius Medauar é o entrevistado especial no episódio 4 da terceira temporada do podcast Notas dos Tradutores, com…
Read More
11 de maio de 2022 in Blog

É na aquisição que tudo começa numa editora de livros

Podcast Batendo Prova traz as experiências de dois editores de aquisição de livros Intrínseca, Sextante e a então pequena editora inglesa que lançou Harry Potter estão entre os casos em…
Read More

Nossos cursos

6 de abril de 2021 in Cursos, Todos

SEO para Editoras: estratégias para ganhar relevância no Google e se destacar da concorrência

Estar no topo do ranking dos resultados de busca do Google é o desejo de praticamente todas as empresas. Uma posição relevante garante à organização maior competitividade, visibilidade, e até…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Espanhol-Português

Para aprender a traduzir, a pessoa precisa traduzir. Para traduzir melhor, a pessoa precisa traduzir mais, enquanto analisa os seus e outros processos de tradução. O curso Prático de Tradução…
Read More
5 de abril de 2021 in Cursos, Todos

Curso Prático de Tradução de Livros – Inglês-Português – Turma 6

Para aprender a traduzir, a pessoa precisa traduzir. Para traduzir melhor, a pessoa precisa traduzir mais. O Curso Prático de Tradução de Livros - Inglês-Português é um ambiente para quem…
Read More