Storytel publica contos de respirar fundo

By 22 de abril de 2020 Blog

Storytel publica contos de respirar fundo

Outro dia alguém postou no Facebook: “Alguém tem uma boa notícia para dar? Estou precisando“. Tem graça, mas dói também. Antecipando essa necessidade das pessoas precisarem dar um tempo da opressão que traz a crise sanitária mundial,  a Storytel no Brasil, empresa sueca de audiolivros que não só produz a narração de livros publicados mas também cria conteúdo próprio, apresentou a série “Vai ficar tudo bem”, com autores brasileiros, entre novos e consagrados, que não ignoram as questões difíceis desse momento, mas conseguem iluminar cantos de esperança e beleza em nossas vidas, apesar do novo coronavírus e tudo mais. Quem conta essa história é a editora responsável por esse projeto, Mariana Rolier, publishing manager da Storytel no Brasil:

“A ideia surgiu no dia em que a equipe da Storytel estava recolhendo os computadores para trabalhar em casa. Foi uma cena triste, a gente não sabia o que ia acontecer. Quando cheguei em casa pensei em dois pontos: o primeiro em como trazer esperança para as pessoas em um momento tão difícil. E o segundo ponto: como me fazer útil em um momento como este. Muitos editores, autores e freelas estavam questionando o mesmo: não éramos considerados um serviço essencial, no fim das contas? O que poderíamos trazer? Então foi só ligar os pontos.

 A Storytel na Itália havia criado um podcast de não-ficção para informar com dados sólidos a situação da quarentena. Foi inspirador, mas não achei que poderíamos trazer, em um momento tão incerto, dados sólidos. Pensei em quanto a ficção é um caminho de esperança, troca e carinho. E pensei que produzir uma série de ficção era importante em um momento tão delicado.

 Obviamente a ideia só saiu do papel quando a equipe abraçou o projeto. Eu apresentei primeiro para o André Palme. Eu sempre faço isso, ele é o Country Manager da Storytel e costumo correr atrás dele para pedir ajuda (risos). A gente tem bastante sintonia com os projetos. E então apresentamos para a equipe e abrimos os riscos. Como fazer uma gravação em um momento em que os estúdios estavam fechados? E como trabalhar o conteúdo que fosse acessível para todos? Se não fosse o trabalho em equipe, no empenho de todos em encontrar soluções para as dificuldades de produzir cultura em quarentena, este projeto nunca sairia.

 Por outro lado, havia também outra preocupação: os autores topariam escrever ficção sobre o cenário da quarentena e o clima de esperança? Não ia ser a primeira vez que eu ouviria um “não”, portanto fui atrás. E aqui nossa principal parceria foram as agências literárias. Elas abraçaram a ideia a trouxeram autores de peso para o projeto. E também os autores que negociamos direto, que já eram mais próximos da Storytel. O resultado ficou incrível, mas não foi fácil.

 Por exemplo, o Sputnik, estúdio parceiro do Pedro Milman, criou uma estratégia de guerra para conseguir gravar as histórias sem oferecer risco aos envolvidos. O resultado é uma série que encantou e trouxe alegria pra muita gente.

 A missão da Storytel é transformar o mundo em um lugar melhor através de boas histórias. Nada mais justo do que oferecer conteúdo de qualidade e acessível para todos.”

Acesse: https://www.storytel.com/br/pt/series/42771-Vai-ficar-tudo-bem

Posts recentes

3 de junho de 2020 in Blog

Entre dias de folia e de revolução

Entre dias de folia e de revolução Eduardo Lacerda, fundador da Editora Patuá, é poeta além de editor. Mas passou a se dedicar muito mais à poesia dos outros do…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Garantia de entrada no mercado?

Garantia de entrada no mercado? Os cursos à disposição são os mesmos, mas você define suas prioridades, tanto no MBA BOOK PUBLISHING quanto na PÓS-GRADUAÇÃO EM PRODUÇÃO EDITORIAL.                                                                                   por…
Read More
3 de junho de 2020 in Blog

Editor de Aquisição & Revisão de Textos

Editor de Aquisição & Revisão de Textos Mês especial para o aprimoramento de profissionais na LabPub, com esses dois cursos de especialidades fundamentais para as editoras. REVISÃO E PREPARAÇÃO DE…
Read More

Nossos cursos

3 de junho de 2020 in Cursos

Design Thinking para o Mercado Editorial

Design Thinking é uma técnica que permite identificar necessidades, e criar soluções utilizando as ferramentas e os modos de pensar dos designers. Se fundamenta na capacidade humana natural (e treinável)…
Read More
15 de maio de 2020 in Cursos

Formação de Editor de HQ: o trabalho de publicação e venda de histórias em quadrinhos

O mercado de Histórias em Quadrinhos é um nicho com características únicas e para ser um editor de sucesso o profissional precisa desenvolver habilidades específicas. Os profissionais de uma editora…
Read More
7 de maio de 2020 in Cursos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor – Turma 3

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More