Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais

By 1 de abril de 2019 setembro 1st, 2022 Todos
 
 

SOCIAL MEDIA & GROWTH HACKING:
TIK TOK, YOUTUBE, NEWSLETTER E MAIS – EDIÇÃO 2022

O curso Social Media & Growth Hacking: ferramentas e
processos para aumentar as vendas através das redes sociais foi
desenvolvido para o profissional do mercado editorial, mesmo que
não seja do setor de marketing

Horas/Aula
22 Horas
Início
22.08.2022
Modalidade
EaD ao Vivo
Dias
22, 24, 26, 29 e 31 de Agosto
02, 05, 09, 12, 14 e 16 de Setembro
Segundas, quartas e sextas
Das 19h às 21h10

Vídeo

Descrição

Com as novas tendências editoriais de se comunicar diretamente com o público leitor — e de vender diretamente para ele —, estratégias bem fundamentadas de marketing digital nunca foram tão fundamentais para o sucesso de pequenas e grandes editoras. Nunca a produção de conteúdo foi tão relevante para vender outros conteúdos.

No entanto, embora reconheçam essa realidade, é mais comum que os profissionais do mercado de livros acabem agindo por tentativa e erro, já que não existe um guia coeso sobre como uma editora deve se posicionar corretamente no mundo digital. O grande problema desta abordagem é que ela é custosa e nunca se sabe com certeza se os resultados alcançados atingiram o máximo do que poderiam ter atingido.

Uma atuação de sucesso em marketing digital passa por:

  • Compreender as diferentes possibilidades dentro das diversas redes sociais;
  • Conhecer e se beneficiar das inúmeras ferramentas disponíveis para os fins mais adequados;
  • Definir uma estratégia que esteja integrada com seu negócio e o mercado em que está inserido;
  • Estruturar um planejamento estratégico e executá-lo com disciplina;
  • Definir os indicadores de desempenho;
  • Avaliar seus resultados.

Embora as oportunidades surgidas com a explosão das redes sociais sejam muitas, também é verdade que a concorrência aumentou na mesma proporção. E não só com as editoras tradicionais, os autores autopublicados conseguem relevância sem possuir uma estrutura que os ampare. Portanto não basta conhecer as ferramentas. É necessário mudar a mentalidade. No momento que vivemos nada vai funcionar no marketing se não forem adotadas as estratégias de Growth Hacking.

Growth Hacking é uma nova forma pensar o marketing que visa o crescimento significativo e acelerado do negócio a partir da identificação dos seus pontos críticos. Também chamado de marketing de experimentos, envolve a criação de hipótese, sua validação, testes e a descoberta de oportunidades que façam o negócio crescer de forma inteligente, escalável e acelerada.

O curso Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais foi desenvolvido para o profissional do mercado editorial, mesmo que não seja do setor de marketing, que pretenda atuar com eficiência no mundo digital, fugindo dos achismos e do que acha que pode ser correto. Apresentado as melhores práticas nas principais redes sociais e como implementar as técnicas de Growth Hacking dentro das editoras.

Objetivo

O curso Social Media & Growth Hacking: ferramentas e processos para aumentar as vendas através das redes sociais tem como objetivo tornar o participante apto a:

  • Definir estratégias de atuação nas principais redes sociais
  • Entender o conceito de Growth Hacking
  • Conhecer as melhores práticas nas redes sociais mais relevantes
  • Estruturar o processo de trabalho de forma a integrá-lo às estratégias definidas

Conteúdo

Marketing Digital, um compilado das técnicas de comunicação para o mercado editorial brasileiro (Taty Leite)      

  • O que tem sido feito no mundo do livro. As ferramentas que devem ser utilizadas pelas editoras. Casos de sucesso.

Técnicas de vídeo e áudio: Como produzir conteúdo audiovisual, de casa ou do trabalho (Raul Leal e Tiago Barbosa)

  • Os vídeos são fundamentais para qualquer estratégia de marketing. Facilitam a comunicação, aumentam a efetividade da mensagem e aceleram o processo de venda. Mas não é necessário ter uma estrutura complexa para isso.

 Tik-Tok: A dança dos livros da rede social do momento (Tiago Valente)

  • Rede da dancinha que faz os livros entrarem na lista dos mais vendidos. Será que é só passo de dança ou dá para vender no TikTok?

Newsletter: Um velho e novo jeito de se comunicar (Gaía Passarelli)

  • A newsletter é uma forma de comunicação constante, confiável, duradoura e, muitas vezes, gratuitas. Por ser direta, não é atravessada pelos algoritmos de indicação de redes sociais. Além disso, o uso de e-mails já é um hábito diário estabelecido. Conheça ferramentas e estratégias para otimizar uma newsletter.

YouTube: Vídeos que vendem mais (Camilo Coutinho)

  • As estratégias para que um vídeo seja mais visto e consequentemente venda mais o seu produto. Métodos para a criação de roteiros, compreendendo os algoritmos, organizando a pré-edição, fatiamento estratégico etc.

Podcast: a era do Podcast (Renan Sukevicius)

  • Há anos escutamos que ESTE É O ANO DO PODCAST. Mas, em tempos de milhares de conteúdos simultâneos na internet, parece que o conteúdo de áudio veio mesmo para ficar. Se você acha que tem a ideia para um podcast, talvez seja melhor ver essa aula antes.

A importância do financiamento coletivo no mercado editorial (Valkíria Vlad)

  • O crowdfunding pode ajudar desde autores iniciantes até grandes editoras. Aprenda sobre plataformas e modelos de financiamento, orçamento da campanha, precificação, metas, apresentação da campanha etc.

Instagram e Twitter

  • Análise de métricas e criação de anúncios e conteúdos. Estudos de caso de perfis que conquistaram um público cativo. Aplicações, vantagens e desvantagens da plataforma para o mercado editorial

Growth Hacking e Ads (Augusto Assis)

  • Planejamento de Growth Hacking e funil de marketing digital
  • Introdução de campanhas no YouTube e Facebook
  • Criação de campanha de distribuição de conteúdo no Facebook
  • YouTube para público interno e externo

Análise de indicadores e otimização de campanhas (Augusto Assis)

  • Análise de métricas de campanhas de conteúdo em Facebook, Instagram e Google Ads
  • Criação de audiências qualificadas para YouTube, Facebook e Instagram
  • Otimização de campanhas de distribuição de conteúdo para Facebook, Instagram e Google
  • Campanhas de tráfego

Campanhas de conversão, lookalike, gatilhos e mentalidade de Growth (Augusto Assis)

  • Configuração de conversões no Facebook e Google
  • Campanhas de lookalike
  • Gatilhos mentais para anúncios
  • Mentalidade de Growth

Formas de pagamento

Cartão de crédito: 10 parcelas
Boleto: 3 parcelas – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br
À vista via transferência bancária – desconto de 10% – enviar e-mail para secretaria@labpub.com.br

Certificado

Todos os participantes que assistirem 75% das aulas ao vivo ou gravadas receberão certificado.

Material de apoio

Todos os alunos poderão baixar o material usado pelos professores nas aulas.

Professores

Tatiany Leite

Criadora do projeto Vá ler um Livro. Já trabalhou em grandes empresas como MTV Brasil e YouTube Space SP, também tendo textos publicados na Revista TPM, Trip, Capricho, Revista da Cultura e muitos outros veículos. Em 2018 apresentou o prêmio Jabuti nos canais digitais da Câmara Brasileira do Livro, foi colunista do programa Metrópolis (TV Cultura) e no Catraca Livre

Lecionou para 10 mil pessoas na maior aula da América Latina, no ginásio Ibirapuera, foi finalista do prêmio Jovens Talentos da Indústria do Livro em 2019, sendo indicada novamente em 2020/21, além de ser cocriadora do primeiro podcast sobre bissexualidade do Brasil (Biscoito), agora exclusivo do Spotify.

Alfredo Neto

É pernambucano, estudante universitário e leitor. Criou o Sem Spoiler, portal de literatura no Twitter que reúne mais de 140 mil seguidores, e está à frente do perfil há quatro anos. Já trabalhou em dezenas de ações de marketing para editoras, autores independentes e empresas ligadas ao meio editorial, sempre com linguagem voltada para o público adolescente e jovem.

Augusto Assis

Especialista em marketing e criação de grandes audiências, mentor de growth marketing na Tera, cofundador do canal Vá Ler Um Livro, veículo vencedor do Prêmio IPL – Retratos da Leitura no Brasil, na categoria mídia especializada. Twitter Specialist na Domestika e criador da DMP, escola de marketing digital para pequenas empresas.

Camilo Coutinho

Autor do livro Vídeos que vendem mais (DVS, 2020). Estrategista digital especializado em vídeos, CEO da Double Play Media – uma agência de inteligência de vídeos – também estudou publicidade e marketing, e nunca trabalhou com outra coisa a não ser comunicação. Passou por empresas como B2W viagens, BuscaPé e agências do Grupo Newcomm. Escolhido pelo YouPix como uma das 30 pessoas mais influentes no digital Brasileiro, também é criador do primeiro evento de estratégias de vídeo da América Latina, o Upload Day que acontece desde 2016 em São Paulo.

Gaía Passarelli

Escritora, repórter e comunicadora com mais de 20 anos de internet. Responsável pelas newsletters Paulicéia e Tá Todo Mundo Tentando. Dentre diversos trabalhos e atividades, escreveu o livro, Mas você vai sozinha? Histórias de uma mulher viajando o mundo, publicado pela Editora Globo e foi VJ da MTV Brasil por três anos.

Lizandra Magon de Almeida

Jornalista, editora e tradutora, diretora editorial da Editora Jandaíra e da Colmeia Edições, editora de livros e empresa de criação e desenvolvimento de conteúdo e autopublicação, respectivamente. É também diretora de circulação da Qura Editora, que publica as revistas HSM Management e MIT Sloan Management Review.

Raul Leal

Técnico de Audiovisual com especialização em Áudio pelo Instituto Criar De Tv Cinema e Novas Mídias (2016 – 2017)

Operador de áudio de continuidade para o Bradesco (2018 – atualmente)

Formado pelo Instituto Criar, opera o estúdio de áudio do InovaBra Habitat onde realiza captação de Podcasts, Voice Overs e Chatbots. Além de se dedicar para produção musical.

Renan Sukevicius

Jornalista formado pela Universidade Metodista de São Paulo e trabalha com produção de áudio há 10 anos. Foi produtor, repórter e apresentador nas rádios BandNews FM e CBN. Integrou o time de podcasts do jornal Folha de São Paulo, com participações no Café da Manhã, um dos maiores podcasts jornalísticos do Brasil, como editor, roteirista e repórter. No mesmo jornal, idealizou e apresentou os programas 40 Semanas, sobre gestação, e Todas as Letras, sobre diversidade. Sukevicius foi vencedor dos prêmios Vladimir Herzog, APCA, Petrobras, Ibraf e Folha com produções em áudio no rádio e no streaming. Atualmente é coordenador de projetos da Rádio Novelo, produtora de podcasts como o Foro de Teresina, Retrato Narrado e Praia dos Ossos.

Tiago Barbosa

Natural de São Paulo, formado em Produção Audiovisual começou sua carreira como editor de vídeos, parte de operação de câmeras, realizando coberturas de eventos ao vivo, highlights, fotografias de rua e retratos. Com mais de 7 anos de experiência no audiovisual é fotografo e operador técnico de vídeo nos estúdios do Bradesco.

Tiago Valente 

Mestrando em Letras pela UNIFESP, escritor, ator e criador de conteúdo literário no TikTok, onde reúne mais de 300 mil seguidores! Em sua série #ResumosDeLivros, ele conta as histórias de seus livros favoritos em até 30 segundos! É viciado em torta de ricota e Taylor Swift. Tem muitos sonhos e oito gatos!

Valkíria Vlad

Romancista e publicitária formada pela Universidade Federal do Ceará. É coautora do livro CROWD – o guia do financiamento coletivo para autores e editores de livros (2020), e contos publicados em antologias de baixa fantasia e new adult. Com 25 anos, nascida na capital do Ceará e atual residente em São Caetano do Sul (SP), trabalha como gerente de comunicação na Editora Wish e analista de publicações no Catarse, a maior plataforma de financiamento coletivo para projetos criativos no Brasil. Com mais de vinte projetos bem sucedidos no crowdfunding, dá aulas sobre o tema para diversas instituições de ensino focadas no desenvolvimento de profissionais para o mercado editorial.

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