Seja um fantasma você também!

By 12 de fevereiro de 2020 Blog

Seja um fantasma você também!

Em abril começa a 5ª turma do curso GHOSTWRITING E BIOGRAFIA, com a escritora Nanete Neves, que aprendeu a dividir seu tempo para escrever suas histórias e as histórias dos outros.

Escrever suas próprias histórias é uma coisa. Outra é escrever sobre a vida de outros, ainda mais quando a escrita é em nome de alguém: e o nome disso é ghostwriting – escrita fantasma. A responsabilidade é grande, não há muito lugar para o ego, mas as recompensas são várias. Primeiro que há um mercado de trabalho, difícil mas possível, para quem deseja viver da escrita. Segundo, o prazer que traz a quem faz chegar aos leitores vidas tão interessantes, que precisam de um escritor profissional para virar bons livros. Terceiro, claro, é compartilhar a felicidade do autor, aquele  que, no fim, tem o nome na capa da publicação.

“A arte não está na história, está no texto”, define a escritora Nanete Neves, professora do curso GHOSTWRITING E BIOGRAFIA: COMO TRANSFORMAR A HISTÓRIA DE OUTRO EM LIVRO, com início em 16 de abril aqui na LabPub.

Nanete trilhou sua carreira como repórter, adorando as entrevistas, mas amando ainda mais sentar pra escrever. E num certo momento de sua trajetória, capacitou-se, como costuma dizer, e se tornou uma escritora profissional, uma ghostwritter, principalmente. Passou então a equilibrar sua produção entre histórias próprias e dos outros. É uma das profissionais mais indicadas por editoras, a autores que precisam de um “ótimo fantasma”.

Por questões contratuais, ela não pode revelar tudo o que já escreveu como ghost. Só algumas… como o livro do consagrado médico Adib Jatene (Cartas a um jovem médico: Uma escolha pela vida, Editora Elsevier, 2007).

EAD ao vivo, ou seja, contando com a interação dos alunos, resolvendo suas dúvidas, absorvendo as contribuições, o curso traz importantes dicas práticas e reflexões sobre a postura do escritor nesses casos, tratando muito de biografia, mas com ênfase no trabalho de ghostwriting.

“O ghost é uma atuação profissional, mas é também um exercício de empatia”, celebra a professora. “Gosto de gente, gosto de histórias. Adorava ser repórter, mas gosto mais de sentar pra escrever, trabalhar a palavra, envernizar, polir, sabe?”.  E o que os inscritos vão descobrir: Nanete também ama ensinar.

Posts recentes

8 de abril de 2020 in Blog

Cara&Coragem: Cassia Carrenho e Cia.

Cara&Coragem: Cassia Carrenho e Cia. Ariana do dia 13 de abril, uma das comandantes da LabPub tem por hábito transformar dificuldades em mola propulsora e criatividade. O resultado está no…
Read More
8 de abril de 2020 in Blog

A história desse livro: No corredor dos cobogós, de Paula Fábrio

A história desse livro: No corredor dos cobogós, de Paula Fábrio Lançado há um ano pela editora SM, esse livro é a estreia da premiada escritora entre o público infantojuvenil…
Read More
8 de abril de 2020 in Blog

Entrevista: Roger Mello e as editoras

Entrevista: Roger Mello e as editoras O mais premiado autor & ilustrador brasileiro no exterior conta nessa conversa como cada pessoa do processo editorial é tão artista quanto o autor…
Read More

Nossos cursos

22 de março de 2020 in Cursos

Academia de autores

O curso Academia de Autores tem o objetivo de capacitar autores a formar uma trajetória sólida na produção de conteúdo editorial, conhecendo toda a cadeia do livro e as possibilidades de desenvolvimento…
Read More
22 de março de 2020 in Cursos

Fundamentos de Roteiro e Narrativa: Como criar histórias para filmes

Com o objetivo de apresentar esse mundo da direção de cinema e da elaboração de roteiros e da narração de boas histórias, criamos o curso Fundamentos de roteiro e narrativa: como…
Read More
22 de março de 2020 in Cursos

Formação de Publisher – Avançado e completo | Turma 7

O curso traz todas as etapas da edição de um livro e de como gerenciar uma editora, com profundidade suficiente para tornar-se um Publisher. Gestão editorial, digital, marketing, vendas e…
Read More