Seja um fantasma você também!

By 12 de fevereiro de 2020 Blog

Seja um fantasma você também!

Em abril começa a 5ª turma do curso GHOSTWRITING E BIOGRAFIA, com a escritora Nanete Neves, que aprendeu a dividir seu tempo para escrever suas histórias e as histórias dos outros.

Escrever suas próprias histórias é uma coisa. Outra é escrever sobre a vida de outros, ainda mais quando a escrita é em nome de alguém: e o nome disso é ghostwriting – escrita fantasma. A responsabilidade é grande, não há muito lugar para o ego, mas as recompensas são várias. Primeiro que há um mercado de trabalho, difícil mas possível, para quem deseja viver da escrita. Segundo, o prazer que traz a quem faz chegar aos leitores vidas tão interessantes, que precisam de um escritor profissional para virar bons livros. Terceiro, claro, é compartilhar a felicidade do autor, aquele  que, no fim, tem o nome na capa da publicação.

“A arte não está na história, está no texto”, define a escritora Nanete Neves, professora do curso GHOSTWRITING E BIOGRAFIA: COMO TRANSFORMAR A HISTÓRIA DE OUTRO EM LIVRO, com início em 16 de abril aqui na LabPub.

Nanete trilhou sua carreira como repórter, adorando as entrevistas, mas amando ainda mais sentar pra escrever. E num certo momento de sua trajetória, capacitou-se, como costuma dizer, e se tornou uma escritora profissional, uma ghostwritter, principalmente. Passou então a equilibrar sua produção entre histórias próprias e dos outros. É uma das profissionais mais indicadas por editoras, a autores que precisam de um “ótimo fantasma”.

Por questões contratuais, ela não pode revelar tudo o que já escreveu como ghost. Só algumas… como o livro do consagrado médico Adib Jatene (Cartas a um jovem médico: Uma escolha pela vida, Editora Elsevier, 2007).

EAD ao vivo, ou seja, contando com a interação dos alunos, resolvendo suas dúvidas, absorvendo as contribuições, o curso traz importantes dicas práticas e reflexões sobre a postura do escritor nesses casos, tratando muito de biografia, mas com ênfase no trabalho de ghostwriting.

“O ghost é uma atuação profissional, mas é também um exercício de empatia”, celebra a professora. “Gosto de gente, gosto de histórias. Adorava ser repórter, mas gosto mais de sentar pra escrever, trabalhar a palavra, envernizar, polir, sabe?”.  E o que os inscritos vão descobrir: Nanete também ama ensinar.

Posts recentes

18 de fevereiro de 2020 in Blog

Livro: uma questão de oferta

Livro: uma questão de oferta Professor na LabPub, Diego Drumond acredita que a maioria das cidades do Brasil poderia sim ter livrarias, o que ainda não é a nossa realidade.…
Read More
18 de fevereiro de 2020 in Blog

Batendo o ponto e as expectativas

Batendo o ponto e as expectativas Professora no curso GHOSTWRITING & BIOGRAFIA, a escritora Nanete Neves conta a história do livro Batendo ponto, que surpreendeu até os próprios autores, depois…
Read More
18 de fevereiro de 2020 in Blog

Os nove anos da Patuá

Os nove anos da Patuá O aniversário da editora reuniu autores e leitores no bar Patuscada, em São Paulo, que é um dos muitos braços do publisher e poeta Eduardo…
Read More

Nossos cursos

9 de fevereiro de 2020 in Cursos

Fundamentos de Roteiro e Narrativa: Como criar histórias para filmes

Com o objetivo de apresentar esse mundo da direção de cinema e da elaboração de roteiros e da narração de boas histórias, criamos o curso Fundamentos de roteiro e narrativa: como…
Read More
4 de fevereiro de 2020 in Cursos

Ghostwriting & Biografia: Como transformar a história de outro em livro

Personalidades eternizam suas experiências em livro. Com o curso Ghostwriting & Biografia aprenderá a tirar o melhor conteúdo do autor.  Este curso é especialmente voltado para pessoas interessadas em se capacitar como…
Read More
19 de janeiro de 2020 in Cursos

Formação de Editor de Textos: Revisão, preparação e edição de livros originais e traduzidos | Turma 5

O curso tem como objetivo tornar o participante apto a realizar trabalhos de edição de textos, em suas etapas mais importantes: revisão, preparação e edição. O curso oferece aos participantes um…
Read More