Seja um fantasma você também!

By 12 de fevereiro de 2020 Blog

Seja um fantasma você também!

Em abril começa a 5ª turma do curso GHOSTWRITING E BIOGRAFIA, com a escritora Nanete Neves, que aprendeu a dividir seu tempo para escrever suas histórias e as histórias dos outros.

Escrever suas próprias histórias é uma coisa. Outra é escrever sobre a vida de outros, ainda mais quando a escrita é em nome de alguém: e o nome disso é ghostwriting – escrita fantasma. A responsabilidade é grande, não há muito lugar para o ego, mas as recompensas são várias. Primeiro que há um mercado de trabalho, difícil mas possível, para quem deseja viver da escrita. Segundo, o prazer que traz a quem faz chegar aos leitores vidas tão interessantes, que precisam de um escritor profissional para virar bons livros. Terceiro, claro, é compartilhar a felicidade do autor, aquele  que, no fim, tem o nome na capa da publicação.

“A arte não está na história, está no texto”, define a escritora Nanete Neves, professora do curso GHOSTWRITING E BIOGRAFIA: COMO TRANSFORMAR A HISTÓRIA DE OUTRO EM LIVRO, com início em 16 de abril aqui na LabPub.

Nanete trilhou sua carreira como repórter, adorando as entrevistas, mas amando ainda mais sentar pra escrever. E num certo momento de sua trajetória, capacitou-se, como costuma dizer, e se tornou uma escritora profissional, uma ghostwritter, principalmente. Passou então a equilibrar sua produção entre histórias próprias e dos outros. É uma das profissionais mais indicadas por editoras, a autores que precisam de um “ótimo fantasma”.

Por questões contratuais, ela não pode revelar tudo o que já escreveu como ghost. Só algumas… como o livro do consagrado médico Adib Jatene (Cartas a um jovem médico: Uma escolha pela vida, Editora Elsevier, 2007).

EAD ao vivo, ou seja, contando com a interação dos alunos, resolvendo suas dúvidas, absorvendo as contribuições, o curso traz importantes dicas práticas e reflexões sobre a postura do escritor nesses casos, tratando muito de biografia, mas com ênfase no trabalho de ghostwriting.

“O ghost é uma atuação profissional, mas é também um exercício de empatia”, celebra a professora. “Gosto de gente, gosto de histórias. Adorava ser repórter, mas gosto mais de sentar pra escrever, trabalhar a palavra, envernizar, polir, sabe?”.  E o que os inscritos vão descobrir: Nanete também ama ensinar.

Posts recentes

8 de julho de 2020 in Blog

Cabral, Coralina, Drummond e você

Cabral, Coralina, Drummond e você Entre agosto e setembro, a LabPub oferece a OFICINA DE POESIA, para quem deseja destravar a escrita, ampliar os caminhos na produção de poemas e…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros

MBA E PÓS para aprimoramento e encontros Tome essa palavra por seus múltiplos sentidos nesse caso: são encontros com professores e professoras, com alunas e alunos de todo o país,…
Read More
8 de julho de 2020 in Blog

Ubu firma parceria com a LabPub

Ubu firma parceria com a LabPub A editora de clássicos da literatura e do pensamento contemporâneo oferece descontos para alunos dos cursos LabPub. Comunicação para a Ubu significa aproximação. Nessa…
Read More

Nossos cursos

6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More
15 de junho de 2020 in Cursos

Curso Formação de Tradutor de Livros | Turma 5

O curso foi criado com o propósito de auxiliar os profissionais editoriais a se tornarem hábeis na tarefa de traduzir livros de ficção e não ficção – principalmente os mais…
Read More