Seis meses que foram três anos na LabPub

By 17 de junho de 2020 Blog

Seis meses que foram três anos na LabPub

Cursos, eventos e lançamentos online, do meio editorial e de psicologia, lotaram a agenda nos últimos meses e firmam nosso compromisso não só com o futuro, mas com o agora.

Antes mesmo de virar o semestre, olhamos o que já foi feito esse ano e é surpreendente. Em 06 de janeiro, uma segundona, começava o curso Produção Editorial, que marcava também o início do MBA Book Publishing e da Pós em Produção Editorial. No sábado seguinte, começava o curso REAL JOB CAPA DE LIVRO, com o professor Delfin. Se o ano de 2020 prometia ser agitado na LabPub a partir daquele momento, era pelo curso mesmo, que em pouco tempo chegaria à produção de capas de livro dos participantes para análise da editora Edipro. Correria, adrenalina na ponta dos dedos. Foi a primeira aula do ano na escola que já é a principal referência em cursos EaD para o mercado editorial no Brasil.

Em 20 de janeiro veio DIREITOS AUTORAIS, com Síntia Mattar; VENDAS PARA O MERCADO DE LIVROS dia 18 de fevereiro, com quatro professores: Luciana Borges, Diego Drummond, Cynthia Müller e Mariana Rolier.

Três cursos tiveram início em março: DESIGN EDITORIAL (Delfin), REAL JOB – REVISOR DE TEXTO (Andre Albert) e FORMAÇÃO DE EDITOR DIGITAL (Antonio Hermida, Ricardo Camps e Cleyton Heringer).

Daí a pandemia chegou, oficialmente, bem no meio de março. São Patrício ficou com a caneca vazia na mão: a nova ordem é não sair de casa, a não ser que seja indispensável. Não usávamos ainda as máscaras, como agora. A incerteza e o medo só estavam no começo. Mas então o trabalho que vinha sendo semeado fez ainda mais sentido: a escola passou a ser um ambiente digital. Milhares de professores pelo país buscando meios de dar aulas pela internet. Em vez de desacelerar, a LabPub virou um farol: é por aqui!

FEIRA DO LIVRO E OUTROS EVENTOS

Em abril mesmo a editora Oficina Raquel promoveu uma série de mesas, com as participantes falando de empreendedorismo feminino direto de suas casas, com mediação na LabPub, no CAFÉ DAS MULHERES. Também em abril teve sequência o projeto #conectaplaneta, iniciado em março ainda, pelo qual a Editora Planeta criou encontros de autores via LabPub para vender livros e movimentar também os negócios de livrarias de rua — um dos setores mais afetados pela crise atual.

O fim desse mês foi de tirar o fôlego, com a realização da LABFEST DO LIVRO. O evento criado pela LabPub teve dois dias inteiros de mesas sobre questões do mercado editorial e da literatura, numa organização relâmpago de Cassia Carrenho, suprindo em parte o cancelamento ou adiamento de várias feiras e festivais de livros pelo país. O melhor de tudo foi demonstrar o potencial do EaD como modelo para outras atividades além da educação.

E ainda com tudo isso, os cursos rolando! Abril (que no poema de T.S Eliot é o mais cruel dos meses) trouxe generosamente Nanete Neves com GHOSTWRITING E BIOGRAFIA, além de Marcos Marcionilo e Pedro Almeida com FORMAÇÃO DE EDITOR DE TEXTOS. E ainda mais quatro cursos no formato Ead gravado: DESIGN EDITORIAL, FUNDAMENTOS DE ROTEIRO E NARRATIVA, PUBLISHER 7 E ACADEMIA DE AUTORES 5.

Maio chegou com EBOOK — FAÇA VOCÊ MESMO, com Guilherme Kroll, e PROJETO EDITORIAL, com Daniela Senador. Segundas e quintas na LabPub se aqueceram com o ESQUENTA PRIMAVERA, que vai até julho, promovido pela Liga Brasileira das Editoras (LIBRE).

Junho começou com o CAFÉ DO EDUCADOR, porque a Oficina Raquel entende a importância de estender a produção de conteúdo para além das páginas rodando nas gráficas. E a cerimônia do prestigiado PRÊMIO PUBLISHNEWS 2019/2020 foi realizada totalmente online, consagrando o trabalho de vendas de Corina Campos pela Editora Rocco no ano passado. Começaram este mês os cursos REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS, com Marcos Marcionilo, e FORMAÇÃO DE EDITOR DE AQUISIÇÃO, com Mariana Rolier, Pedro Almeida e André Castro.

PSICOLOGIA NA TELA

O mundo da Psicologia descobre cada vez mais o potencial do EaD. Entre 27 e 30 de abril foi realizado o evento “Pílulas da Tarde: Enfrentando os desafios, aprendendo com o novo”, que apresentou palestras online com importantes psicólogas sobre as questões mais urgentes do momento. E em julho a LabPub vai transmitir por dois dias o 1º Congresso Brasileiro Online de ACP ­— Abordagem Centrada na Pessoa, que vai reunir alguns dos principais especialistas do Brasil.

Como dissemos no início desse texto, o semestre ainda nem virou. Se você conhece organizadores de eventos, proprietários de escolas, entre outros profissionais que precisam manter contato com outras pessoas, encaminhe este post: mostre que muito se pode fazer com a internet como instrumento e a LabPub como caminho.

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More