Saudade de viajar, né?

By 8 de julho de 2020 Blog

Saudade de viajar, né?

Os editores Marcos Marcionilo e Cassius Medauar — professores da LabPub e membros do conselho do prêmio Jabuti — relembram conosco viagens marcantes de trabalho.

Não que alguém possa dizer: “nossa, como viaja! mal para em casa”. Mas no mundo do livro muitas vezes surgem viagens a trabalho, principalmente para festivais de literatura, como a Flip, pequenas, grandes ou enormes feiras do livro, como a de Frankfurt. Mas como é característica desse nosso meio a proximidade maior entre os profissionais, mais do que a competitividade, tais momentos se tornam facilmente muito bons de se lembrar. A nosso convite, dois editores toparam dividir conosco algumas lembranças.

Cassius Medauar: “Aquele abraço, Gaiman!”

Eis uma viagem inesquecível para um dos professores do curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE HQ na LabPub, Cassius Medauar: “É uma imbatível, a melhor de todas… Em 2001 eu estava na Conrad Editora. Era maio. Num sábado pela manhã, cedinho, peguei a ponte aérea de São Paulo para o Rio de Janeiro. Sexta-feira tinha sido meu aniversário. Fui encontrar o Neil Gaiman, acompanhá-lo Bienal do Rio. Essas duas fotos registram o dia: uma na bienal, outra no Cristo Redentor. Engraçado que foi para perto, né? Mas foi a mais legal, porque foi para acompanhar um autor como ele, muito bacana. E foi como se fosse um presente de aniversário para mim”.

Marcos Marcionilo: “Saudade de viajar, né, minha filha?”

O fundador e editor da Parábola Editorial, professor, entre outros, do curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE TEXTOS, Marcos Marcionilo, pegou no álbum e na memória uma viagem que marca, digamos, os bons encontros caseiros além-mar, conforme ele conta:

“Sim, Doutor Drauzio! Uma saudade imensa de ir a Frankfurt encontrar e conversar com editoras(es) dos mais variados lugares e situações no mundo, andar centenas de quilômetros de quarta-feira a domingo por todos aqueles halls gigantescos, planejar um Brasil de leitores e, à noite, ter duas, três festas, com Mariana Rolier e Pedro Almeida, essas inspirações vivas, só pra mim. Doutor Drauzio, com o Brasil no rol dos cancelados e com esse câmbio dos infernos, quando poderemos voltar a circular e a editar em compasso com o mundo?”

Foto: Pedro Almeida

Posts recentes

12 de março de 2024 in Blog

Novo boom da literatura latino-americana?

Dos 13 livros indicados para o International Booker Prize desse ano, quatro são de nosso continente. Um deles, o "Torto arado", de Itamar Vieira Júnior. É o que essa premiação…
Read More
27 de fevereiro de 2024 in Blog

PODCAST: Da tradução de uma HQ muito estranha

O Notas dos Tradutores traz conversa sobre as particularidades da tradução da HQ Monica, de Daniel Clowes, feita por Érico Assis Daniel Clowes é um dos autores de quadrinhos mais…
Read More
21 de fevereiro de 2024 in Blog

ESTANTE: “Amanhã pode esperar”, de Ana Luiza Colman

A autora é roteirista profissional e vem dirigindo sua energia de criação também para a literatura O ebook "Amanhã pode esperar" foi lançado agora em fevereiro de 2024, marcando a…
Read More

Nossos cursos

1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português

O curso prático de tradução de poemas contemporâneos inglês-português pretende apresentar e debater com os alunos possibilidades e diferentes estratégias na tradução de poemas em língua inglesa. Há um antigo…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Curso Produção Editorial: Do autor ao leitor

O curso Produção Editorial: do autor ao leitor tem como objetivo formar o produtor editorial, apresentando todas as informações necessárias para entender o processo de confecção do livro e gerir projetos editoriais…
Read More
1 de fevereiro de 2021 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras – cronogramas, orçamentos, controles de qualidade e gestão de pessoas

Em um contexto de mudanças rápidas e intensas, novas habilidades profissionais são cada vez mais exigidas; e isso não é diferente no mercado editorial. O que fazemos com tudo aquilo…
Read More