Saudade de viajar, né?

By 8 de julho de 2020 Blog

Saudade de viajar, né?

Os editores Marcos Marcionilo e Cassius Medauar — professores da LabPub e membros do conselho do prêmio Jabuti — relembram conosco viagens marcantes de trabalho.

Não que alguém possa dizer: “nossa, como viaja! mal para em casa”. Mas no mundo do livro muitas vezes surgem viagens a trabalho, principalmente para festivais de literatura, como a Flip, pequenas, grandes ou enormes feiras do livro, como a de Frankfurt. Mas como é característica desse nosso meio a proximidade maior entre os profissionais, mais do que a competitividade, tais momentos se tornam facilmente muito bons de se lembrar. A nosso convite, dois editores toparam dividir conosco algumas lembranças.

Cassius Medauar: “Aquele abraço, Gaiman!”

Eis uma viagem inesquecível para um dos professores do curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE HQ na LabPub, Cassius Medauar: “É uma imbatível, a melhor de todas… Em 2001 eu estava na Conrad Editora. Era maio. Num sábado pela manhã, cedinho, peguei a ponte aérea de São Paulo para o Rio de Janeiro. Sexta-feira tinha sido meu aniversário. Fui encontrar o Neil Gaiman, acompanhá-lo Bienal do Rio. Essas duas fotos registram o dia: uma na bienal, outra no Cristo Redentor. Engraçado que foi para perto, né? Mas foi a mais legal, porque foi para acompanhar um autor como ele, muito bacana. E foi como se fosse um presente de aniversário para mim”.

Marcos Marcionilo: “Saudade de viajar, né, minha filha?”

O fundador e editor da Parábola Editorial, professor, entre outros, do curso FORMAÇÃO DE EDITOR DE TEXTOS, Marcos Marcionilo, pegou no álbum e na memória uma viagem que marca, digamos, os bons encontros caseiros além-mar, conforme ele conta:

“Sim, Doutor Drauzio! Uma saudade imensa de ir a Frankfurt encontrar e conversar com editoras(es) dos mais variados lugares e situações no mundo, andar centenas de quilômetros de quarta-feira a domingo por todos aqueles halls gigantescos, planejar um Brasil de leitores e, à noite, ter duas, três festas, com Mariana Rolier e Pedro Almeida, essas inspirações vivas, só pra mim. Doutor Drauzio, com o Brasil no rol dos cancelados e com esse câmbio dos infernos, quando poderemos voltar a circular e a editar em compasso com o mundo?”

Foto: Pedro Almeida

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More