Revisão de textos além do mercado editorial

By 27 de maio de 2020 Blog

Revisão de textos além do mercado editorial

O editor e professor Marcos Marcionilo nos apresenta outros alcances do curso

REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS, que começa agora em junho: a jornalistas e professores, por exemplo.

A coisa está feia por aí? Sim, está. Mas enquanto há possibilidades é próprio da vida planejar e buscar. O editor e professor de REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS: A PRÁTICA FUNDAMENTADA, Marcos Marcionilo, a nosso convite fez uma reflexão sobe como o curso se insere nas questões mais urgentes do momento e enxerga como pode iluminar o caminho de diversos profissionais do texto, na produção editorial, claro, mas também de outras áreas e atuações.

“Atualmente, e sem previsão de abertura de horizontes, todos estamos enfrentando grandes dificuldades para nos manter no mercado editorial. Imagine quando se pensa em entrar. Esse é um momento de grande risco, de risco agravado, numa contínua crise que se arrasta desde 2013/2014 sem nos dar folga. Por outro lado, nós somos, sempre fomos, o mercado dos resistentes. Há quebradeira geral, há desaparição de atores outrora fundamentais em nossa cena editorial, mas não desistimos de inventar novas saídas, nos reeditamos e seguimos mediando cultura. É nesse cenário que a LabPub oferece meu próximo curso REVISÃO E PREPARAÇÃO DE TEXTOS: A PRÁTICA FUNDAMENTADA Investimos tanto nesse mercado que ousamos oferecer formação EaD a editores de texto, preparadoras, revisores… E mais: ampliamos o público de nosso curso para jornalistas, professores, redatoras, por conta do caráter híbrido de nosso mercado. Os melhores profissionais que conheço são os de formação que chamo de [in]específica. Claro que temos formações acadêmicas específicas, mas todos sabemos que só aprende e se aperfeiçoa quem desenvolve uma prática fundamentada nos melhores princípios de tratamento textual, algo que advém unicamente da experiência. Pensando em jornalistas, por exemplo: diante da extinção da revisão do processo de publicação de notícias, o jornalista pode desenvolver maior proficiência textual se se detiver um pouco sobre a revisão para poder aplica-la a seus próprios textos. Professoras poderão treinar as capacidades de reescrita dos textos seus e de seus alunos. Redatores poderão avançar para um regime mais autônomo de produção textual conhecendo como editar seus próprios textos, sem dá-los por prontos antes de revisados e, se necessário, reescritos na medida necessária. Então, o que estamos oferecendo não são diretamente garantias de novos postos de trabalho, mas autonomia e proficiência a quem vive do trabalho com textos, a quem não abandona, mesmo num mundo em crise, num país decepcionante, o árduo lutar com palavras. Oportunidades de trabalho que daí surgirão, concretas, serão desenvolvimentos resultantes desse momento de formação, porque há muita gente mexendo com textos sem a segurança necessária. Os bons profissionais sempre abrirão seu espaço. É aqui que entra a LabPub com seus cursos de formação para um mercado que a gente constrói todo dia.

O curso tem 24 horas-aula, a partir do próximo dia 10 de junho, tipo EAD ao vivo, com os objetivos de apresentar as diversas fases de trabalho com o texto, desde a preparação de originais até a revisão de provas, compreender o papel do revisor e do preparador de textos dentro do processo editorial, debater a língua sob um ponto de vista contemporâneo, sem perder de vista os usos e a análise discursiva, entender que a gramática é um ponto de partida e aprofundar a discussão dos fatores e reflexões que fazem um bom profissional de texto, apresentar as convenções editoriais para a revisão em tela e para a revisão em papel e diferenciar a revisão editorial de outros tipos de revisão (tais como revisão de trabalhos acadêmicos, correções de redação.

Inscreva-se!

Posts recentes

23 de setembro de 2020 in Blog

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA?

QUE GRAMÁTICA É ESSA? OU ESTA? Quem tem algumas respostas é o professor de GRAMÁTICA PARA EDITORES E REVISORES na LabPub, Marcos Marcionilo. Algumas questões da língua portuguesa parecem ter…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU?

MONTAR SEU PRÓPRIO SELO DIGITAL, JÁ PENSOU? O editor e professor Guilherme Kroll apresenta as possibilidades para isso que traz o curso EBOOK – FAÇA VOCÊ MESMO, que começa em…
Read More
23 de setembro de 2020 in Blog

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA

SÓ GANHOS PARA SUA EDITORA A gestão de projetos torna as empresas e equipes mais ágeis e mais adequadas. Saiba mais e aproveite o desconto nas matrículas até 30 de…
Read More

Nossos cursos

17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Real Job Capa de Livro

Um dos maiores desafios de quem inicia uma nova carreira de capista ou designer editorial é realizar seu primeiro trabalho. As editoras, pelo excesso de atividades e número reduzido de…
Read More
17 de setembro de 2020 in Cursos, Todos

Gestão de Projetos em Editoras

Os acontecimentos de 2020 intensificam o conhecido cenário do mercado editorial: recursos são cada vez mais escassos – e as mudanças, mais rápidas. Gerenciar a produção de um livro sempre…
Read More
25 de agosto de 2020 in Cursos, Todos

Gramática para Editores e Revisores

Ser um profissional do texto exige amplo domínio da gramática do português. É fundamental editores, revisores e preparadores dominarem as principais regras gramaticais vigentes. Editores e editoras são, diante de…
Read More