Qual o texto que um editor quer receber?

By 25 de março de 2020 Blog

Qual o texto que um editor quer receber?

Você sabe como seu livro será lido nas editoras? Os publishers e professores da LabPub Pedro Almeida e Marcos Marcionilo abrem o jogo e revelam segredos preciosos dessa relação autor-editor.

Na semana passada foi ao ar o webinário gratuito “Da ideia ao leitor: como fazer uma história funcionar para os leitores”, com Pedro Almeida, publisher e sócio da Faro Editorial, e Marcos Marcionilo, publisher e sócio da Parábola Editorial, com mediação de Cassia Carrenho.

O foco da conversa deles foi mostrar como bons livros emergem de um trabalho conjunto mesmo entre autores e editores.

Mas há um ponto de encontro, que é o começo de tudo, não é? Quando? Um dos momentos decisivos é a apresentação dos originais. Tanto Pedro, mais dedicado a livros comerciais e literatura, quanto Marcos, aos livros acadêmicos, afirmaram que todo texto hoje em dia precisa de inícios arrebatadores. O leitor hoje em dia não se sente obrigado a ler nenhum livro até o fim, se não estiver gostando. Eles dão exemplos de explicam o que querem dizer quando falam em um bom capítulo inicial.

A aula é indicada para autores, claro, mas também a editores, para que adquiram mais ferramentas de análise em seu dia a dia, de acordo com as demandas atuais no meio editorial.

Descubra o significado do “contar, narrar, convencer”, três qualidades exigidas dos textos. E também o porquê de se evitar muitos adjetivos no seus escritos: “Adjetivo é uma máscara que precisamos tirar dos textos”, cravou Marcionilo.

Acesse aqui para assistir:

https://www.eventials.com/labpub/da-ideia-ao-leitor-como-fazer-uma-historia-funcionar-para-os-leitores/?fbclid=IwAR0Awr97A5crIqM9s44wjhd4Y3eU1opIWCMCUBRWCUafz6NDlNXWe3okaqo

Pedro Almeida e Marcos Marcionilo são professores do curso de FORMAÇÃO DE EDITOR(A) DE TEXTO, que começara dia 6 de abril de 2020.

Posts recentes

14 de julho de 2020 in Blog

Uma vivência chamada DESIGN THINKING

Uma vivência chamada DESIGN THINKING Daniela Senador, professora do curso que tem início em agosto na LabPub, conta como descobriu a metodologia que vem transformando também o mercado de livros…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O mercado editorial para historiadores – Parte II

O mercado editorial para historiadores – Parte II Não exclusivo para formados em Letras, Editoração ou Jornalismo, o Mercado Editorial é muito comumente habitado por historiadores. Luara França e Daniel…
Read More
14 de julho de 2020 in Blog

O Lobo e o Molusco na literatura

O Lobo e o Molusco na literatura Pareceria do roteirista e editor com o autor do canal de YouTube Mundo Molusco alcançou grande sucesso no Catarse e já investe em…
Read More

Nossos cursos

13 de julho de 2020 in Cursos

Oficina de Quadrinhos – como construir uma HQ: Tema, estrutura, personagens, narrativa, produção e venda

Existindo como embriões da arte desde antes da escrita, as histórias em quadrinhos são uma forma de expressão artística que se utiliza de imagens em sequência para contar uma história.…
Read More
6 de julho de 2020 in Cursos

Produção Gráfica para Livros – T2

Mesmo com as novas possibilidades de formatos digitais para diversificar a publicação de conteúdo editorial, a publicação de livros impressos continua tão forte como nunca. Quer seja para entretenimento, estudos…
Read More
23 de junho de 2020 in Cursos

OFICINA DE POESIA: conceitos fundamentais e caminhos para sua escrita

A cada década que passa surge, aqui e ali, alguém para dizer que não há mais poesia possível nesse mundo, que poeta é coisa de antigamente, que poesia não vende……
Read More